Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Os principais objetivos desta UC são: a) Disponibilizar um esquema de raciocínio próprio de um economista, permitindo que o aluno tome decisões racionais em questões económicas diversas; b) Apresentar os "blocos" principais da análise microeconómica, nomeadamente: conceitos introdutórios e mercados, teoria do consumidor, teoria do produtor, estruturas de mercado; falhas de mercado e falhas do mercado; c) Fornecer o instrumental necessário para permitir a compreensão de várias ações de política económica tomadas pelas entidades públicas; d) Capacitar os alunos para, no decurso da sua licenciatura e posteriormente, acederem a conhecimento mais especializado em diferentes áreas de economia aplicada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica. OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento. OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos. OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência. OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. PARTE A: Microeconomia - Mercado neoclássico - Introdução, princípios e modelos - Mercado: procura, oferta, equilíbrio e eficiência - Elasticidades - Intervenção do Governo nos mercados CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor - Utilidades e Preferências - Restrição orçamental e Maximização da utilidade - Economia Comportamental CP3. PARTE C: Teoria do Produtor - Produção e Custos - Produção e Lucros CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado - Concorrência Perfeita e a Curva de Oferta - Monopólio - Concorrência Monopolística - Oligopólio e Introdução à Teoria dos Jogos CP5. PARTE E: Falhas de mercado e Falhas do mercado - Falhas de mercado e a realidade - Externalidades, Bens públicos e Recursos de acesso comum - Falhas do mercado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular estão alinhados com os objetivos de aprendizagem, oferecendo uma progressão lógica do conhecimento microeconómico. A Parte A (CP1) introduz os princípios básicos, correspondendo ao OA1 e OA5. A Parte B (CP2) aborda a Teoria do Consumidor, alinhando-se com o OA2. A Parte C (CP3) foca na Teoria do Produtor, satisfazendo o OA3. A Parte D (CP4) explora as Estruturas de Mercado, cumprindo o OA4. A Parte E (CP5) sobre Falhas de Mercado complementa o OA1 e OA5. Ao longo de todo o programa, há um foco na aprendizagem do modelo de raciocínio típico da análise económica e na aplicação prática dos conceitos teóricos (OA1 e OA5). Esta estrutura assegura que os estudantes adquiram conhecimento teórico sólido e desenvolvam competências de aplicação prática, cumprindo todos os objetivos de aprendizagem estabelecidos.
Avaliação / Assessment
A avaliação decorre de uma das seguintes formas. Regime A: Avaliação ao longo do semestre - Quizzes semanais (25%) - Teste intermédio (25%) - Trabalhos de grupo: apresentação (15%) e discussão (10%) - Teste final (25%) Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro elementos de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 3/4 das aulas. Regime B: Avaliação por exame - Prova escrita individual (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teórico-práticas (TP) têm como objectivo apresentar a estrutura da teoria microeconómica. A exposição da matéria não será exaustiva, pelo que os alunos deverão tomar o manual como recurso complementar ao estudo. As aulas TP são também um espaço para proceder ao aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos e da resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das competências que permitam aos alunos cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. De seguida apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os OAs: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - todos os OAs 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - todos os OAs 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - todos os OAs 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - todos os OAs
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(Reflexão Crítica) - Hill, R., & Myatt, T. (2021), The Microeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker's Guide, Bloomsbury Publishing. (Resumido) - Greenlaw, S., Shapiro, D. e Taylor. T. et al. (2017) Principles of Microeconomics 2e from OpenStax (Aulas) - Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Louçã, F. e Mortágua, F. (2021), Manual de Economia Política, Lisboa: Bertrand. Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill. Chang, Ha-Joon (2014), Economics: The User’s Guide, Pelican.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-06