Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04307
Acrónimo :
04307
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos elementares de desenho assistido por computador.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC integra uma sequência dedicada à metodologiaBIM que se desenvolvem em paralelo com as UCs de Sistemas e Processos de Construção I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes. Decorre em paralelo e partilha a avaliação de Sistemas e Processos de Construção II, aborda a modelação de edifícios de estrutura metálica. Aborda a modelação em BIM orientada maioritarimente para o projeto de edifícios, percorrendo a modelação, os diferentes sistemas. Foca em detalhe a ligação entre o modelo e a construção e introduz os conceitos e práticas, ainda simplificadas, de coordenação e organização do trabalho. É ainda seu objetivo que os alunos, para além de ganharem proficiência nos softwares e metodologias, critiquem as limitações e potencialidades, preparando-se para um futuro de evolução tecnológica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Modelação de terrenos e estruturas não convencionais. OA2. Modelação de famílias. OA3. Modelação de estruturas metálicas e de madeira. OA4. Gestão do trabalho e interoperabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Modelação de Terrenos e Escavações CP2. Modelação de famílias. CP3. Modelação de estruturas metálicas e de madeira. CP4. Modelação de viadutos e túneis. CP5. Gestão de templates. CP6. Produção de imagens foto-realistas. CP7. Interoperabilidade.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A relação entre objetivos de aprendizagem (OA) e conteúdos programáticos (CP) pode ser representada da forma seguinte: OA1 - CP1, CP4. OA2 -CP2, CP3, CP4. OA3 - CP2, CP3. OA4 - CP5, CP6, CP7.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em dois testes individuais realizados em aula (30%) e um trabalho de modelação em grupo, segundo metodologia colaborativa, que é feito em conjunto com a UC de Sistemas e Processos de Construção II (70%). Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes igual ou superior a 9,5 e tenham nota acima de 8,0 em todos os testes. Para participar na avaliação periódica a assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas. Exame final (teórico e prático).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão baseadas em trabalho pelos alunos em Laboratório de Informática. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação das aulas no formato de vídeos e material de leitura, que deverão visionar e trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas e elaboraçã de exercícios. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Partindo da exposição teórico-prática, seguida por experimentação por parte do aluno, vai acontecendo a exploração das tecnologias e obstáculos à sua aplicação e a interiorização. A metodologia de ensino, pela alternância preconizada, permite ajustar o ritmo de trabalho ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de partes do programa e à necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. Os conteúdos de apoio - vídeos gravados pelo docente - permite aos alunos, durante o seu trabalho autónomo, revisitar a explicação, aumentando a autonomia. A avaliação periódica teórica e prática tem como objectivo incentivar o acompanhamento e interacção continuada e permitir ao estudante aferir a sua progressão e desempenho. A UC desenvolve-se em paralelo com a UC de Projeto em Tecnologias Digitais Aplicadas, que aplica em projetos concretos as metodologias aprendidas. Isto permite aos alunos encarar as aulas como oportunidades de aprendizagem prática.

Observações / Observations


Esta UC funciona em paralelo com a UC de Sistemas e Processos de Construção de Edifícios do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos aí tratados são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling. CT197 (2016). Plano de Execução BIM SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN: 9781119287537 BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623 KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN ‎ 9780470239605 BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291 HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN‎ 978-1118942765 Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN ‎ 978-0415601672

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-16