Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04302
Acrónimo :
04302
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer e experimentar os principais métodos de pesquisa em ciências sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos sobre o lugar dos métodos na investigação em ciências sociais. (b) Aquisição de conhecimentos e de competências de utilização dos principais métodos de pesquisa em ciências sociais. (c) Aquisição de conhecimentos e de competências de utilização dos modos de combinação de métodos extensivos e intensivos na pesquisa em ciências sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O processo de investigação 1.1 Questões metodológicas 1.2 Métodos e técnicas 2. Métodos extensivos 2.1 População e amostragem 2.2 Inquérito por questionário 2.3 Indicadores estatísticos 3. Métodos intensivos 3.1 Entrevistas e histórias de vida 3.2 Observação e pesquisa de terreno 3.3 Análise de fontes documentais 4. Métodos combinados e e-pesquisa 4.1 Combinação de métodos extensivos e intensivos 4.2 Uso da internet na pesquisa em ciências sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa apresenta os diferentes métodos, extensivos e intensivos, bem como os modos da sua combinação. O processo de ensino e aprendizagem permite a experimentação daqueles métodos.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação tem duas componentes: (b) avaliação contínua da participação dos estudantes nas dicussões e exercícios; (b) avaliação periódica a realizar em dois testes, um sobre métodos extensivos, outro sobre métodos intensivos.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem desdobra-se em três componentes: (a) apresentação, pelo docente, dos conteúdos programáticos; (b) discussão, em aula, de exemplos de aplicação dos métodos; (c) participação dos alunos em exercícios, em aula, de aplicação dos métodos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A aprendizagem dos métodos requer não apenas o seu conhecimento mas também a aquisição de competências de uso informado e treinado desse conhecimento. Por issso a combinação entre aulas expositivas, de debate e de exercício prático.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Silva, Augusto Santos, e José Madureira Pinto (orgs.) (1987), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. Morin, Jean-Frédéric, Christian Olsson e Ece Özlem Atikcan (orgs.) (2021), Research Methods in the Social Sciences: An A-Z of Key Concepts, Oxford, Oxford University Press. Bryman, Alan (2012), Social Research Methods, 4.ª ed., Oxford, Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Stockemer, Daniel (2019), Quantitative Methods for the Social Sciences: A Practical Introduction with Examples in SPSS and Stata, Cham, Springer. Scott, John (1990), A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity. Radermacher, Walter J. (2020), Official Statistics 4.0: Verified Facts for People in the 21st Century, Cham, Springer. Lune Howard, e , Bruce L. Berg (2017), Qualitative Research Methods for the Social Sciences, 9.ª ed., Londres, Pearson. Levitas, Ruth, eWill Guy (orgs.) (1996), Interpreting Official Statistics, Londres, Routledge. Ghiglione, Rodolphe,e Benjamin Matalon (1982 , 1992), O Inquérito: Teoria e Prática, Oeiras, Celta. Foddy, William, (, 1996), Como Perguntar: Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta. Fielding, Nigel G., Raymond M. Lee e Grant Blank (orgs.) (2017), The Sage Handbook of Online Research Methods, 2.ª ed., Newbury Park (Cal.), Sage. Della Porta, Donatella, e Michael Keating (orgs) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press. Burgess, Robert G. (1984, 2001), A Pesquisa de Terreno: Uma Introdução, Oeiras, Celta. Bertaux, Daniel (2016, 2020), As Narrativas de Vida, Lisboa, Mundos Sociais.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16