Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
a) Introdução ao estudo das teorias (macro)sociológicas sobre as estruturas sociais e os processos de estruturação b) Introdução ao estudo das teorias (meso)sociológicas sobre o poder e as organizações. c) Introdução ao estudo das teorias sociológicas sobre a mudança social.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Aquisição de conhecimentos teóricos básicos no plano da macrossociologia; OA2. Aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da macro e mesossociologia; OA3. Aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Estrutura social 1.1 O conceito de estrutura social 1.2 Estrutura, sistema e estruturação 2. Estruturas materiais 2.1 Desigualdade e diferenciação 2.2 Classes e estratificação social 3. Estruturas culturais 3.1 Cultura na teoria sociológica 3.2 Estruturas de regulação e significação 3.3 Socialização: a estrutura incorporada 4. Poder e conflito 4.1 Poder e dominação 4.2 Tipos de Poder 4.3 Poder, conflito e resistência 5. Organizações 5.1 O conceito de organização na teoria sociológica 5.2 Estrutura e cultura organizacionais 5.3 Organização e poder 6. Mudança social 6.1 Mudança e evolução 6.2 Mudança e instituições sociais 6.3 Mudança e Movimentos Sociais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa está organizado de forma a permitir o cumprimento dos três principais objetivos de aprendizagem, dividindo-se para tal em 6 blocos. Os três primeiros blocos do programa (1, 2 e 3) pretendem dar a conhecer as teorias sociológicas sobre as estruturas sociais nos domínios material e cultural, de condicionamento e orientação da ação, e sobre os modos da sua fixação e transformação ao nível da macrossociologia (OA1). Nos blocos 4 e 5 explora-se a utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no plano organizacional e das relações de poder (OA2). Um sexto bloco (6), sobre as teorias da mudança social, permite estudar a articulação entre os conhecimentos adquiridos nos outros blocos e promover a discussão crítica daqueles conceitos e enunciados a propósito de um tema-chave na sociologia em geral (OA3).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre consta de três trabalhos: 1) Um trabalho individual sobre as teorias da estrutura social, nos domínios material e cultural; 2) Um trabalho individual sobre as teorias do poder e das organizações; 3) Um trabalho em grupo com apresentação oral sobre o tema da mudança social. A classificação final é a média simples da classificação dos três trabalhos. Para a manutenção em avaliação ao longo do semestre é necessária a obtenção da nota mínima de 9 valores em cada elemento de avaliação. É ainda exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. A avaliação por exame consiste na realização de uma prova individual escrita, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem assenta na frequência semanal de aulas síncronas presenciais (3h/semana) e no trabalho autónomo assíncrono desenvolvido pelos estudantes. As aulas combinam uma componente teórico-expositiva com uma componente participativa, sendo uma parte de cada aula reservada ao debate e à realização de exercícios sobre os temas do programa.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Nas aulas, a docente apresenta os principais conteúdos programáticos e orienta o seu estudo. A leitura, por parte dos alunos, da bibliografia de cada aula é essencial à consolidação das aprendizagens. Reservam-se momentos para debate e exercícios orientados, onde os alunos treinam as competências básicas de apropriação crítica dos conhecimentos adquiridos. Nos trabalhos de avaliação são treinadas as competências de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados.
Observações / Observations
Nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bourdieu, P. (1994), Distinction, London, Routledge Pub Costa, A. F. a (2007), Sociologia, Coimbra, Quimera, 5ª. edição; Demartis, Lucia (2020). Compêndio de Sociologia. Lisboa : Edições 70. Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity. Scott, John (2001), Power, Cambridge, Polity. Scott, John (2011), Conceptualising the Social World: Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press. Sztompka, Piotr (1993), The Sociology of Social Change, Oxford, Blackwell. Turner, B. S. (ed.) (1996 [2002]). Teoria Social. Lisboa, Difel. Turner, Jonathan (2000), Sociologia: conceitos e aplicações, São Paulo, Makron Books. Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. I: Macrodynamics, Nova Iorque, Springer. Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press. Archer, Margaret S. (1982, 1985), “Structuration versus morfhogenesis”, em S.N. Eisenstadt e H.J. Helle (orgs.), Macro-Sociological Theory: Perspectives on Social Theory, vol. I, Bevery Hills, CA, Sage, pp. 58-88. Burns, Tom, e Helena Flam (1987, 2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta. López, José, e John Scott (2000), Social Structure, Buckingham, Open University Press Luhmann, Niklas (1982), The Differentiation of Society, Nova Iorque, Columbia University Press. Mauritti, R., Martins, S. da C., Vieira, M. M. (2016). Classes sociais e estudantes universitários. In Machado, F. L., Almeida, A. N. de, Costa, A. F. da (Org.), Sociologia e sociedade: estudos de homenagem a João Ferreira de Almeida, pp. 193-210. Lisboa: Mundos Sociais. Parsons, Talcott (1951), The Social System, Nova Iorque, The Free Press. Popitz, Heinrich (2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage. Wright, Erik Olin (1997), Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis, Cambridge University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31