Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04300
Acrónimo :
04300
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta unidade curricular não tem pré-requisitos

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular de Metodologias de Ensino e Aprendizagem proporciona uma compreensão abrangente das práticas pedagógicas, estratégias de ensino e abordagens didáticas essenciais para promover a aprendizagem, a motivação e o envolvimento. Ao explorar teorias de aprendizagem, métodos de ensino direto e indireto, e estratégias ativas, os alunos serão capacitados a projetar experiências de aprendizagem significativas e adaptativas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Distinguir métodos de ensino direto e indireto OA2. Desenhar objetivos de aprendizagem a partir do conteúdo e dos resultados desejados OA3. Definir metas e resultados de aprendizagem a partir de grandes questões OA4. Identificar evidências de aprendizagem OA5. Implementar estratégias de aprendizagem ativa e combinada OA6. Aplicar métodos de observação de sala de aula OA7. Categorizar tipos de feedback OA8. Criar e adaptar estratégias de ensino tendo em conta diferentes necessidades individuais e coletivas dos alunos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução aos métodos de ensino direto e indireto CP2. Objetivos de aprendizagem CP3. Metas e resultados de aprendizagem CP4. Evidências de aprendizagem CP5. Aprendizagem ativa CP6. Estratégias de ensino combinadas CP7. Métodos de observação de sala de aula CP8. Feedback CP9. Organização do processo de ensino-aprendizagem

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A introdução aos métodos de ensino direto e indireto (CP1) prepara para o OA1, capacitando alunos a distinguir entre esses métodos. O CP2, sobre objetivos de aprendizagem, sintoniza-se com o OA2. Relativamente a metas e resultados de aprendizagem (CP3), o CP vincula-se ao OA3, enfatizando a definição desses elementos. O CP4, abordando evidências de aprendizagem, é congruente com o OA4, oferecendo capacidade de identificar e aplicar diversas evidências. Conteúdos sobre aprendizagem ativa (CP5) e estratégias combinadas (CP6) estão alinhados com o OA5, permitindo a implementação eficaz. CP7, sobre métodos de observação, sintoniza-se com o OA6, capacitando a análise e melhoria de práticas de ensino. CP8, focado em feedback, concorda com o OA7, categorizando tipos de feedback. Por fim, CP9, explorando organização do ensino-aprendizagem, alinha-se com o OA8, permitindo criar e adaptar estratégias considerando necessidades individuais e coletivas.

Avaliação / Assessment


Época 1: O estudante no início do semestre escolhe se quer ser avaliado na modalidade avaliação periódica ou avaliação por exame Avaliação Periódica: Tarefas (10%) com nota mínima de 9,5, Relatório com Estudo de Caso (70%), com nota mínima 9,5, e Frequência (20%), com nota mínima 8,5 Avaliação por Exame: Exame (100%), com nota mínima 9,5 Época 2: Exame (100%), com nota mínima 9,5 Época Especial: Exame (100%), com nota mínima 9,5

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A Unidade Curricular segue metodologias ativas de aprendizagem, com ênfase em aprendizagem aprendizagem por tarefas e estudos de caso.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A distinção entre métodos de ensino direto e indireto (OA1) é promovida através da participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, característica central das metodologias ativas. O desenho de objetivos de aprendizagem a partir do conteúdo e resultados desejados (OA2) é facilitado pela abordagem centrada em tarefas e estudos de caso, incentivando a aplicação prática do conhecimento. A definição de metas a partir de grandes questões (OA3) é viabilizada pela ênfase em estudos de caso, permitindo aos alunos explorar e responder a desafios complexos. A identificação de evidências de aprendizagem (OA4) é naturalmente integrada à abordagem ativa, onde a aplicação prática do conhecimento gera evidências tangíveis. A implementação de estratégias de aprendizagem ativa e combinada (OA5) é coerente com a ênfase nas metodologias ativas na Unidade Curricular, promovendo uma abordagem equilibrada entre teoria e prática. Os objetivos OA6 a OA8, relacionados a métodos de observação de sala de aula, categorização de feedback e adaptação de estratégias de ensino, são suportados pela interação direta entre aluno e professor, característica intrínseca das metodologias ativas. Essa abordagem facilita a observação, feedback personalizado e adaptação contínua das estratégias de ensino conforme as necessidades individuais e coletivas dos alunos.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Instructional Scaffolding in STEM Education. Strategies and Efficacy Evidence. New York:Springer Teaching for quality learning at university. Maidenhead: Open University Press Hattie, J. (2017). Aprendizagem visível para professores: como maximizar o impacto da aprendizagem. Penso Editora. Hattie, J. (2023). Visible learning: The sequel: A synthesis of over 2,100 meta-analyses relating to achievement. Taylor & Francis. Van Merrienboer, J. J., & Sweller, J. (2005). Cognitive load theory and complex learning: Recent developments and future directions. Educational psychology review, 17, 147-177.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cosme, A., Lima, L., Ferreira, D., & Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16