Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04312
Acrónimo :
04312
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar conhecimentos e competências sobre os instrumentos de monitorização da performance de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa base tecnológica. Dotar os alunos de qualificações que lhes permita apoiar as entidades na definição do seu modelo de análise e de acompanhamento da gestão, alinhado com a sua estratégia, suportado em avançada tecnologia de informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de gestão da performance. OA2. Saber selecionar os instrumentos de gestão de performance mais adequados às necessidades da entidade e dos seus gestores, garantindo o alinhamento. OA3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira e organizá-la com a apropriada tecnologia que contribua para o aumento de valor das decisões de gestão. OA4. Propor a aplicação de ferramentas concetuais e tecnológicas que permitam organizar de forma contínua um modelo integrado de avaliação e de monitorização da performance das entidades.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais: CP1. Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão. CP2. Instrumentos para a monitorização da performance. CP3. Tecnologias digitais aplicadas a um modelo integrado de Análise e Monitorização da Performance.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração decorre da interligação dos conteúdos programáticos (PC) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: -CP1 (Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão): Relaciona-se com OA1, proporcionando bases estratégicas e metodológicas para a conceção de um diagnóstico de gestão da performance. -CP2 (Instrumentos para a monitorização da performance): Suporta OA2, apresentando diferentes categorias de instrumentos e permitindo a seleção dos mais adequados às necessidades organizacionais. -CP2 (Instrumentos de diálogo): Complementa OA1, desenvolvendo competências de comunicação e apresentação de modelos de gestão da performance. -CP3 (Tecnologias digitais aplicadas à monitorização da performance): Contribui para OA3 e OA4, ao abordar a integração da informação financeira e não financeira, suportando a análise de dados e a implementação de um modelo contínuo de avaliação da performance.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: participação em todos os instrumentos de avaliação. a) participação individual em aula: 20%; b) exercícios individuais e em grupo: 40%; d) teste escrito: 40%. Nota mínima em todos os elementos de avaliação, 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA) a utilizar serão: MEA1 - Expositiva: apresentação dos temas com enquadramento teórico. MEA2 - Ilustrativa: exemplificação da aprendizagem teórica a partir de exemplos práticos (casos de sucesso / insucesso). MEA3 - Argumentativa: apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos em grupo e individualmente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração decorre da interligação das Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas: MEA1 (Expositivas) - Relaciona-se com CP1, fornecendo a base teórica sobre sistemas de monitorização da performance. MEA2 (Participativas) - Articula-se com CP2, permitindo a aplicação prática dos instrumentos de gestão através da análise de casos. MEA3 (Ativas) - Suporta CP3, promovendo o uso de tecnologias na integração e análise de dados. MEA4 (Auto-estudo) - Complementa todos os CP, incentivando a pesquisa e consolidação autónoma do conhecimento.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Merchant, K. A., & Van der Stede, W. A. (2023). Management control systems: Performance measurement, evaluation and incentives (5th ed.). Prentice Hall. Jordan, H., Neves, J. C., & Rodrigues, J. A. (2021). O controlo de gestão: Ao serviço da estratégia e dos gestores (11ª ed.). Áreas Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Kaplan, R., & Norton, D. (1996). The balanced scorecard. HBS Press. Duréndez, A., Ruíz-Palomob, D., García-Pérez-de-Lemaa, D., & Diéguez-Soto, J. (2016). Management control systems and performance in small and medium family firms. European Journal of Family Business.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-03-06