Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de performance capazes de promover a melhoria do desempenho empresarial. Ser capaz de analisar modelos de gestão de risco e sua importância para a sustentabilidade dos negócios e para os vários stakeholders.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Apresentar sistemas de avaliação de performance que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais. OA2. Analisar os principais quadros conceptuais de gestão de risco e efeitos da informação não financeira na sustentabilidade empresarial e no conhecimento do negócio
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Informação para a gestão: a importância da tecnologia 2. Performance global: balanced scorecard e tableau de bord 3. Sustentabilidade 3.1. Governo das sociedades, gestão de riscos, ética e accountability 3.2. Relato de sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - Pontos 1, 2 do programa OA2 - Ponto 3 do programa
Avaliação / Assessment
1) Avaliação Periódica: a) trabalho grupo (35%) + teste escrito individual, realizado na data do exame da época normal (65%). Aprovação: i) classificação final mínima de 10 valores; ii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas; ou 2) Avaliação Final: a) Avaliação por Exame (época normal/recurso), prova escrita individual (100%). b) Aprovação: mínima de 10 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA): MEA1.Expositivas com apresentação dos quadros conceptuais MEA2. Participativas e de debate com análise de exemplos MEA3. Ativas com a realização de trabalhos de grupo e apresentação MEA4. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
MEA1. Transversal a todos os OA MEA2. Transversal a todos os OA MEA3. Transversal a todos os OA MEA4. Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Merchant, K. A., e Van der Stede, W. A. (2017). Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. Prentice Hall. Simons, R. (2013). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. Pearson Edition. De Villiers, Charl; Maroun, Warren (2017). Sustainability Accounting and Integrated Reporting: finance, governance, sustainability, 1st Edition, Routledge. Aras, Guler; Crowther, David (2016). Global Perspectives on Corporate Governance and CSR, 1st Edition, Kindle Edtion, Routledge. Eabrasu, Marian, (2019). Moral Disagreements in Business: An Exploratory Introduction (CSR, Sustainability, Ethics & Governance), 1st, Kindle Edition, Springer. AICPA, (2017). Guide: Reporting on an Entity's Cybersecurity Risk Management Program and Controls, Wiley Hodson, Christopher, J. (2019). Cyber Risk Management: Prioritize Threats, Identify Vulnerabilities and Apply Controls, 1st Edition, Kogan Page.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Daum, J. H. (2005). French tableau de bord: better than the Balanced Scorecard?. Der Controlling Berater, issue 7/December 2005, pp. 2/459-502. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). Mastering the management system. Harvard Business Review, Jan, 2-17. GRI Standards, by GRI
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16