Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04311
Acrónimo :
04311
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


460 - Matemática e estatística

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivo geral o contacto com a linguagem própria das finanças e a aquisição dos principais abordagens, técnicas e modelos financeiros. Trata-se de uma UC com uma forte componente prática. A resolução de trabalhos individuais ou de grupo será contextualizada para utilização das tecnologias digitais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Analisar, relacionar, comparar e sintetizar conceitos na resolução de problemas financeiros OA2. Extrair informação por análise de modelos e fazer deduções a partir dos dados financeiros OA3. Utilizar os conceitos e métodos utilizados em cálculo financeiro e em matemática financeira OA4. Calcular juros simples e compostos, taxas, prestações e saber capitalizar / atualizar OA5. Entender e argumentar sobre equivalência de capitais, opções de financiamento e sistemas de amortização OA6. Adquirir os conhecimentos analíticos básicos para aplicar o conceito de juro na solução de problemas de empréstimo e investimento de capital OA7. Compreender a importância da modelação financeira para melhoria da performance empresarial OA8. Aplicar a matemática nos processos financeiros de uma empresa (ou do mercado empresarial) e nos planos financeiros, quer sejam estratégicos (de longo prazo) quer sejam operacionais (de curto prazo).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 O modelo genérico da empresa. As funções da Contabilidade e das Finanças. Os extratos financeiros - lucro e cash flow. As várias performances na empresa. CP2 Valor Financeiro do Tempo. Capitalizar e Atualizar. Equivalência de capitais. CP3 Orçamentação de tesouraria. Custo de capital. Break even. CP4 Orçamentação de capital: análise de risco com cenários. CP5 Avaliação de ações comuns e obrigações. CP6 Introdução ao Cálculo Atuarial.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CPs) estão relacionados com cada um dos objetivos de aprendizagem (OAs) da seguinte forma: OA1: CP1 a CP6, que devem permitir compreender todo o conjunto de interligações no meio financeiro OA2: CP3 e CP4, da análise completa de projetos de investimento OA3: CP2, conteúdos muito práticos da matemática financeira essencial OA4: CP2 OA5: CP2 OA6: CP2 a CP5, acrescentando o detalhe do financiamento dos projetos de investimento OA7: CP1 e CP3, com elaboração de tabelas de cash flow OA8: CP2 a CP6

Avaliação / Assessment


Aprovação com classificação não inferior a 10 valores (escala 1-20) numa das modalidades seguintes: - Avaliação ao longo do semestre: assiduidade e participação (10%) + trabalho individual (20%) e de grupo (20%) + teste (50%), ou - Avaliação por Exame (100%). Não existe a possibilidade de realizar prova oral para melhoria de nota. Mas pode haver lugar a prova oral para defesa de nota superior a 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEAs): MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência MEA2. Participativas, com análise de técnicas e metodologias MEA3. Ativas, com realização de trabalho individual e de grupo MEA4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEAs) visam atingir os objetivos de aprendizagem (OAs) conforme indicado de seguida: MEA1 - OA1 a OA7, sendo o OA8 um objetivo que visa a interligação de todos os conteúdos relativos a estes OA MEA2 - OA1 a OA8, é fortemente aconselhada a participação em aula, com vista ao enriquecimento dos conteúdos a abordar MEA3 - OA8, objetivo a cumprir com a realização dos trabalhos com avaliação específica MEA4 - OA1 a OA8, é fortemente aconselhado o estudo contínuo dos materiais disponíveis

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chambers D.R., Qin L. (2021). Introduction to financial mathematics: with computer applications. Chapman & Hall/CRC Press. ISBN 978-0367410391 Wilders R.J. (2020). Financial Mathematics for Actuarial Science: The Theory of Interest. Taylor & Francis Group/CRC Press. ISBN: 978-0367253080 Ohsaki S., Ruppert-Felsot J., Yoshikawa D. (2018). R Programming and Its Applications in Financial Mathematics. Taylor & Francis Group/CRC Press. ISBN: 978-1498766098

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Beninga, S. (2014). Financial Modeling, 4th Edition. MIT Press. ISBN: 978-0262027281 Samanez C.P. (2010). Matemática Financeira, 5ª Edição. Pearson Prentice Hall. Hazzan, S., Ponpeu, J.N. (2007). Matemática Financeira, 6ª Edição. Saraiva.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-06