Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04309
Acrónimo :
04309
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
15.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
21.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Ambientes Virtuais de Aprendizagem tem como objetivos dotar o estudante de competências que lhe permitam selecionar uma plataforma de gestão e distribuição de conteúdos, configurar e personalizar a plataforma, administrar, criar e gerir cursos e conteúdos de formação/educação. Pretende-se que o estudante desenvolva competências de área tecnológica e pedagógica, de forma a conceber o design instrucional de atividades e recursos na criação de cursos a distância.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao completar esta UC com sucesso, o estudante será capaz de: OA1. Avaliar e selecionar plataformas de gestão e distribuição de cursos e conteúdos de educação e formação; OA2. Instalar, configurar, personalizar e administrar plataformas de gestão de conteúdos OA3. Produzir conteúdos de aprendizagem para cursos e formações à distância OA4. Planear e executar o design de cursos à distância nas componentes pedagógicas e técnicas OA5. Estruturar, construir e implementar cursos em plataformas de gestão de conteúdos/aprendizagem

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Caracterização e seleção de plataformas de gestão e distribuição de conteúdos de aprendizagem - Learning Management Systems (LMS) - Content Management Systems (CMS) - Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) CP2. Utilização de plataformas LMS - Instalação - Configuração - Administração - Personalização - Criação e gestão de conteúdos CP3. Desenvolvimento de cursos para ensino à distância - Design pedagógico - Modelos de design da instrução - Planeamento e conceção de atividades, recursos de aprendizagem e de avaliação CP4. Produção e avaliação de e-conteúdos: contexto, conteúdo, funcionalidade e pertinência

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular de Ambientes Virtuais de Aprendizagem centra-se na implementação de uma plataforma de gestão e distribuição de cursos e conteúdos de aprendizagem, passando pelas etapas de configuração e personalização, até à conceção de cursos e conteúdos educativos na plataforma. A sequência dos conteúdos programáticos está em linha com os objetivos de aprendizagem da UC, permitindo aos estudantes percorrer todas as etapas de implementação de um projeto de aprendizagem à distância, suportado por uma plataforma que permite a gestão, criação e distribuição de cursos, em concordância com os objetivos da UC definidos. Ligação entre temas (CP) e OA: CP1 - OA1; CP2 - OA2; CP4 - OA3; CP3 - OA4 e OA5.

Avaliação / Assessment


Os estudantes são avaliados a 100% por projeto, que inclui um relatório justificativo de todas as fases, nos seguintes moldes: 1.ª Época: Projeto de Grupo (70%) composto pelas fases: a) Configuração e personalização de LMS (40%); b) Design e construção de um curso (30%); c) Produção de um e-conteúdo (30%); Discussão individual na 1.ª época de avaliação (30%). Para cada fase do projeto é exigida uma nota mínima de 7,5 valores, assim como para a discussão final. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores para aprovação na UC. 2.ª Época e Época Especial: Projeto individual (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será baseado em projeto (Project Based Learning), levando o estudante a assumir um papel ativo ao longo da UC. O projeto será realizado individualmente com base em contextos reais de formação/educação, de acordo com os conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem. As aulas terão uma abordagem prática, distribuídas em momentos de demonstração, exploração, realização de atividades individuais e em pequeno grupo, permitindo ao estudante desenvolver competências para a execução do projeto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia a adotar, baseada em projeto (Project Based Learning), permite ao estudante assumir um papel ativo na realização das diversas fases de desenvolvimento de um projeto de formação a distância, de acordo com os objetivos de aprendizagem da UC. Assim, a concretização dos objetivos da UC é conseguida passo-a-passo, desde a configuração e customização de uma plataforma de gestão e distribuição de cursos, à conceção de recursos educativos, design e produção de cursos diretamente na plataforma.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Kasim, N. N. M., & Khalid, F. (2016). Choosing the Right Learning Management System (LMS) for the Higher Education Institution Context: A Systematic Review. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 11(6). Dillenbourg, P. (2000). Virtual learning environments. Proceedings of EUN Conference 2000, Learning in the New Millennium: Building New Education Strategies for Schools. Workshop on Virtual Learning Environments. Geneva. Nash, S. & Rice, W. (2018). Moodle 3 E-Learning Course Development - Fourth Edition. Birmingham: Packt Publishing Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (3rd ed.). Tony Bates Associates Ltd. https://pressbooks.bccampus.ca/teachinginadigitalagev3m/ Clark, R. C., & Mayer, R. E. (2016). E-learning and the science of instruction: Proven guidelines for consumers and designers of multimedia learning. New Jersey: John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Krouska, A., Troussas, C., & Virvou, M. (2017). Comparing LMS and CMS platforms supporting social e-learning in higher education. In 2017 8th International Conference on Information, Intelligence, Systems & Applications (IISA) (pp. 1-6). IEEE. Malasri, S. (2000). The McGraw-Hill Handbook of Distance Learning. Journal of Professional Issues in Engineering Education and Practice, 126(1), 41-42. Denmeade, N. (2015). Gamification with Moodle. Birmingham: Packt Publishing Buchener, A. (2016). Moodle 3 Administration - Third Edition: An administrator's guide to confi guring, securing, customizing, and extending Moodle 3rd Edition. Birmingham: Packt Publishing Nash, S. (2018). Moodle Course Design Best Practices - Second Edition. Birmingham: Packt Publishing

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16