Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04286
Acrónimo :
04286
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimento dos normativos contabilísticos.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1 - Discutir a importância dos serviços de auditoria na criação de valor. OA2 - Interpretar a estrutura do código de ética, ceticismo e julgamento profissional; OA3 - Aplicar raciocínio lógico no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria; OA4 - Interpretar o processo de avaliação de riscos do auditor, bem como a forma de lhes responder e mitigar; OA5 - Selecionar os aspetos particulares da auditoria aos diversos processos de negócio.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Sensibilizar os alunos para a importância dos serviços de auditoria, garantia dos controles internos e externos e seu impacto na fiabilidade e transparência das informações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Enquadramento da auditoria das demonstrações financeiras e dos serviços relacionados; 2. Ética profissional, independência e controle de qualidade; 3. Controlo interno e avaliação dos riscos; 4. A fraude em auditoria; 5. Auditoria aos processos de negócios; 6. Garantia, serviços relacionados e auditoria interna.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração da coerência do currículo decorre da ligação com a OA, da seguinte forma: OA1, OA2 e OA3 - pontos 1 e 2 do programa OA4 - pontos 3 e 4 do programa OA5 - pontos 5 e 6 do programa.

Avaliação / Assessment


O estudante deve adquirir e/ou desenvolver as capacidades básicas e a consciência do ambiente de auditoria e do processo com ela relacionado. Assim, os resultados podem ser alcançados por meio de uma abordagem Expositiva (MEA1), complementada pela abordagem de Autoestudo (MEA2), relacionada ao trabalho autônomo. 1) Modalidades de avaliação na 1ª época: a) Avaliação Periódica: Estudo de Caso, realizado em Grupo e com Apresentação Oral (40%)+ Teste Escrito Individual (60%). Aprovação: i) mín. 7.5 valores no estudo de caso e no teste; ii) classificação final mín. 10 valores; iii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas; ou b) Avaliação por Exame: prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores. 2) Modalidades de avaliação na 2ª época e na época especial: Avaliação por Exame, prova escrita individual (100%). Aprovação: mín. 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante deve adquirir e/ou desenvolver as capacidades básicas e a consciência do ambiente de auditoria e do processo com ela relacionado. Assim, os resultados podem ser alcançados por meio de uma abordagem Expositiva (MEA1), complementada pela abordagem de Autoestudo (MEA2), relacionada ao trabalho autônomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As duas metodologias de ensino-aprendizagem (MEA1 e MEA2) são transversais a todos os resultados de aprendizagem (OA) definidos.

Observações / Observations


Não aplicável.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Eilifsen, A.; Messier Jr.; Glover, S. M; Prawitt, D. F. (2022). Auditing and Assurance Services: A Systematic Approach, 12th Edition, Berskshire: McGraw-Hill Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Arens, A. A.; Elder, R. J.; Beasley, M.S.; Hogan, Chris E. (2023). Auditing and Assurance Services: an Integrated Approach, 18th Edition, New Jersey: Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16