Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos de modelação BIM.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC integra uma sequência dedicada à metodologia BIM que se desenvolvem em paralelo com as UCs de Sistemas e Processos de Construção I e II. Modelação da Informação da Construção II funciona em paralelo e partilha a avaliação de Sistemas e Processos de Construção II, e a aborda a modelação de edifícios e os seus sistemas e redes e Infraestruturas como estradas, obras de arte. A UC foca-se na ligação entre o modelo e a construção e introduz os conceitos e práticas, ainda simplificadas, de coordenação e organização do trabalho. É ainda seu objetivo que os alunos, para além de ganharem proficiência nos softwares e metodologias, critiquem as limitações e potencialidades, preparando-se para um futuro de evolução tecnológica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objetivos gerais são concretizados nos seguintes objetivos de aprendizagem: OA1. Modelação de terrenos e infraestruturas: estradas, viadutos, estruturas especiais. OA2. Modelação de sistemas, redes e equipamentos em edifícios. OA3. Gestão do trabalho e interoperabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Modelação de terrenos, movimentação de terras e e estruturas de contenção. CP2. Criação de famílias. CP3. Modelação de vias e obras de arte. CP4. Modelação de equipamentos e sistemas em edifícios: ventilação e climatização, abastecimento de águas, gás e energia, drenagens, etc. CP5. Customização de softwares de modelação e gestão de templates.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem estão estruturados para proporcionar um conhecimento abrangente e prático, permitindo aos alunos dominar a modelação de obras de arte, bem como a modelação de redes, sistemas e equipamentos em edifícios. A gestão do trabalho e a interoperabilidade são enfatizadas, preparando os alunos para enfrentar os desafios do setor e adaptarem-se às formas de trabalhar mais evoluídas. A correspondência entre OA e CP é a seguinte: OA1 – CP1, CP2, CP3 OA2 – CP2, CP4 OA3 – CP5
Avaliação / Assessment
Devido ao ensino baseado em projeto, a avaliação é ao longo do semestre e consiste em: - exercícios individuais lançados nas aulas e completados autonomamente, relatórios de visitas e participação na aula (40%). - projeto individual desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa, com discussão final e realizado em conjunto com a disciplina de Sistemas e Processos de Construção II (60%). A participação nas visitas a obras é obrigatória. É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Não há exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão baseadas em trabalho pelos alunos em Laboratório de Informática. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação das aulas no formato de vídeos e material de leitura, que deverão visionar e trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas e exercícios. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Partindo da exposição teórico-prática, seguida por experimentação por parte do aluno, vai acontecendo a exploração das tecnologias e obstáculos à sua aplicação e a interiorização. A metodologia de ensino, pela alternância preconizada, permite ajustar o ritmo de trabalho ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de partes do programa e à necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. Os conteúdos de apoio - vídeos pré-gravados e gravados pelo docente - permite aos alunos, durante o seu trabalho autónomo, revisitar a explicação, aumentando a autonomia. A avaliação periódica teórica e prática tem como objectivo incentivar o acompanhamento e interacção continuada e permitir ao estudante aferir a sua progressão e desempenho.
Observações / Observations
Esta UC funciona em paralelo com a UC de Sistemas e Processos de Construção de Edifícios do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos aí tratados são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
buildingSMART Portugal. (2024). Employer's Information Requirements (EIR). Retrieved from https://github.com/buildingSMART-Portugal/EIR/blob/main/EIR.md HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426 ROBERTI; F.; FERREIRA; D. (2021). Increasing Autodesk Revit Productivity for BIM Projects: A practical guide to using Revit workflows to improve productivity and efficiency in BIM projects. Packt Publishing. BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623 SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. Wiley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
NBS. (2022). BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained. Retrieved October 25, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained Hardin, B., & McCool, D. (2015). BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows. Wiley; 2nd edition. ISBN 978-1118942765 Penn State University. (2020). Project Execution Planning Guide. Crotty, R. (2011). The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction. Routledge. ISBN 978-0415601672
Data da última atualização / Last Update Date
2024-10-09