Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04295
Acrónimo :
04295
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender os aspectos cruciais do funcionamento de uma economia mista (mercado mais instituições de política económica) em termos macroeconómicos e as suas flutuações no curto prazo, com grande ênfase em economia aberta e com imperfeições nos mercados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Ser capaz de identificar as principais variáveis macroeconómicas e conhecer o modelo macroeconómico de curto-prazo (IS-LM), compreendendo a interação entre as variáveis macroeconómicas e as condições de equilíbrio dos mercados. OA2. Compreender as dinâmicas do mercado de trabalho, da formação de preços e salários e as implicações para o equilíbrio dos mercados no médio prazo (modelo IS-LM-PC). OA3. Compreender o papel que as expectativas nas decisões de consumo e investimento e as implicações para o modelo IS-LM. OA4. Conhecer o modelo Mundell-Fleming e ser capaz de analisar e avaliar consequências de choques externos na actividade económica. OA5. Compreender os mecanismos e avaliar consequências de medidas de política orçamental e monetária que influenciam a actividade das empresas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. PARTE 0/1: Macroeconomia - Modelo IS-LM (curto prazo) - Introdução e breve história da Macroeconomia - Mercado de bens (IS) - Mercado monetário (LM) - Modelo IS-LM CP2. PARTE 2: Modelo IS-LM-PC (médio prazo) - Mercado de trabalho - Curva de Phillips e inflação - Modelo IS-LM-PC CP3. PARTE 3: Expectativas - Papel das expectativas no consumo e investimento - Modelo IS-LM com expectativas CP4. PARTE 4: Economia aberta - Economia aberta e taxas de câmbio - Mercado de bens em economia aberta - Modelo IS-LM em economia aberta CP5. PARTE 5: Política económica - Política orçamental - Política monetária

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação decorre de uma das seguintes formas. Regime A: Avaliação Periódica - Quizzes semanais (25%) - Teste intermédio (25%) - Trabalho de grupo e apresentação (25%) - Teste final (25%) Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro momentos de avaliação. Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas e interactivas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das competências que permitam aos alunos cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. De seguida apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os OAs: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - todos os OAs 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - todos os OAs 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - todos os OAs

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Blanchard, Olivier (2021), Macroeconomics. 8th Edition. Pearson, Addison-Wesley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Myatt, T. (2022). The Macroeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker’s Guide. Bloomsbury. Louçã, F. & Mortágua, M. (2021). Manual de Economia Política. Bertrand. null null

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16