Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Os principais objetivos desta UC são: a) Disponibilizar um esquema de raciocínio próprio de um economista, permitindo que o aluno tome decisões racionais em questões económicas diversas; b) Apresentar os "blocos" principais da análise microeconómica, nomeadamente: conceitos introdutórios e mercados, teoria do consumidor, teoria do produtor, estruturas de mercado; falhas de mercado e falhas do mercado; c) Fornecer o instrumental necessário para permitir a compreensão de várias ações de política económica tomadas pelas entidades públicas; d) Capacitar os alunos para, no decurso da sua licenciatura e posteriormente, acederem a conhecimento mais especializado em diferentes áreas de economia aplicada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica. OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento. OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos. OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência. OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. PARTE A: Microeconomia - Mercado neoclássico - Introdução, princípios e modelos - Mercado: procura, oferta, equilíbrio e eficiência - Elasticidades - Intervenção do Governo nos mercados CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor - Utilidades e Preferências - Restrição orçamental e Maximização da utilidade - Economia Comportamental CP3. PARTE C: Teoria do Produtor - Produção e Custos - Produção e Lucros CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado - Concorrência Perfeita e a Curva de Oferta - Monopólio - Concorrência Monopolística - Oligopólio e Introdução à Teoria dos Jogos CP5. PARTE E: Falhas de mercado e Falhas do mercado - Falhas de mercado e a realidade - Externalidades, Bens públicos e Recursos de acesso comum - Falhas do mercado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5
Avaliação / Assessment
A avaliação decorre de uma das seguintes formas. Regime A: Avaliação Periódica - Quizzes semanais (25%) - Teste intermédio (25%) - Trabalho de grupo e apresentação (25%) - Teste final (25%) Nota mínima: 8 valores em cada um destes quatro momentos de avaliação. Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas (TP) têm como objectivo apresentar a estrutura da teoria microeconómica. A exposição da matéria não será exaustiva, pelo que os alunos deverão tomar o manual como recurso complementar ao estudo. As são também um espaço para proceder ao aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos e da resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das competências que permitam aos alunos cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. De seguida apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os OAs: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - todos os OAs 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - todos os OAs 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - todos os OAs 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - todos os OAs
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(Reflexão Crítica) - Hill, R., & Myatt, T. (2021), The Microeconomics Anti-Textbook: A Critical Thinker's Guide, Bloomsbury Publishing. (Resumido) - Greenlaw, S., Shapiro, D. e Taylor. T. et al. (2017) Principles of Microeconomics 2e from OpenStax (Aulas) - Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Louçã, F. e Mortágua, F. (2021), Manual de Economia Política, Lisboa: Bertrand. Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill. Chang, Ha-Joon (2014), Economics: The User’s Guide, Pelican.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16