Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
É necessário ter tido sucesso na UC de Projeto em Tecnologias Digitais Aplicadas II e III
Objetivos Gerais / Objectives
A UC pretende preparar o produto, processo ou serviço (PPS) para comercialização nacional e internacional, nas várias etapas: Elaborar contratos comerciais com envolvimento de parcerias; Analisar a cadeia de valor e Plano de logística para a produção e distribuição do PPS; Elaborar o Relatório para registos de propriedade intelectual na forma de patente ou outros direitos e também da marca e design; Analisar e preparar documentação necessária para a criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual; Elaborar um plano para agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS; Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria; Preparar proposta comercial tipo para os mercados; Preparar a abordagem a desenvolver com potenciais clientes para o 1º contato, a apresentação da proposta comercial e a sequência de comunicação para o 2º e 3º contato; Rever e redefinir a estratégia e Plano de comunicação do PPS.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA.1Preparar PPS para comercialização -plano Nacional/Internacional OA.2Elaborar Plano de produção do PPSs com base no plano de sustentabilidade e ODSs OA.3Submeter PPS p/ certificações de acordo com normas Nacionais/Internacionais OA.4Elaborar contratos comerciais Nacionais/Internacionais OA.5Analisar a cadeia de valor e propor plano de logística OA.6Elaborar Relatório para os registos de propriedade intelectual, marca e design OA.7Analisar/preparar a documentação da criação de startup, spinoff ou cedência de propriedade intelectual OA.8Elaborar plano de agendamento de leads com demonstração/comercialização do PPS (Nacional/Internacional) OA.9Elaborar a estratégia de ação comercial e previsão de Tesouraria AO.10Preparar uma proposta comercial tipo para os mercados nacional/internacional AO.11Preparar a abordagem a desenvolver com clientes no 1º contato,apresentação da proposta comercial e comunicação p/ o 2º e 3º contato. AO.12Rever/redefinir estratégia e Plano de comunicação do PPS
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Aspetos essenciais para a comercialização de um PPS II. Plano de produção III. Plano de sustentabilidade e ODSs IV. Normalização, Normas e Certificações de PPSs V. Contratos comerciais VI. Procedimentos e relatórios para o registo de propriedade intelectual, marca e design VII. Criação de Startup, Spinoff VIII Aspetos para cedência de propriedade IX. Propostas comerciais X. Abordagens a implementar com potenciais clientes XI. Otimização do Plano de Comunicação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA.1: I OA.2: II OA.3: III OA.4: IV OA.5: V OA.6: VI OA.7: VII OA.8: VIII OA.9: IX OA.10: X OA.11: XI OA.12: XII OA.13: XIII
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: - Dossier com a documentação de suporte das várias etapes: primeira apresentação: 30%; segunda apresentação: 30%; Entrega do Dossier: 40%; As apresentações, Demonstrações e Defesa são em grupo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico; MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais; MEA.3: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo;
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA): OA.1: MEA.1 OA.2: MEA.1, MEA.2 OA.3: MEA.1, MEA.2 OA.4: MEA.1, MEA.2 OA.5: MEA.1 OA.6: MEA1, MEA.3 OA.7: MEA.1 OA.8: MEA.1 OA.9: MEA.1, MEA.2 OA.10: MEA.1, MEA.2 OA.11: MEA.1, MEA.2 OA.12: MEA.1, MEA2 e MEA3 OA.13: MEA.1, MEA2 e MEA3 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
How to Build a Product Marketing Strategy for Your Software Solution (2021), https://www.altexsoft.com/blog/business/how-to-build-a-product-marketing-strategy-for-your-software-solution/ (acedido em Setembro de 2021) Hart M., (2021), How to Write a Business Proposal [Examples + Template], https://blog.hubspot.com/sales/how-to-write-business-proposal (acedido em Setembro 2021) Spivak S., Brenner F. (2001), Standardization Essentials Principles and Practice, CRC Press Counsell D., Stoneman R. (2019), Planning, Sustainability and Nature: Concise guide to planning, Lund Humphries. Mathew K. (2017), Practical Guide To Production Planning & Control, Revised Edition, CSIPP. Randy P., Bacon D (2206)., Commercializing Great Products with Design for Six Sigma, 1st Edition, Prentice Hall.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16