Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04296
Acrónimo :
04296
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
27.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
9.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


(a) Introdução ao estudo das teorias (macro)sociológicas sobre as estruturas sociais e os processos de estruturação. (b) Introdução ao estudo das teorias (meso)sociológicas sobre o poder e as organizações. (c) Introdução ao estudo das teorias sociológicas sobre a mudança social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos teóricos básicos nos planos da macro e mesossociologia ; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da macro e mesossociologia; (c) aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Estrutura social 1.1 O conceito de estrutura social 1.2 Estrutura, sistema e estruturação 1.3 Os efeitos causais das estruturas 2. Estruturas materiais 2.1 Estrutura morfológica e diferenciação 2.2 Estrutura posicional e desigualdades 2.3 Socialização: posições e disposições 3. Estruturas culturais 3.1 Estruturas de regulação: instituições 3.2 Estruturas de significação: reportórios 3.3 Socialização: a estrutura incorporada 4. Poder e conflito 4.1 Poder interativo 4.2 Poder estrutural 4.3 O conflito 5. Organizações 5.1 O conceito de organização 5.2 Organização e diferenciação 5.3 Organização e poder 6. Mudança social 6.1 Mudança e evolução 6.2 Mudança e conflito 6.3 Mudança e integração

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O núcleo do programa apresenta as teorias sociológicas sobre as estruturas sociais nos domínios material e cultural, de condicionamento e orientação da ação, e sobre os modos da sua fixação e transformação no plano organizacional e das relações de poder, estando para isso organizado em cinco blocos. Um sexto bloco, sobre as teorias da mudança social, permite estudar a articulação entre os conhecimentos adquiridos nos outros blocos, a propósito de um tema-chave na sociologia em geral.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consta de três trabalhos: 1) Um trabalho individual sobre as teorias da estrutura social, nos domínios material e cultural; 2) Um trabalho individual sobre as teorias do poder e das organizações; 3) Um trabalho em grupo com apresentação oral sobre as teorias da mudança social. A classificação final é a média simples da classificação dos três trabalhos. A avaliação final consiste num exame individual de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual da bibliografia de trabalho é orientado e apoiado pela frequência de 12 aulas predominantemente expositivas. Uma parte das aulas é reservada ao debate e à discussão crítica dos principais conceitos e enunciados teóricos relativos a cada um dos seis tópicos do programa

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. Nas aulas, a docente apresenta os principais conteúdos programáticos e orienta o seu estudo. Reservam-se momentos para debate, onde os alunos treinam as competências básicas de apropriação crítica dos conhecimentos adquiridos. Nos trabalhos de avaliação são treinadas as competências de básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados.

Observações / Observations


Nenhuma

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Scott, John (2001), Power, Cambridge, Polity. Sztompka, Piotr (1993), The Sociology of Social Change, Oxford, Blackwell. Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. I: Macrodynamics, Nova Iorque, Springer. Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press. Blau, Peter M. (1977), Inequality and Heterogeneity: A Primitive Theory of Social Structure, Nova Iorque, The Free Press. Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse d?Une Théorie de la Pratique, Précédé de Trois Études d?Ethnologie Kabyle, Genebra, Droz. Burns, Tom, e Helena Flam (1987, 2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta. Clegg, Stewart R. (1989), Frameworks of Power, Londres, Sage. Cohen, Gerald A. (1978), Karl Marx's Theory of History: A Defence, Princeton (NJ), Princeton University Press. Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity. Lukes, Steven (1974), Power: A Radical View, Londres, Macmillan. Martin, John Levi (2009), Social Structures, Princeton, Princeton University Press Nisbet, Robert A. (1969), Social Change and History: Aspects of the Western Theory of Development, Nova Iorque, Oxford University Press. Parsons, Talcott (1951), The Social System, Nova Iorque, The Free Press. Parsons, Talcott (1963), ?On the concept of political power?, Proceedings of the American Philosophical Society, 107 (3), pp. 232-62. Parsons, Talcott (1969 [1966]), Sociedades: Perspectivas Evolutivas e Comparativas, São Paulo, Livraria Pioneira Editora. Poggi, Gianfranco (2001), Forms of Power, Cambridge, Polity Press. Popitz, Heinrich (1992, 2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press. Skocpol, Theda (org.) (1984), Vision and Method in Historical Sociology, Cambridge, Cambridge Univiversity. Press. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park (CA), Sage. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage. Wright, Erik Olin (1997), Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis, Cambridge University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16