Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar conhecimentos e competências sobre os instrumentos de monitorização da performance de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa base tecnológica Dotar os alunos de qualificações que lhes permita apoias as entidades na definição do seu modelo de análise e de acompanhamento da gestão, alinhado com a sua estratégia, suportado em avançada tecnologia de informação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: 1. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de gestão da performance 2. Saber selecionar os instrumentos de gestão de performance mais adequados às necessidades da entidade e dos seus gestores, garantindo o alinhamento 3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira e organizá-la apropriada tecnologia que contribua para i aumento de valor das decisões de gestão; 4. Propor a aplicação de ferramentas concetuais e tecnológicas que permitam organizar de forma contínua um modelo integrado de avaliação e de monitorização da performance das entidades.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 ? Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão 1.1 Enquadramento estratégico 1.2 Múltiplas perspetivas da performance 1.3 Princípios e atributos de um sistema de medição da performance 2 ? Instrumentos para a monitorização da performance 2.1 As 3 categorias de instrumentos 2.2 Instrumentos técnicos ou de pilotagem: corporate performance management (CPM) 2.3. Instrumentos de natureza comportamental: organização em centros de responsabilidade, preços internos e avaliação da performance dos centros de responsabilidade 2.4. Instrumentos de diálogo: comunicar e fazer participar os gestores num processo interativo, estruturado e organizado 3. Tecnologias digitais aplicadas a um modelo integrado de Análise e Monitorização da Performance 3.1 Requisitos do sistema tecnológico 3.2 Integração de informação (histórica e prospetiva, financeira e não financeira) e sua difusão pelos responsáveis da gestão das entidades
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? ponto 1 a 3 do programa OA2 ? ponto 2 do programa OA3 ? pontos 2 e 3 do programa OA4 - ponto 3 do programa
Avaliação / Assessment
Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual:20%; b)1 trabalho individual (20%) e 1 grupo:(20%); c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10. Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, face aos objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas-base teórica de referência 2.Participativas, análise e discussão de casos de estudo, para aplicação da tecnologia às bases teóricas 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico 4.Auto-estudo, através de trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 ? OA1, OA2 MEA2 ? OA2, OA3 MEA3 ? OA2, OA3, OA4 MEA4 ? Transversal a todos os OA
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems ? Performance Measurement, Evaluation and Incentives ,2ª Ed. Prentice Hall, 2011 Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 11ª Ed. Lisboa, Áreas Ed., 2021 Anthony, R.N., Vijay Govindarajan,Frank Hartmann, Kalle KrausGoeran Nilsson, Management Control Systems,13ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2014
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Descentralizar e responsabilizar por Resultados. A organização em centros de responsabilidade, Áreas Global 2009 Olve, N.G., Roy, J., Wetter, M. ., Performance Drivers - a Practical Guide to using the Balanced Scorecard, 1ª Ed., Wiley Kaplan, R., Norton, D., The Balanced Scorecard ? HBS Press, Boston, 1996 Duréndez, Antonio, Daniel Ruíz-Palomob, Domingo García-Pérez-de-Lemaa, Julio Diéguez-Soto, Management control systems and performance in small and medium family firms, European Journal of Family Business, 2016
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16