Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04297
Acrónimo :
04297
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existentes.

Objetivos Gerais / Objectives


A presente Unidade Curricular tem o objetivo de dotar os alunos de conhecimento que lhes permita conhecer os principais conceitos de marketing e marketing digital para poderem dialogar com marketers das empresas. Entenderem as componentes do processo de comunicação e o papel do digital no mesmo. Os alunos devem ser capazes de identificar diferentes ferramentas e canais digitais disponíveis para a comunicação das marcas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Perceber o processo de decisão de compra do consumidor OA2. Conhecer a estrutura de um plano de marketing OA3. Compreender os conceitos de posicionamento, target e segmentação e marketing mix OA4. Identificar os canais digitais de comunicação OA5. Compreender e aplicar os conceitos e métricas de marketing digital OA6. Perceber a importância de um site, estrutura focada nos objetivos de negócio e experiência do consumidor. Definir KPIs do site e saber acompanhá-los via ferramentas (ex. Google Analytics)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais: CP1 - Introdução ao Marketing e à Estratégia de Marketing. CP2 - Processo de decisão de compra do consumidor – ZMOT, fases do processo de decisão e fases de uma campanha CP3. Estrutura de um plano de marketing – análise situacional, SWOT, definição de objetivos, posicionamento, target e segmentação, ações, kpis de monitorização CP4. Marketing mix CP5. POEM Framework - Canais Digitais Pagos – Video, Display, Search Engine Marketing, Email Marketing, Redes Sociais Pagas, Influenciadores CP6. POEM Framework - Canais Digitais Earned CP7. POEM Framework - Canais Digitais Owned – Site, Redes Sociais Próprias, Apps e Google My Business CP8. Website – estrutura, experiência do consumidor e SEO CP9. Analytics e KPIs

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Conteúdos Programáticos (CP) integrar-se-ão com os Objetivos de Aprendizagem (OA) da seguinte forma: OA1 – ponto 1 a 2 do programa OA2 – pontos 3 a 4 do programa OA3 – pontos 3 e 4 do programa OA4 – ponto 5 a 7 do programa OA5 – ponto 5 a 9 do programa OA6 – ponto 8 a 9 do programa

Avaliação / Assessment


Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 15%; b) casos práticos individuais e em grupo: 35%; c) teste escrito: 50%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10. Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA) a utilizar serão: MEA1 - Expositiva: apresentação dos temas com enquadramento teórico. MEA2 - Ilustrativa: exemplificação do aprendizado teórico a partir de exemplos práticos (casos de sucesso / insucesso). MEA3 - Argumentativa: apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos em grupo e individualmente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA) integrar-se-ão com os Objetivos de Aprendizagem (OA) da seguinte forma: MEA1 – OA1, OA2, OA4 MEA2 – Transversal a todos os OA MEA3 – OA2, OA3,OA4, OA5, OA6 MEA4 – Transversal a todos os OA

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Digital Marketing Strategy - An Integrated Approach to Online Marketing

MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.

Os 8 P’s do Marketing Digital – O Guia Estratégico do Marketing Digital

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Marketing 4.0: Moving from traditional to digital

Digital marketing

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-16