Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04320
Acrónimo :
04320
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular de Desenvolvimento Curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos princípios, teorias e práticas relacionadas ao planeamento, implementação e avaliação de currículos educacionais. Ao explorar diversas dimensões e perspetivas associadas ao currículo, os estudantes desenvolverão competências críticas e reflexivas para enfrentar desafios complexos no campo do desenvolvimento curricular.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: OA1. Definir currículo e as dimensões associadas; OA2. Enquadrar narrativas nas diferentes teorias sobre o currículo; OA3. Compreender o papel dos agentes e estruturas do currículo; OA4. Descrever modelos de desenvolvimento curricular; OA5. Aplicar os princípios dos modelos de desenvolvimento curricular e de gestão curricular; OA6. Propor medidas de inovação curricular; OA7. Planear estratégias de avaliação curricular; OA8. Analisar situações práticas de planeamento curricular em diferentes contextos; OA9. Planear uma investigação no contexto do desenvolvimento curricular; OA10. Desenhar e aplicar instrumentos de recolha de dados de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Fundamentos teóricos sobre o currículo - O que é o currículo; - Dimensões associadas ao currículo; - Teorias curriculares; - Agentes e estruturas: do local ao global. CP2. Desenvolvimento Curricular - O que é o Desenvolvimento Curricular? - Gestão curricular; - Modelos de desenvolvimento curricular; - Inovação curricular; - Avaliação Curricular (objetivos e objetos de avaliação, interna/externa/mista, métodos e técnicas de avaliação). CP3. Planeamento Curricular em Educação e Formação - Ensino básico e secundário; - Ensino profissional; - Ensino superior.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os fundamentos teóricos sobre o currículo (CP1) prepara para os OA1, OA2 e OA3, levando a que o aluno seja capaz de definir currículo, bem como as correntes teóricas e agentes associados a este. O CP2, sobre desenvolvimento curricular sintoniza-se com os OA4, OA5, OA6 e OA7, oferendo a capacidade planear, desenvolver, inovar e avaliar um currículo local ou global. O CP3 sobre planeamento curricular em educação e formação está em linha com os OA8, OA9 e OA10, capacitando os estudantes para o planeamento de estratégias de avaliação, análise de projetos curriculares e para a conceção de aplicação de instrumentos de recolha de dados no âmbito da educação e formação no ensino básico/secundário, profissional e superior.

Avaliação / Assessment


Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação ao longo do semestre ou exame final. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre é exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Na modalidade de avaliação ao longo do semestre (1ªépoca) os estudantes: - 2 testes (40%), com nota mínima de 8,5; - realizam um trabalho de investigação em grupo durante o semestre (60%). Na modalidade de exame final (disponível para a 1ª e 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem será pautado por uma abordagem de aprendizagem ativa, portanto centrada na aprendizagem do estudante. Esta abordagem implica a aplicação de conhecimentos a novas situações, envolvendo a participação de todos os estudantes, promovendo ainda a discussão, a reflexão e o feedback, de modo a estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A fundamentação teórica sobre o currículo e as teorias associadas (OA1, OA2 e OA3) é trabalhada através da combinação de estratégia de exposição com metodologias ativas para estimular a participação dos estudantes na aprendizagem, levando-os ao treino de capacidades de resolução de problemas, pensamento crítico, expressar ideias por escrito e debater ideias. O desenvolvimento curricular (OA4, OA5, OA6 e OA7) é facilitado por uma abordagem de centrada em tarefas focadas na aplicações prática dos conhecimento adquiridos. Durante a realização destas tarefas haverá sempre interação professor-aluno com feedback personalizado e adaptado a cada estudante. No que respeita ao planeamento curricular em educação e formação (OA8, OA9 e OA10) é trabalhado por uma abordagem centrada em estudos de caso (projetos curricular e educativos) para a transferência de aprendizagem a situações práticas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chaplowe, S.G. & Cousins, J.B. (2017). Monitoring and Evaluation Training: A Systematic Approach. Thousand Oaks: Sage. Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação. Acessível em https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/19104 Formosinho, J. & Pascal, C. (2016). Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood. Londres: Routledge. Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão Curricular – Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30