Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos elementares de desenho assistido por computador.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC integra uma sequência dedicada à metodologiaBIM que se desenvolvem em paralelo com as UCs de Sistemas e Processos de Construção I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes. Decorre em paralelo e partilha a avaliação de Sistemas e Processos de Construção II, aborda a modelação de edifícios de estrutura metálica. Aborda a modelação em BIM orientada maioritarimente para o projeto de edifícios, percorrendo a modelação, os diferentes sistemas. Foca em detalhe a ligação entre o modelo e a construção e introduz os conceitos e práticas, ainda simplificadas, de coordenação e organização do trabalho. É ainda seu objetivo que os alunos, para além de ganharem proficiência nos softwares e metodologias, critiquem as limitações e potencialidades, preparando-se para um futuro de evolução tecnológica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Modelação de terrenos e estruturas não convencionais. OA2. Modelação de famílias. OA3. Modelação de estruturas metálicas e de madeira. OA4. Gestão do trabalho e interoperabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Modelação de Terrenos e Escavações CP2. Modelação de famílias. CP3. Modelação de estruturas metálicas e de madeira. CP4. Modelação de viadutos e túneis. CP5. Gestão de templates. CP6. Produção de imagens foto-realistas. CP7. Interoperabilidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre objetivos de aprendizagem (OA) e conteúdos programáticos (CP) pode ser representada da forma seguinte: OA1 - CP1, CP4. OA2 -CP2, CP3, CP4. OA3 - CP2, CP3. OA4 - CP5, CP6, CP7.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica consiste em dois testes individuais realizados em aula (30%) e um trabalho de modelação em grupo, segundo metodologia colaborativa, que é feito em conjunto com a UC de Sistemas e Processos de Construção II (70%). Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes igual ou superior a 9,5 e tenham nota acima de 8,0 em todos os testes. Para participar na avaliação periódica a assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas. Exame final (teórico e prático).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão baseadas em trabalho pelos alunos em Laboratório de Informática. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação das aulas no formato de vídeos e material de leitura, que deverão visionar e trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas e elaboraçã de exercícios. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Partindo da exposição teórico-prática, seguida por experimentação por parte do aluno, vai acontecendo a exploração das tecnologias e obstáculos à sua aplicação e a interiorização. A metodologia de ensino, pela alternância preconizada, permite ajustar o ritmo de trabalho ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de partes do programa e à necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. Os conteúdos de apoio - vídeos gravados pelo docente - permite aos alunos, durante o seu trabalho autónomo, revisitar a explicação, aumentando a autonomia. A avaliação periódica teórica e prática tem como objectivo incentivar o acompanhamento e interacção continuada e permitir ao estudante aferir a sua progressão e desempenho. A UC desenvolve-se em paralelo com a UC de Projeto em Tecnologias Digitais Aplicadas, que aplica em projetos concretos as metodologias aprendidas. Isto permite aos alunos encarar as aulas como oportunidades de aprendizagem prática.
Observações / Observations
Esta UC funciona em paralelo com a UC de Sistemas e Processos de Construção de Edifícios do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos aí tratados são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-16