Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04367
Acrónimo :
04367
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos que os introduza ao campo disciplinar da Psicologia da Aprendizagem. Em concreto, os estudantes devem ser capazes de discutir os processos psicológicos subjacentes à aprendizagem, à luz das principais teorias da Psicologia da Aprendizagem. Por outro lado, os estudantes devem apreender os conceitos de memória e motivação, e qual a sua importância na aprendizagem. Finalmente, pretende-se que os estudantes compreendam o papel da Psicologia da Aprendizagem no contexto escolar, não só do ponto de vista do processo de ensino-aprendizagem, como também na observação, análise e possível resolução de fenómenos relevantes no espaço escolar como o bullying.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Conhecer os principais conceitos relacionados com a Psicologia da Aprendizagem; OA2: Compreender os principais processos psicológicos associados ao sucesso escolar bem como às dificuldades na aprendizagem; OA3: Analisar o processo de ensino-aprendizagem à luz de propostas teóricas da Psicologia da Aprendizagem; OA4: Explorar o contexto escolar como campo de intervenção primordial da Psicologia da Aprendizagem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC1: Introdução à Psicologia da Aprendizagem PC2: Conceitos da Psicologia da Aprendizagem e objeto de estudo PC3: Principais teorias da Psicologia da Aprendizagem: (Comportamentalismo, Cognitivismo, Humanismo, Socio-construtivismo e Conetivismo) PC4: Concepções de memória na aprendizagem PC5: Aplicações da memória nas práticas educativas PC6: Conceito de motivação PC7: Orientação motivacional dos estudantes para a aprendizagem PC8: Estratégias de promoção da motivação para a aprendizagem PC9: Estratégias de aprendizagem em contexto escolar PC10: Dificuldades de aprendizagem PC11: Psicologia da Aprendizagem e o Bullying

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos foram desenvolvidos de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. De forma a conhecer o campo disciplinar e os principais conceitos da Psicologia da Aprendizagem, os estudantes devem ter um contacto estreito com as principais abordagens teóricas que têm vindo a ser propostas no campo da Psicologia da Aprendizagem. Relativamente aos processos psicológicos subjacentes à aprendizagem, os estudantes discutem os conceitos de memória e motivação, nas suas várias dimensões, dada a centralidade destes no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente em contexto escolar. A escola constitui um estudo de caso no âmbito da intervenção da Psicologia da Aprendizagem, nomeadamente, para que sejam estudadas as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes, e formas de mitigação das mesmas, bem como para discutir fenómenos sociais relevantes como o bullying/ciberbullying.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Participação individual na aula - ponderação de 10%, sendo exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. Realização de 4 minitestes (um no final de cada módulo), sendo que cada miniteste representa 10% da nota final, e tem a nota mínima de 7,5 valores cada. Realização de um trabalho de grupo, representando 50% da nota final, com nota mínima de 8 valores. A média das avaliações terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial) - ponderação de 100%, nota mínima igual ou superior a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Psicologia da Aprendizagem adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, no sentido em que se pretende que o elemento avaliativo com maior peso na UC assente na análise de uma situação real, e o estudante terá contacto com os casos reais desde o início do semestre, para que os mesmos sejam aprofundados ao longo das aulas. Esta metodologia será combinada com a Aprendizagem Colaborativa, no sentido em que se pretende promover a interação entre os estudantes para construir conhecimento em conjunto. O recurso a debates, brainstorming e outros formatos de interação na sala de aula será privilegiado. Assim, procura-se que nesta UC os estudantes tenham desde o início do semestre contacto com problemáticas reais, e que tal funcione como uma motivação para a mobilização dos conteúdos programáticos que vão sendo leccionados, nomeadamente, no desempenho das tarefas dinamizadas em sala de aula. O estudante é assim um agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem, aplicando em contextos reais e que lhe são próximos, os conteúdos apreendidos ao logo do semestre. Além disso, estas metodologias incentivam uma aprendizagem que se constrói na relação com o outro, pares e docente. Assim, o estudante participa ativamente na aquisição dos conhecimentos da UC, discutindo e explorando possíveis soluções para os casos apresentados; debatendo com os colegas e com o docente, através de diferentes estratégias pedagógicas, dentro da sala de aula: e ainda trabalhando, autonomamente, nos recursos disponibilizados pela docente para aprofundamento dos conteúdos programáticos da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e avaliação foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Dado os conteúdos programáticos estarem estruturados em 4 grandes blocos, pretende-se que o estudante, no final de cada bloco, realize um miniteste no sentido de consolidar os principais conceitos que são leccionados em cada um. O recurso à aprendizagem baseada em estudos de caso, relacionados com o contexto escolar, cujos casos serão continuamente trabalhados através das tarefas dinamizadas em sala de aula, ou de forma autónoma, permite que o estudante, por um lado, apreenda os contextos de intervenção da Psicologia da Aprendizagem e, por outro, seja capaz de observar o contexto escolar, identificar problemas reais, e explorar possíveis soluções com base na Psicologia da Aprendizagem. Combinar esta abordagem com uma aprendizagem colaborativa, assente na participação ativa dos estudantes e na interacção entre os colegas e pares, será também um elemento-chave para que os estudantes sejam capazes de co-construir conhecimento, nomeadamente, no estabelecimento de relações entre problemas reais relacionados com a aprendizagem, processos psicológicos subjacentes aos mesmos e estratégias de mitigação desses mesmos problemas. No final da UC, e desempenhadas as tarefas planeadas ao longo do semestre, os estudantes estarão aptos a compreender o papel da Psicologia da Aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem, em particular, no contexto escolar, bem como em observar para outras dinâmicas escolares, para as quais o maior ou menor sucesso do processo de aprendizagem revela-se igualmente determinante.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Diana Dias, Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades., 2018, Dias, D. (2018). Psicologia da Aprendizagem: Paradigmas, Motivação e Dificuldades. Lisboa: Edições Sílabo., Gleitman, H., Fridlund, A. & Reisberg, D. (2003). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). London: Sage Miranda, G. & Bahia, S. (Org.) (2005). Psicologia da Educação: Temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa: Relógio D'Água Editores.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-10