Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimento dos normativos contabilísticos.
Objetivos Gerais / Objectives
Sensibilizar os alunos para a importância dos serviços de auditoria, garantia dos controles internos e externos e seu impacto na fiabilidade e transparência das informações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Discutir a importância dos serviços de auditoria na criação de valor. OA2 - Interpretar a estrutura do código de ética, ceticismo e julgamento profissional; OA3 - Aplicar raciocínio lógico no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria; OA4 - Interpretar o processo de avaliação de riscos do auditor, bem como a forma de lhes responder e mitigar; OA5 - Selecionar os aspetos particulares da auditoria aos diversos processos de negócio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Enquadramento da auditoria das demonstrações financeiras e dos serviços relacionados; 2. Ética profissional, independência e controle de qualidade; 3. Controlo interno e avaliação dos riscos; 4. A fraude em auditoria; 5. Auditoria aos processos de negócios; 6. Garantia, serviços relacionados e auditoria interna.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os conteúdos programáticos teóricos encontram-se associados aos objetivos gerais e específicos da unidade curricular. Assim, a demonstração da coerência do currículo decorre da ligação com a OA, da seguinte forma: OA1, OA2 e OA3 - pontos 1 e 2 do programa (Enquadramento da auditoria e ética profissional); OA4 - pontos 3 e 4 do programa (O controlo interno e avalição de risco, e a fraude em auditoria); OA5 - pontos 5 e 6 do programa (Auditoria aos processos de negócio e garantia de fiabilidade, serviços relacionados e auditoria interna).
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação inclui as seguintes modalidades: 1) Avaliação ao longo do semestre. 2) Avaliação por exame. A modalidade de avaliação referida em 1) compreende a resolução, em grupo, de um Caso de Estudo (40%) e de um Teste Final (60%). A nota mínima em quaisquer dos elementos de avaliação é de 7,5 valores. A "Avaliação por exame" é aquela que ocorre exclusivamente durante o período de avaliação, através de uma prova escrita, e incide sobre toda a matérias lecionada na unidade curricular. A nota final de aprovação na unidade curricular é de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudante deve adquirir e/ou desenvolver as capacidades básicas e a consciência do ambiente de auditoria e do processo com ela relacionado. Assim, os resultados podem ser alcançados por meio de uma abordagem Expositiva (MEA1), complementada pela abordagem de Autoestudo (MEA2), relacionada ao trabalho autônomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos, o que também implica trabalho autónomo por parte do estudante. Assim, as duas metodologias de ensino-aprendizagem (MEA1 e MEA2) são transversais a todos os resultados de aprendizagem (OA) definidos, sejam gerais ou específicos.
Observações / Observations
Não aplicável.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Eilifsen, A.; Messier Jr.; Glover, S. M; Prawitt, D. F. (2022). Auditing and Assurance Services: A Systematic Approach, 12th Edition, Berskshire: McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Arens, A. A.; Elder, R. J.; Beasley, M.S.; Hogan, Chris E. (2023). Auditing and Assurance Services: an Integrated Approach, 18th Edition, New Jersey: Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31