Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04304
Acrónimo :
04304
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
27.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
9.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


(a) Apresentação sumária das componentes-chave da teoria sociológica. (b) Introdução ao estudo das teorias (micro)sociológicas sobre a ação e a interação. (c) Introdução ao estudo das teorias (meso)sociológicas sobre as redes e os grupos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


(a) Aquisição de conhecimentos teóricos básicos nos planos da micro e mesossociologia ; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito da micro e mesossociologia; (c) aquisição de competências básicas de discussão crítica daqueles conceitos e enunciados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A teoria sociológica 1.1 Tipos de relações sociais: interação, grupos, sistemas 1.2 Dimensões da vida social: material e cultural 1.3 Modos de explicação: causal e funcional 2. Ação e interação 2.1 O conceito de ação social 2.2 Agentes, atores e interação 2.3 Processos de agregação 3. Ação racional e interação instrumental 3.1 Racionalidade e interesses 3.2 Racionalidade e crenças 3.3 A interação como troca 4. Ação interpretativa e interação simbólica 4.1 Interpretação normativa 4.2 Interpretação comunicacional 4.3 Interacionismo simbólico 5. Redes sociais 5.1 O conceito de rede social 5.2 Redes e capital social 5.3 Redes e confiança 6. Grupos sociais 6.1 O conceito de grupo social 6.2 Tipos e modos de relação com os grupos 6.3 Efeitos de grupo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O núcleo do programa apresenta as teorias sociológicas sobre a ação, a interação e o agrupamento social nos domínios material e cultural, estando para o efeito organizado em seis blocos. Estes blocos exprimem as principais teorias, conceitos e debates que atravessam a microsociologia, a mesosociologia e o correspondente debate entre elas. Estes conteúdos programáticos assumem como objetivos de apreendizagem a compreensão das dinâmicas sociais nestes níveis teórico-analíticos, que serão consubstanciados com exemplos concretos da vida quotidiana em sociedade.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consta de três elementos de avaliação: 1) dinamização de aulas por grupos de alunos, em formato de seminário de leitura de texto (35%); 2) ensaio escrito individual, com aplicação de duas microteorias sociológicas a um estudo de caso real (35%); 3) teste escrito individual (30%). A classificação final é a média simples da classificação dos três elementos. A nota mínima a obter em cada elemento de avaliação é de 8 valores. A avaliação final consiste num exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudo individual da bibliografia de trabalho especificada para cada tópico é orientado e apoiado pela frequência de 4 aulas predominantemente expositivas e 8 aulas em modelo de flipped-classroom, em que os alunos engajam com os recursos da UC em modelo de seminário de leitura, orientados pela docente e pelos colegas responsáveis por dinamizar cada sessão. A discussão crítica dos principais conceitos e enunciados teóricos faz-se em todas as aulas, sobre cada um dos seis tópicos do programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A leitura dos textos da bibliografia de trabalho de cada aula permite conhecer os conteúdos programáticos. Nas aulas expositivas, o docente apresenta os principais conteúdos programáticos e orienta o seu estudo. Nas aulas de debate, os alunos treinam as competências básicas de apropriação crítica dos conhecimentos adquiridos. Nos trabalhos de avaliação são treinadas as competências de básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF. Coleman, James S. (1990), Foundations of Social Theory, Cambridge (MA), Harvard University Press. Collins, Randall (2005), Interaction Ritual Chains, Princeton University Press. Kadushin, Charles (2012), Understanding Social Networks: Theories, Concepts, and Findings, Oxford, Oxford University Press. Pires, Rui Pena (2014), "Modelo teórico de análise sociológica", Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50. Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II: Microdynamics, Nova Iorque, Springer. Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III: Mesodynamics, Nova Iorque, Springer. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park (CA), Sage. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Blau, Peter (1964), Exchange and Power in Social Life, Nova Iorque, Wiley. Cook, Karen S., e Richard M. Emerson (1978), "Power, Equity and Commitment in Exchange Networks", American Sociological Review, 43 (5), pp. 721-739. Garfinkel, Harold (1967), Studies in Ethnomethodology, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall. Habermas, Jürgen (1981, 1986), The Theory of Communicative Action, Cambridge, Polity Press. Harrington, Brooke, e Gary Alan Fine (2000), "Opening the black box: small groups and twenty-first-century sociology", Social Psychology Quarterly, 63 (4), pp. 312-323. Hechter, Michael (1987), Principles of Group Solidarity, Berkeley, University of California Press. Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social: On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press. Homans, George C. (1961), Social Behavior: Its Elementary Forms, Nova Iorque, Harcourt. Merton, Robert K. (1970 [1968]), Sociologia: Teoria e Estrutura, São Paulo, Editora Mestre Jou. Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, The Free Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16