Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04302
Acrónimo :
04302
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de 1º ciclo de Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais tem como objetivos gerais: apresentar aos/às estudantes a pesquisa empírica em ciências sociais; definir os principais métodos e as técnicas; especificar os seus lugares no processo de investigação; treinar os/as estudantes para a sua utilização, em particular no que respeita aos principais métodos e técnicas extensivos e intensivos em ciências sociais, seja utilizando-os de forma independente, seja de forma combinada nas pesquisas em ciências sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as seguintes competências: OA1) definir pesquisa para produção de conhecimento em ciências sociais e identificar noções básicas associadas (teoria, método, técnicas de recolha e análise de informação); OA2) explicar e demonstrar o método extensivo, desde a seleção da amostra à aplicação do questionário e à análise de dados estatísticos; OA3) explicar e demonstrar o método intensivo, diferenciando técnicas que dele fazem parte (entrevista e histórias de vida, a observação participante e pesquisa de terreno, análise de conteúdo de fontes documentais); OA4) justificar a opção de combinação dos métodos extensivo e intensivo numa pesquisa; OA5) utilizar recursos Web para pesquisas em ciências sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. O processo de investigação 1.1 Questões metodológicas 1.2 Métodos e técnicas CP2. Métodos extensivos 2.1 População e amostragem 2.2 Inquérito por questionário 2.3 Indicadores estatísticos CP3. Métodos intensivos 3.1 Entrevistas e histórias de vida 3.2 Observação e pesquisa de terreno 3.3 Análise de fontes documentais CP4. Métodos combinados e e-pesquisa 4.1 Combinação de métodos extensivos e intensivos 4.2 Uso da internet na pesquisa em ciências sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Na secção dos CP1, onde se define o processo de pesquisa, os seus objetivos e as suas componentes em termos de teoria, métodos e técnicas, pretende-se contribuir para o OA1, de aprendizagem acerca do processo de investigação e conceitos associados. Para dar resposta aos objetivos de aprendizagem relativos à pesquisa extensiva (OA2), o CP2 desdobra-se em matérias sobre a população e as técnicas de amostragem, a construção do inquérito por questionário e a análise dos dados estatísticos associados. O CP3 centra-se nas investigações de tipo intensivo e nas técnicas associadas, associando-se ao OA3. Por fim, no CP4, discute-se a possibilidade de combinar as estratégias extensiva e intensiva, suas potencialidades e limitações, e também as pesquisas feitas online. Este último conteúdo programático converte para os OA4 e OA5.

Avaliação / Assessment


A avaliação na UC pode ser feita através de uma das seguintes modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre compõe-se de três elementos, cuja média ponderada corresponde à classificação final na UC. A nota mínima a obter em cada elemento é 9 valores. É obrigatória a frequência de pelo menos 75% das aulas. Teste escrito individual (40%), com o apoio das referências bibliográficas da UC indicadas, a meio do semestre, sobre o método extensivo. Teste escrito individual (40%), com o apoio das referências da UC indicadas, a realizar na 1ª época, sobre o método intensivo. Participação em pelo menos metade das partes práticas das aulas (20%), em trabalho individual ou em grupo, de treino e aferição de conhecimentos através de Quizz, sobre definições e aplicação de técnicas. Poderá haver a possibilidade de realização de prova oral, em complemento da prova escrita, como elemento adicional para a avaliação (p.e., nas situações em que há necessidade de esclarecimento adicional nas classificações). A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita, podendo incluir, também, uma prova oral e/ou prática. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem da UC de Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais definem-se tendo em conta as características teórico-práticas das aulas correspondentes, cujo contacto síncrono presencial se constitui de 3 horas semanais, e constituem-se numa pluralidade de práticas ativas com o foco na atenção e interesse do/a estudante. Deste modo, e em articulação com o Modelo Pedagógico do Iscte, as aulas têm uma parte dedicada a conteúdo expositivo para transmissão dos conceitos associados ao processo de pesquisa em ciências sociais, aos métodos e às técnicas. Ainda que de cariz teórico, esses conceitos serão operacionalizados visando o “saber fazer”, na parte da aula dedicada à prática (e dependendo de cada conteúdo). Como exemplo, para o objetivo de treino para utilização de técnicas serão demonstrados exemplos em projetos já realizados e com produtos publicados, sempre que possível utilizando temas de interesse para os/as estudantes e, em alguns casos, tentando que sejam estes a encontrar, através de pesquisas bibliográficas, esses mesmos casos práticos. O objetivo é fazer exercícios de role playing, em que docente e alunos contribuem para a melhoria da aplicação da técnica, com comentários de acordo com as bases teóricas apreendidas. Por uma questão de auxílio à aprendizagem, a realização de leituras será incentivada, pedindo-se que, de uma semana para a seguinte sejam feitas leituras específicas durante a componente do trabalho autónomo do/a estudante, uma dimensão também fundamental desta UC Em suma, a metodologia de ensino-aprendizagem articula um trabalho expositivo com o estímulo da participação dos/das estudantes em sala de aula e um trabalho prévio, ou posterior, assíncrono, de autonomia.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem são compreensivos (OA1, OA2, OA3), analíticos (OA4) e demonstrativos (OA2, OA3, OA5). Deste modo, todo o conteúdo expositivo, mas também a parte prática de interação, assim como o trabalho autónomo do/a estudante, são fundamentais para receber e compreender os conceitos teóricos que os/as estudantes vão operacionalizar em seguida, e depois demonstrar – quer nas sessões de treino das técnicas, como depois nos testes de avaliação de conhecimentos e competências. Se para os exercícios práticos forem solicitadas leituras da bibliografia principal da UC, é fundamental que as leituras sejam feitas. Para a realização dos testes escritos, será necessária a leitura das referências bibliográficas indicadas pela docente.

Observações / Observations


A utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) é permitida como apoio ao estudo e, nesse caso, devem ser indicadas as “prompt” utilizadas. Mas serão recusados os exercícios que tenham tido parte escrita ou reescrita por IA, pois todas as componentes de avaliação devem ser da autoria intelectual dos alunos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fielding, N. G., Raymond M. L. & Grant. B. (Orgs.) (2017). The Sage Handbook of Online Research Methods. 2.ª ed. Sage. Ghiglione, R. & Matalon. B. (1982, 1992). O Inquérito: Teoria e Prática. Celta. Leavy, P. (2023). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. The Gilford Press. Morin, J-F., Olsson, C & Atikcan, E. Ö. (Orgs.) (2021). Research Methods in the Social Sciences: An A-Z of Key Concepts, Oxford University Press. Scott, J. (1990). A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity. Silva, A. S. & Pinto, J. Madureira. (Orgs.) (1987). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento. Stockemer, D. (2019). Quantitative Methods for the Social Sciences: A Practical Introduction with Examples in SPSS and Stata, Springer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Poderão ser disponibilizadas referências bibliográficas durante o semestre, que constituem exemplos de investigação e operacionalizam conceitos, para que os/as estudantes compreendam o lugar dos métodos e das técnicas nos processos de pesquisa. Bertaux, D. (2016, 2020). As Narrativas de Vida, Mundos Sociais. Bryman, A. (2012). Social Research Methods, 4.ª ed. Oxford University Press. Burgess, R. G. (1984, 2001). A Pesquisa de Terreno: Uma Introdução. Celta. Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage. Della Porta, D. & Keating, M. (Orgs) (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective, Cambridge University Press. Foddy, W. (1996). Como Perguntar: Teoria e Prática da Construção de Perguntas em Entrevistas e Questionários. Celta. Levitas, R. & Guy, W. (Orgs.) (1996). Interpreting Official Statistics. Routledge. Lune Howard, e Bruce L. Berg (2017). Qualitative Research Methods for the Social Sciences, 9.ª ed., Pearson. Radermacher, W. J. (2020), Official Statistics 4.0: Verified Facts for People in the 21st Century, Springer.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-06