Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Domínio de modelação BIM.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC integra uma sequência dedicada à metodologia Building Information Modelling. Decorre em paralelo e partilha a avaliação de Sistemas, Instalações e Edifícios Inteligentes, aborda a modelação de redes de edifícios. Nesta UC serão ainda abordados tópicos complementares às UC anteriores, ligados à verificação de qualidade, requisitos de modelação para usos menos comuns, questões operacionais de interoperabilidade, softwares Open-Source. Pretende-se assim abrir os horizontes dos alunos para além da produção de conteúdos regular e das ferramentas mais comuns, sensibilizando-os para os caminhos futuros das ferramentas e estimulando a capacidade de avançar para além das fronteiras actuais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Modelação de redes em edifícios. OA2. Conhecer, aplicar e verificar requisitos de qualidade de modelação. OA3. Compreender a interoperabilidade na construção digital e trabalhar em ambientes colaborativos abertos. OA4. Conhecer e desenvolver métodos de trabalho usando softwares Open-Source e partilha de informação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Modelação de redes de AVAC, águas, gás e energia. CP2. Garantia de qualidade, técnicas e softwares de Q&A CP3. Utilização de modelos BIM para sustentabilidade, análise energética, gestão de instalações. CP4. Formas abertas de troca de informação, formato IFC CP5. Softwares de modelação Open-Source e metodologias abertas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre objetivos de aprendizagem (OA) e conteúdos programáticos (CP) pode ser representada da forma seguinte: OA1 - CP1. OA2 - CP2, CP3. OA3 -CP3, CP4, CP5. OA4 - CP3, CP4, CP5.
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica consiste em 2 testes individuais realizados em aula (30%) e um trabalho de modelação em grupo, segundo metodologia colaborativa, que é feito em conjunto com a UC de Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes (70%). Dispensam de exame os alunos que obtenham simultaneamente média dos testes =>9,5 e tenham nota acima de 8,0 em todos os testes. Para participar na avaliação periódica a assiduidade deverá ser >= 2/3 das aulas. Exame final com componente teórica e prática.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão baseadas em trabalho pelos alunos em Laboratório de Informática. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação das aulas no formato de vídeos e material de leitura, que deverão visionar e trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas e elaboraçã de exercícios. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Partindo da exposição teórico-prática, seguida por experimentação por parte do aluno, vai acontecendo a exploração das tecnologias e obstáculos à sua aplicação e a interiorização. A metodologia de ensino, pela alternância preconizada, permite ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. Os conteúdos de apoio, sob a forma de tutoriais e vídeos gravados pelo docente, permite aos alunos, durante o seu trabalho autónomo, revisitar a explicação, aumentando a sua autonomia. A avaliação periódica teórica e prática tem como objectivo incentivar o acompanhamento e interacção continuada e permitir ao estudante aferir atempadamente a sua progressão e desempenho. A UC desenvolve-se em paralelo com a UC de Projeto em Tecnologias Digitais Aplicadas, que aplica em projetos concretos as metodologias aprendidas. Isto permite aos alunos encarar as aulas como oportunidades de aprendizagem prática que poderão aplicar e adaptar no seu projecto.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
ISO 19650-1&2:2018. Organization and digitization of information about buildings and civil engineering works, including building information modelling (BIM) - Information management using building information modelling. CT197 (2016). Plano de Execução BIM SACKS, R., EASTMAN, C., LEE, G., TEICHOLZ, P. (2018). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors. WileyBIM, ISBN: 9781119287537 BORRMANN A. (ed). (2018) Building information modeling : technology foundations and industry practice. Springer, ISBN: 9783319928623 KRYGIEL, E. (2008), Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling, Sybex; 1st edition, ISBN ‎ 9780470239605 BARNES, P., (2020). BIM for Project Managers: Digital Construction Management, ICE Publishing, ISBN 9780727765291 HOLZER, D. (2016). The BIM manager's handbook: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley, ISBN 9781118982426
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved October 25th, 2022, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained HARDIN, B.; MCCOOL, D. (2015), BIM and Construction Management: Proven Tools, Methods, and Workflows, Wiley; 2nd edition, ISBN‎ 978-1118942765 Pen State University (2020). Project Execution Planning Guide.CROTTY, R. (2011), The Impact of Building Information Modelling: Transforming Construction, Routledge; ISBN ‎ 978-0415601672
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16