Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04355
Acrónimo :
04355
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É necessário ter tido sucesso na UC de Projeto em Tecnologias Digitais Aplicadas II e III

Objetivos Gerais / Objectives


A UC pretende preparar o produto, processo ou serviço (PPS) para comercialização nacional e internacional, nas várias etapas: Elaborar contratos comerciais com envolvimento de parcerias; Analisar a cadeia de valor e Plano de logística para a produção e distribuição do PPS; Elaborar o Relatório para registos de propriedade intelectual na forma de patente ou outros direitos e também da marca e design; Analisar e preparar documentação necessária para a criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual; Elaborar um plano para agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS; Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria; Preparar proposta comercial tipo para os mercados; Preparar a abordagem a desenvolver com potenciais clientes para o 1º contato, a apresentação da proposta comercial e a sequência de comunicação para o 2º e 3º contato; Rever e redefinir a estratégia e Plano de comunicação do PPS.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA.1Preparar PPS para comercialização -plano Nacional/Internacional OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional) OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria AO.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional AO.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato. AO.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Aspetos essenciais para a comercialização de um PPS II. Plano de produção III. Plano de sustentabilidade e ODSs IV. Normalização, Normas e Certificações de PPSs V. Contratos comerciais VI. Procedimentos e relatórios para o registo de propriedade intelectual, marca e design VII. Criação de Startup, Spinoff VIII Aspetos para cedência de propriedade IX. Propostas comerciais X. Abordagens a implementar com potenciais clientes XI. Otimização do Plano de Comunicação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I OA.2: II OA.3: III OA.4: IV OA.5: V OA.6: VI OA.7: VII OA.8: VIII OA.9: IX OA.10: X OA.11: XI OA.12: XII OA.13: XIII

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico; MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais; MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo;

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2 OA.3: MEA.1, MEA.2 OA.4: MEA.1, MEA.2 OA.5: MEA.1 OA.6: MEA1, MEA.3 OA.7: MEA.1 OA.8: MEA.1 OA.9: MEA.1, MEA.2 OA.10: MEA.1, MEA.2 OA.11: MEA.1, MEA.2 OA.12: MEA.1, MEA2 e MEA3 OA.13: MEA.1, MEA2 e MEA3 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


How to Build a Product Marketing Strategy for Your Software Solution (2021), https://www.altexsoft.com/blog/business/how-to-build-a-product-marketing-strategy-for-your-software-solution/ (acedido em Setembro de 2021) Hart M., (2021), How to Write a Business Proposal [Examples + Template], https://blog.hubspot.com/sales/how-to-write-business-proposal (acedido em Setembro 2021) Spivak S., Brenner F. (2001), Standardization Essentials Principles and Practice, CRC Press Counsell D., Stoneman R. (2019), Planning, Sustainability and Nature: Concise guide to planning, Lund Humphries. Mathew K. (2017), Practical Guide To Production Planning & Control, Revised Edition, CSIPP. Randy P., Bacon D (2206)., Commercializing Great Products with Design for Six Sigma, 1st Edition, Prentice Hall.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16