Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos elementares de desenho assistido por computador.
Objetivos Gerais / Objectives
Este UC faz parte de uma sequência dedicada à metodologia BIM. Esta sequência decorre em paralelo com Sistemas e Processos Construtivos I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes. Modelação da Informação da Construção I partilha a avaliação de Sistemas e Processos de Construção I e lida principalmente com a modelação de edifícios de estrutura de betão armado e estruturas de aço. Trata da modelação BIM orientada principalmente para a conceção, projeto e construção de edifícios, abrangendo diferentes sistemas que compõem um edifício. Centra-se em pormenor na ligação entre o modelo e a construção e introduz os conceitos e práticas de coordenação e organização do trabalho. Para além da aquisição de competências em software e metodologias, a UC promove também a crítica das limitações e potencialidades do software e das metodologias, preparando-os para um futuro de evolução tecnológica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Conhecer as dimensões e usos BIM e relácioná-los com práticas de modelação adequadas. OA2 - Executar modelos BIM das especialidades de Arquitectura e Estruturas de edifícios de betão-armado e estrutura metálica convencionais, aplicando regras de modelação adequadas para satisfazer. OA3 - Trabalhar de forma colaborativa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os conteúdos programáticos (CP) são: CP1. História e Fundamentos da metodologia BIM. CP2. Modelação de Estruturas de Betão-Armado. CP3. Modelação de Arquitectura: paredes, tectos, vãos, elementos secundários. CP4. Produção de mapas de quantidades, peças desenhadas e anotações. CP5. Plataformas e trabalho colaborativo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre objetivos de aprendizagem (OA) e conteúdos programáticos (CP) pode ser representada da forma seguinte: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4. OA2 - CP2, CP3, CP4, CP5. OA3 - CP5.
Avaliação / Assessment
A avaliação é contínua e ocorre nas aulas, onde o professor verifica os exercícios semanais, relatórios de visitas e palestras de convidados e a participação na aula (50%). Há ainda um projeto de grupo desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa e realizado em conjunto com a disciplina de Sistemas e Processos de Construção I (50%). A discussão final do projeto, que acontece na última semana de aulas, e a participação nas visitas a obras são obrigatórias. A avaliação contínua exige ainda ainda uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. Dado o caractér prático e a metdologia de avaliação da UC, não há exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são baseadas em trabalho pelos alunos em Laboratório de Informática. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação semanais no formato de vídeos e material de leitura, que deverão visionar e trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas, tópicos avançados, elaboração de exercícios e acompanhamento dos trabalhos. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A aprendizagem baseia-se no auto-estudo e nos trabalhos de casa, complementados e apoiados pela discussão de questões e temas avançados, e pela exposição prática nas aulas. Segue-se um aprofundamento por parte do aluno no desenvolvimento do seu projeto final, resultando na interiorização dos fundamentos teóricos, domínio das técnicas e conscencialização dos obstáculos à sua aplicação. Esta metodologia de aprendizagem permite ajustar o ritmo e a profundidade do trabalho, investindo o aluno o esforço necessário para construir os seus conhecimentos e competências. Este aspeto é decisivo, dada a complexidade de algumas partes do programa e a necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. Os conteúdos de apoio, sob a forma de manuais, artigos do sector, vídeos e outros materiais de estudo, permitem ao aluno revisitar a explicação durante o seu trabalho independente, aumentando a sua autonomia e capacidade de aprendizagem ao longo da vida. O objetivo da avaliação contínua é incentivar o acompanhamento e a interação entre os alunos e entre estes e o professor ao longo do semestre e permitir que os alunos avaliem os seus progressos e desempenho em tempo útil. O curso decorre em paralelo com a UC Sistemas e Processos de Construção I, que aplica as metodologias aprendidas a projectos concretos. Isto permite que os alunos vejam as aulas como oportunidades de aprendizagem prática que podem aplicar e adaptar aos seus próprios projectos. As visitas de campo permitem aos alunos consolidar os seus conhecimentos e avaliar de forma concreta como as competências adquiridas são utilizadas na vida real.
Observações / Observations
Esta UC funciona em paralelo com a UC de Sistemas e Processos de Construção de Edifícios do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos aí tratados são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 ROBERTI; F.; FERREIRA; D. (2021). Increasing Autodesk Revit Productivity for BIM Projects: A practical guide to using Revit workflows to improve productivity and efficiency in BIM projects. Packt Publishing. BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623 SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. Wiley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN ‎ 978-0415601672 HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN‎ 978-1118942765 BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-16