Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
142 - Ciências da educação
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular de Desenvolvimento Curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão aprofundada dos princípios, teorias e práticas relacionadas ao planeamento, implementação e avaliação de currículos educacionais. Ao explorar diversas dimensões e perspetivas associadas ao currículo, os estudantes desenvolverão competências críticas e reflexivas para enfrentar desafios complexos no campo do desenvolvimento curricular.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC os estudantes devem ser capazes de: OA1. Definir currículo e as dimensões associadas; OA2. Enquadrar narrativas nas diferentes teorias sobre o currículo; OA3. Compreender o papel dos agentes e estruturas do currículo; OA4. Descrever modelos de desenvolvimento curricular; OA5. Aplicar os princípios dos modelos de desenvolvimento curricular e de gestão curricular; OA6. Propor medidas de inovação curricular; OA7. Planear estratégias de avaliação curricular; OA8. Analisar situações práticas de planeamento curricular em diferentes contextos; OA9. Planear uma investigação no contexto do desenvolvimento curricular; OA10. Desenhar e aplicar instrumentos de recolha de dados de natureza qualitativa (entrevista semiestruturada).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fundamentos teóricos sobre o currículo - O que é o currículo; - Dimensões associadas ao currículo; - Teorias curriculares; - Agentes e estruturas: do local ao global. 2. Desenvolvimento Curricular - O que é o Desenvolvimento Curricular? - Gestão curricular; - Modelos de desenvolvimento curricular; - Inovação curricular; - Avaliação Curricular (objetivos e objetos de avaliação, interna/externa/mista, métodos e técnicas de avaliação). 3. Planeamento Curricular em Educação e Formação - Ensino básico e secundário; - Ensino profissional; - Ensino superior.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem em sala de aula e de trabalho autónomo, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação, começando sempre com exemplos resolvidos ou parcialmente resolvidos. Nestas tarefas os estudantes irão aplicar os conhecimentos teóricos abordados em aula. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas e projetos. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre a teoria e a prática, melhorando a reprodução e a transferência de aprendizagem. Como estratégias de motivação dos estudantes, a UC incluirá a tutoria entre pares ao longo do semestre, onde irão colaborar entre si. Para a resolução de problemas com maior complexidade optou-se pela estratégia de aprendizagem baseada em projetos sobre os conteúdos programáticos da UC.
Avaliação / Assessment
Os estudantes decidem até à 2ªaula o modo de avaliação da 1ªépoca, que pode ser: avaliação periódica ou exame final. Na modalidade de avaliação periódica (1ªépoca) os estudantes elaboram um portfólio digital individual (40%), com nota mínima de 8,5, e realizam um trabalho de investigação em grupo (60%), com nota mínima de 8,5. A média ponderada entre o portfólio digital individual e o trabalho de investigação em grupo tem de ser igual ou superior a 9,5. Na modalidade de exame final (disponível para a 1ª época em caso de opção pelo estudante, 2ªépoca e época especial), o exame final presencial corresponde a 100% da nota final da UC.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem será pautado por uma abordagem de aprendizagem ativa, portanto centrada na aprendizagem do estudante. Esta abordagem implica a aplicação de conhecimentos a novas situações, envolvendo a participação de todos os estudantes, promovendo ainda a discussão, a reflexão e o feedback, de modo a estimular o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, numa primeira fase explicitar o conceito de currículo, identificar as principais dimensões associadas ao currículo, explicar as principais linhas teóricas sobre o currículo. Posteriormente, terão de aplicar os princípios e modelos do desenvolvimento curricular à gestão curricular e propor modos de avaliação curricular. Por último, os alunos irão analisar situações de educação e formação (ensino básico, secundário, profissional e superior). Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico, necessários à criação de um recurso educativo multimédia. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre todas as tarefas. Os estudantes terão de construir um portfólio digital (individual) com os projetos realizados em grupo durante as aulas presenciais e no tempo destinado a trabalho autónomo. Estes projetos serão apresentados e discutidos em aula. As aprendizagens realizas com a elaboração portfólio irão permitir implementar um projeto de investigação no contexto do Desenvolvimento Curricular.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Alves, M.P., De Ketele, J.M. (2011). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora. Chaplowe, S.G. & Cousins, J.B. (2017). Monitoring and Evaluation Training: A Systematic Approach. Thousand Oaks: Sage. Formosinho, J. & Pascal, C. (2016). Assessment and Evaluation for Transformation in Early Childhood. Londres: Routledge. Goodson, I. (1997). A Construção Social do Currículo. Porto: Porto Editora. Pacheco, J.A. (2014). Conhecimento, currículo e educação. Porto: Porto Editora. Perrenoud, P. (1999). Avaliação: Da Excelência à Regulação das Aprendizagens. Porto Alegre: Artes Médicas. Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão Curricular – Para a autonomia das escolas e professores. Direção-Geral da Educação. UNESCO (2010a). Strategic Planning: Concept and Note. Education Sector Planning. Working Paper 1. Paris: UNESCO-IIPE.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Cosme, A. (2018). Autonomia e flexibilidade curricular. Porto: Porto Editora. Duarte, P. (2021). Pensar o desenvolvimento curricular: uma reflexão centrada no ensino. Porto: Escola Superior de Educação do Porto. Pacheco, J. (2005). Estudos curriculares: para a compreensão crítica da educação. Porto: Porto Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16