Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
OG1. Apresentação sumária das componentes-chave do pensamento e da teoria sociológica. OG2. Introdução ao estudo das perspetivas (micro)sociológicas sobre a ação e a interação. OG3. Introdução ao estudo das perspetivas (meso)sociológicas sobre as redes e os grupos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deve: OA1. Compreender os fundamentos da microssociologia e da mesossociologia, nomeadamente, as suas perspetivas e modos de explicação da ação social, da interação social e da constituição de redes e de pequenos grupos; OA2. Conhecer os temas e debates centrais da microssociologia, dos clássicos aos contemporâneos, com particular ênfase nos desafios colocados pelas novas tecnologias digitais ao pensamento sociológico; OA3. Analisar fenómenos sociais do nível micro e meso de forma autónoma e crítica, i.e., assente nos enunciados e conceitos centrais das teorias sociológicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A teoria sociológica 1.1 Tipos de relações sociais: interação, grupos, sistemas 1.2 Dimensões da vida social: material e cultural 1.3 Modos de explicação: causal e funcional 2. Ação e interação 2.1 O conceito de ação social 2.2 Agentes, atores e interação 2.3 Processos de agregação 3. Ação racional e interação instrumental 3.1 Racionalidade e interesses 3.2 Racionalidade e crenças 3.3 A interação como troca 4. Ação interpretativa e interação simbólica 4.1 Interpretação normativa 4.2 Interpretação comunicacional 4.3 Interacionismo simbólico 5. Redes sociais 5.1 O conceito de rede social 5.2 Redes e capital social 5.3 Redes e confiança 6. Grupos sociais 6.1 O conceito de grupo social 6.2 Tipos e modos de relação com os grupos 6.3 Efeitos de grupo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa está organizado de forma a permitir o cumprimento dos três principais objetivos de aprendizagem, dividindo-se para tal em 6 blocos. Os dois primeiros blocos (1 e 2) pretendem aprofundar o conhecimento dos alunos no que respeita à perspetiva sociológica acerca da realidade social e à especificidade das relações sociais do nível micro (OA1). Os blocos seguintes centram-se na apresentação das principais teorias sociológicas de nível micro (3 e 4) e mesossocial (5 e 6) (OA2), conjugando ao mesmo tempo a análise de fenómenos sociais concretos com recurso a estas teorias (OA3).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre consiste em três elementos, cuja média ponderada corresponde à classificação final na UC. A nota mínima a obter em cada elemento é 9 valores. 1. Debate entre alunos, em grupo (20%): Em sessões semanais pré-definidas, 2 grupos de alunos ficam responsáveis por responder, com base nos recursos indicados, à pergunta da docente sobre o tema da aula, submetê-la por escrito no fórum de Q&A do Moodle (200-300 palavras) e debatê-la presencialmente com a turma (cerca de 30 min.). 2. Trabalho escrito individual (40%): Escrita em aula de um breve ensaio crítico-analítico (2-4 p.), que consiste na análise de uma notícia da atualidade escolhida pelo aluno a partir de duas teorias microssociológicas, com base na bibliografia indicada pela docente. O ensaio requer a preparação prévia em tempo de trabalho autónomo para ser realizado em aula síncrona (2h), com possibilidade de consulta da bibliografia anotada. 3. Resposta individual a quatro questões de desenvolvimento (40%): As perguntas serão disponibilizadas a meio do semestre, devendo ser respondidas pelos alunos com base nos recursos indicados, em tempo de trabalho assíncrono e entregues após o fim do período curricular. Os alunos devem optar por uma de três modalidades de resposta: i) responder autonomamente por escrito às quatro questões; (ii) responder por escrito às quatro questões, fazendo uma análise crítica das respostas obtidas em chatbots de Inteligência Artificial; (iii) submeter um vídeo original (2-4 min.) com o respetivo guião, respondendo a apenas uma das perguntas de forma dinâmica e fundamentada, valorizando o formato audiovisual. É permitida a submissão de vídeos filmados/editados de forma colaborativa, que juntem as respostas individuais de vários alunos. Critérios de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) A avaliação por exame consiste numa prova escrita de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação ao longo do semestre.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem assenta na frequência semanal de aulas síncronas presenciais (3h/semana) e no trabalho autónomo assíncrono desenvolvido pelos alunos (3h/semana). As aulas combinam uma componente teórico-expositiva com duas componentes de trabalho prático pelos alunos, para as quais é fundamental a consulta prévia ativa – lendo, anotando, sublinhando, resumindo, etc. - dos materiais disponibilizados. O ponto de partida das aulas são breves debates semanais orientados por uma questão da docente, em torno dos recursos da UC, permitindo um processo de aprendizagem liderado pelos alunos (organizados em grupo) e centrado na discussão crítica da bibliografia. A componente expositiva que se segue ao debate pretende sistematizar as reflexões feitas pelos alunos em torno dos aspetos centrais dos conteúdos programáticos. A realização de exercícios práticos no final das aulas permite aplicar os conhecimentos teóricos e desenvolver competências analíticas e críticas, de forma orientada.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os três objetivos de aprendizagem da UC são de ordem compreensiva (OA1 e 2) e analítica (OA3). No que toca aos objetivos compreensivos, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos acerca do pensamento sociológico e das relações sociais de nível micro e meso (OA1), assim como dos principais temas e debates da disciplina (OA2). Para tal, a componente teórico-expositiva das aulas e o trabalho assíncrono desenvolvido pelos alunos são fundamentais, permitindo a contextualização das leituras, o esclarecimento de dúvidas e a apropriação ativa dos conteúdos da UC, após um primeiro contacto autónomo com os mesmos. A aquisição destes conhecimentos fundamentais é a base para o desenvolvimento de competências analíticas de ordem “superior”, nomeadamente, explicar a realidade social a partir da lente de análise da sociologia, numa postura crítica face ao senso comum (OA3). Por isso, todos os elementos de avaliação requerem a análise de fenómenos sociais concretos em direta articulação com as teorias apreendidas. Pela mesma razão, os debates semanais em grupo ao longo do semestre e a realização de exercícios em aula pretendem estimular a troca de ideias em fórum científico, demonstrando a utilidade e a aplicabilidade prática da sociologia. Em consonância, todos os elementos de avaliação requerem a utilização apropriada e intensiva da bibliografia-base da UC, possuindo uma forte componente de leitura e escrita técnica. Com o intuito de reforçar a inclusão e o sucesso de todos os alunos, oferecem-se várias modalidades possíveis de elaboração do elemento n.º 3, sem comprometer o critério de avaliação central deste elemento, que é a compreensão e apropriação crítica da bibliografia pelos alunos: texto escrito integralmente pelo aluno; análise crítica de texto produzido por IA; formato audiovisual.
Observações / Observations
A utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) é permitida como apoio ao estudo. Não serão aceites trabalhos cuja base, forma ou conteúdo tenha sido (re)escrito ou concebido por IA. Todas as componentes do trabalho devem ser da autoria intelectual dos alunos. Tal prende-se com a importância do desenvolvimento de competências de pensamento autónomo entre futuros cientistas sociais, para as quais o treino da leitura e da escrita analítica é fundamental. Abre-se uma exceção a esta regra no elemento de avaliação n.º 3, em que os alunos podem optar por responder às perguntas a partir de uma análise crítica das respostas obtidas num chat bot de IA. É obrigatório creditar devidamente todas as ferramentas e recursos utilizados de forma legítima na elaboração dos trabalhos, indicando, no caso da IA generativa, os prompts concebidos e as respostas recebidas, bem como a reflexão do aluno em torno das mesmas e a forma como integrou esses contributos no seu trabalho. Todos os elementos de avaliação escritos digitalmente deverão ser (i) elaborados num documento Google Docs posteriormente partilhado com a docente e (ii) submetidos no Moodle para deteção de plágio.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Boudon, R. (1982). The Unintended Consequences of Social Action. London, MacMillan Press. Collins, R. (2005). Interaction Ritual Chains. Princeton University Press. Goffman, E. (1993 [1956]). A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias. Lisboa, Relógio d’Água. Harrington, B., & Fine, G. A. (2000). Opening the black box: small groups and twenty-first-century sociology. Social Psychology Quarterly, 63 (4), 312-323. Kadushin, C. (2012). Understanding Social Networks – Theories, Concepts, and Findings. Oxford, Oxford University Press. Pires, R. P. (2012). O problema da ordem. Sociologia, Problemas e Práticas, 69, 31-45. Ritzer, G., & Stepnisky, J. (2018). Sociological Theory. Los Angeles, Sage. Turner, B. S. (ed.) (1996 [2002]). Teoria Social. Lisboa, Difel. Turner, J. H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. II – Microdynamics. New York, Springer. Turner, J. H. (2014), Theoretical Sociology – A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories. Newbury Park, Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Berger, P., & Luckmann, T. (2003 [1985]). A Construção Social da Realidade – Tratado de Sociologia do Conhecimento. Petrópolis, Editora Vozes. Goffman, E. (1983). The interaction order. American Sociological Review, 48 (1), 1-17. [versão PT-BR disponível] Granovetter, M. S. (1973). The strength of weak ties. American Journal of Sociology, 78(6), 1360–1380. [versão PT-BR disponível] Pais, J. M. (2003). Sociologia da Vida Quotidiana. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Pires, R. P. (2014). Modelo teórico de análise sociológica. Sociologia, Problemas e Práticas, 74, 31–50. Portes, A. (1998). Social capital: its origins and applications in modern sociology. Annual Review of Sociology, 24, 1–24. Turner, J. H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. III – Mesodynamics. New York, Springer. Turner, J. H. (2013), Theoretical Sociology – 1830 to the Present. Newbury Park (CA), Sage. Walsh, M. J. (2022). About 'face’: Reconsidering Goffman’s theory of face-work for digital culture. In M. H. Jacobsen & G. Smith (Eds.), The Routledge International Handbook of Goffman Studies. London, Routledge, 207–218. Weber, M. (2008 [1922]). Conceitos fundamentais de sociologia. In Cruz, M. B. (ed.). Teorias Sociológicas Clássicas – Os fundadores e os clássicos. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 583-602.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-06