Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar conhecimentos e competências sobre os instrumentos de monitorização da performance de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa base tecnológica. Dotar os alunos de qualificações que lhes permita apoiar as entidades na definição do seu modelo de análise e de acompanhamento da gestão, alinhado com a sua estratégia, suportado em avançada tecnologia de informação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá estar apto a compreender e implementar os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1. Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de gestão da performance. OA2. Saber selecionar os instrumentos de gestão de performance mais adequados às necessidades da entidade e dos seus gestores, garantindo o alinhamento. OA3. Saber interpretar a informação financeira e não financeira e organizá-la com a apropriada tecnologia que contribua para o aumento de valor das decisões de gestão. OA4. Propor a aplicação de ferramentas concetuais e tecnológicas que permitam organizar de forma contínua um modelo integrado de avaliação e de monitorização da performance das entidades.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC apresenta como Conteúdos Programáticos (CP) principais: CP1. Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão. CP2. Instrumentos para a monitorização da performance. CP3. Tecnologias digitais aplicadas a um modelo integrado de Análise e Monitorização da Performance.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração decorre da interligação dos conteúdos programáticos (PC) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: -CP1 (Ideias-Chave dos Sistemas de Análise e Monitorização da Gestão): Relaciona-se com OA1, proporcionando bases estratégicas e metodológicas para a conceção de um diagnóstico de gestão da performance. -CP2 (Instrumentos para a monitorização da performance): Suporta OA2, apresentando diferentes categorias de instrumentos e permitindo a seleção dos mais adequados às necessidades organizacionais. -CP2 (Instrumentos de diálogo): Complementa OA1, desenvolvendo competências de comunicação e apresentação de modelos de gestão da performance. -CP3 (Tecnologias digitais aplicadas à monitorização da performance): Contribui para OA3 e OA4, ao abordar a integração da informação financeira e não financeira, suportando a análise de dados e a implementação de um modelo contínuo de avaliação da performance.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: participação em todos os instrumentos de avaliação. a) participação individual em aula: 20%; b) exercícios individuais e em grupo: 40%; d) teste escrito: 40%. Nota mínima em todos os elementos de avaliação, 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota mínima 10 valores. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As Metodologias de Ensino-Aprendizagem (MEA) a utilizar serão: MEA1 - Expositiva: apresentação dos temas com enquadramento teórico. MEA2 - Ilustrativa: exemplificação da aprendizagem teórica a partir de exemplos práticos (casos de sucesso / insucesso). MEA3 - Argumentativa: apresentação e discussão dos projetos desenvolvidos em grupo e individualmente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta demonstração decorre da interligação das Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas: MEA1 (Expositivas) - Relaciona-se com CP1, fornecendo a base teórica sobre sistemas de monitorização da performance. MEA2 (Participativas) - Articula-se com CP2, permitindo a aplicação prática dos instrumentos de gestão através da análise de casos. MEA3 (Ativas) - Suporta CP3, promovendo o uso de tecnologias na integração e análise de dados. MEA4 (Auto-estudo) - Complementa todos os CP, incentivando a pesquisa e consolidação autónoma do conhecimento.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Merchant, K. A., & Van der Stede, W. A. (2023). Management control systems: Performance measurement, evaluation and incentives (5th ed.). Prentice Hall. Jordan, H., Neves, J. C., & Rodrigues, J. A. (2021). O controlo de gestão: Ao serviço da estratégia e dos gestores (11ª ed.). Áreas Editora.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Kaplan, R., & Norton, D. (1996). The balanced scorecard. HBS Press. Duréndez, A., Ruíz-Palomob, D., García-Pérez-de-Lemaa, D., & Diéguez-Soto, J. (2016). Management control systems and performance in small and medium family firms. European Journal of Family Business.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-06