Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos e capacidades adquiridas nas anteriores UCs de Projeto (Planeamento e Gestão de Projeto, Empreendedorismo e Innovação I e II). Conhecimento de tecnologias da construção, da metodologia BIM e de ferramentas digitais para a construção (e.g., laser scanning, sensores, desenvolvimento de software).
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de competências para iniciar o desenvolvimento de um projeto aplicado, inovador e sustentável no domínio das Tecnologias Digitais para a Construção. O projeto deve integrar conhecimentos adquiridos ao longo da licenciatura, respondendo a desafios reais no setor da dupla transição da construção. A UC promove metodologias de cocriação, design thinking e gestão ágil, com ênfase na empatia com os utilizadores finais, definição de problemas concretos, análise crítica de soluções e integração de ferramentas digitais (como BIM, sensores e plataformas colaborativas). Pretende-se desenvolver autonomia, pensamento crítico, trabalho em equipa e competências de comunicação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após conclusão da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Avaliar necessidades e oportunidades de melhoria na digitalização dos processos de projeto, construção e operação no setor AECO, utilizando ferramentas e técnicas de análise apropriadas. OA2. Conceber um projeto tecnológico inovador que responda a desafios reais da construção sustentável, promovendo impacto positivo na eficiência, sustentabilidade ou colaboração no setor. OA3. Desenvolver e testar soluções integrando pelo menos uma tecnologia digital (ex.: BIM, sensores, plataformas colaborativas, automação) e uma dimensão organizacional (ex.: planeamento, monitorização, comunicação, segurança). OA4. Aplicar metodologias de gestão de projetos desde a definição do problema até à implementação e avaliação da solução, assegurando a sua viabilidade técnica, operacional e ambiental.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os Conteúdos programáticos da UC são os seguintes: CP1. Fundamentos de gestão de projetos em contextos de construção digital: modelos ágeis e tradicionais. CP2. Diagnóstico de necessidades e oportunidades de melhoria em organizações do setor AECO. CP3. Técnicas de levantamento e análise de requisitos funcionais e técnicos. CP4. Revisão sistemática da literatura e benchmarking de soluções digitais aplicadas à construção sustentável. CP5. Tecnologias digitais aplicadas: BIM, sensores, plataformas colaborativas, automação e integração de dados. CP6. Desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas integrando processos técnicos e organizacionais. CP7. Elaboração de documentação técnica, relatórios de projeto e apresentação pública de resultados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos foram organizados para apoiar o desenvolvimento progressivo e integrado dos objetivos de aprendizagem. O OA1, focado na avaliação de necessidades e oportunidades de melhoria, é sustentado por CP2 e CP3, que abordam o diagnóstico organizacional e o levantamento de requisitos. O OA2, centrado na criação de projetos tecnológicos aplicados ao setor AECO, é desenvolvido através de CP4 e CP6, com apoio metodológico do CP1. O OA3, que integra tecnologias digitais e componentes organizacionais, é operacionalizado através do CP5 e CP6. Por fim, o OA4, relativo à gestão e avaliação do projeto, é promovido nos CP1, CP6 e CP7, assegurando a aplicação de metodologias ágeis e a comunicação estruturada dos resultados.
Avaliação / Assessment
A avaliação assenta no desenvolvimento progressivo de um projeto aplicado, orientado para a identificação e resolução de problemas reais do setor da construção, com recurso a tecnologias digitais e metodologias de gestão de projeto. A avaliação é distribuída ao longo do semestre, com base em três componentes principais: 1 - Diagnóstico e Planeamento (30%) – Inclui a identificação de necessidades e oportunidades de melhoria numa organização, o levantamento de requisitos e a definição da abordagem metodológica. Esta fase avalia as competências de análise crítica e planeamento (OA1, OA4). 2 - Desenvolvimento e Teste da Solução (40%) – Consiste no desenvolvimento e teste de uma solução digital que integre uma componente tecnológica e uma dimensão organizacional. Esta fase avalia a capacidade de conceção e implementação de soluções relevantes e sustentáveis (OA2, OA3). 3 - Apresentação e Discussão Final (30%) – A apresentação oral e a entrega de documentação técnica permitem avaliar a clareza na comunicação dos resultados, a coerência do projeto, e a validação da participação individual (OA4). A discussão oral pode incluir uma reflexão crítica sobre o impacto da solução proposta e oportunidades futuras. A avaliação contempla feedback contínuo ao longo das diferentes fases, promovendo a melhoria progressiva do projeto e a autorregulação da aprendizagem. O uso de ferramentas de Inteligência Artificial é permitido, desde que claramente identificado, indicando as ferramentas utilizadas, o tipo de apoio recebido e os limites da sua aplicação. A responsabilidade sobre o conteúdo apresentado é inteiramente do estudante. Não existe exame final. Para obter aprovação, o estudante deverá: - Obter pelo menos 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação; - Cumprir com a assiduidade mínima de 2/3 das aulas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia de ensino centra-se na orientação e apoio tutorial, complementada por trabalho autónomo e autodidata. São realizadas reuniões periódicas com o Coordenador da UC e o responsável da empresa / instituição / organização / unidade de investigação que garantem alinhamento e supervisão contínua. Nas sessões presenciais (36h) os alunos recebem orientação para definir temas de projeto relevantes, desenvolver empatia com utilizadores e aplicar metodologias de gestão de projetos, assegurando uma implementação eficaz e alinhada com os objetivos organizacionais. O trabalho autónomo (114 horas) distribui-se entre estudo orientado, pesquisa de soluções digitais, análise de casos e desenvolvimento do projeto. Cada equipa de estudantes desenvolve um projeto que aplica tecnologias digitais para responder a um problema identificado, testando a sua solução e avaliando o impacto potencial. As tecnologias podem incluir BIM, sensores, automação ou plataformas colaborativas, sendo sempre combinadas com uma componente organizacional relevante, como planeamento, comunicação ou monitorização. A metodologia ágil de desenvolvimento do projeto permite que os estudantes apliquem conceitos de gestão de projetos de forma iterativa, com entregas parciais e feedback contínuo. Cada entrega inclui documentação técnica e momentos de apresentação oral, promovendo competências de comunicação e argumentação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação desta unidade curricular foram concebidas em articulação com os quatro objetivos de aprendizagem, em conformidade com o Modelo Pedagógico do Iscte, privilegiando uma abordagem ativa, colaborativa e baseada em projetos. O OA1 (avaliar necessidades e oportunidades de melhoria) é trabalhado através de atividades de diagnóstico organizacional, levantamento de requisitos e benchmarking de soluções digitais. O OA2 (conceber projeto tecnológico inovador) é desenvolvido com recurso a metodologias de design thinking, cocriação e aprendizagem baseada em projetos, que estimulam a criatividade e a inovação. O OA3 (desenvolver e testar soluções integrando tecnologias digitais e componentes organizacionais) é promovido pela aplicação prática de ferramentas digitais e pela utilização de metodologias ágeis, com ciclos iterativos de teste e validação. O OA4 (aplicar metodologias de gestão de projetos até à implementação e avaliação da solução) é assegurado pelo planeamento, definição de metas, entregas faseadas e feedback contínuo, reforçado pela elaboração de documentação técnica e apresentações orais. A avaliação, distribuída em três componentes – Diagnóstico e Planeamento (30%), Desenvolvimento e Teste da Solução (40%) e Apresentação e Discussão Final (30%) – garante a correspondência direta com os objetivos de aprendizagem: a primeira avalia análise crítica e planeamento (OA1, OA4), a segunda a conceção e implementação de soluções (OA2, OA3) e a terceira a comunicação e reflexão crítica sobre resultados (OA4). Esta avaliação contínua, com feedback formativo ao longo do semestre, assegura coerência entre ensino, aprendizagem e avaliação, promovendo a aquisição efetiva das competências previstas.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Borrmann, A. (Ed.). (2018). Building Information Modeling: Technology foundations and industry practice. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-92862-3 (ISBN 9783319928623) Elsevier B.V. (Ed.). (1992–present). Automation in Construction. ISSN 0926. Netherlands. Brown, T. (2009). Change by design: How design thinking transforms organizations and inspires innovation. HarperCollins. Fitzpatrick, R. (2013). The Mom Test: How to talk to customers & learn if your business is a good idea when everyone is lying to you. CreateSpace Independent Publishing Platform. (ISBN 9781492180746) Knapp, J., Zeratsky, J., & Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Simon & Schuster. Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The design thinking toolbox: A guide to master the most popular innovation methods. Wiley. (ISBN 9781119629191)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Referências complementares e textos de apoio serão disponibilizados pela equipa docente. Ries, E. (2017). The Lean Startup: How today’s entrepreneurs use continuous innovation to create radically successful businesses (chapters 3–4). Penguin Group. Project Management Institute. (2017). A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide) (6th ed.). Project Management Institute. Rigby, D. K., Elk, S., & Berez, S. (2020). Doing agile right: Transformation without chaos. Harvard Business Review Press. Scrum Institute. (2020). The Kanban Framework (3rd ed.). International Scrum Institute. Retrieved from https://www.scrum-institute.org/contents/The_Kanban_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Scrum Institute. (2020). The Scrum Framework (3rd ed.). International Scrum Institute. Retrieved from https://www.scrum-institute.org/contents/The_Scrum_Framework_by_International_Scrum_Institute.pdf Sutherland, J., & Sutherland, J. J. (2014). Scrum: The art of doing twice the work in half the time. Crown Business. Gwaldis, M. (2019). How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart. SHI Blog. Retrieved from https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-11