Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04368
Acrónimo :
04368
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular de Psicologia Social da Saúde pretende que os alunos adquiram conhecimentos da área da saúde, na perspectiva da Psicologia Social. Os alunos deverão ser capazes de analisar diferentes dimensões relacionadas com a saúde, nomeadamente que factores psicossociais podem explicar determinados comportamentos dos indivíduos, e de que forma esses comportamentos contribuem para mais ou menos saúde. A promoção da saúde e a prevenção da doença serão dois conceitos centrais no âmbito desta unidade curricular, sendo que a Psicologia Social funcionará como o quadro conceptual a partir do qual os alunos devem olhar paras diferentes realidades associadas à saúde e à doença. Pretende-se ainda que os alunos aprofundem alguns temas relacionadas com o impacto das tecnologias na saúde, a relação dos indivíduos com as tecnologias, e que estratégias a Psicologia Social oferece para mitigar alguns dos constrangimentos que associamos à utilização da tecnologia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, os alunos terão capacidade para: OA1: Conhecer o campo disciplinar da Psicologia Social da Saúde; OA2: Aprofundar conceitos e teorias da Psicologia Social da Saúde; OA3: Compreender os conceitos de saúde e doença na perspectiva da Psicologia Social da Saúde; OA4: Aplicar a Psicologia Social da Saúde ao uso da tecnologia; OA5: Discutir criticamente os benefícios/constrangimentos decorrentes do uso das tecnologias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conteúdos Programáticos (CP): Capítulo 1: Psicologia Social da Saúde CP1: Introdução à Psicologia Social da Saúde (PSS) CP2: O campo disciplinar da PSS CP3: Stress, doença e coping Capítulo 2: Saúde/Doença CP4: Comportamentos de saúde e comportamentos de doença CP5: Teorias explicativas dos comportamentos de saúde CP6: Qualidade de vida, doença crónica e hospitalização CP7: Promoção da saúde e prevenção da doença Capítulo 3: Saúde e Tecnologia CP8: Psicologia Social da Saúde na era tecnológica CP9: A tecnologia como ferramenta em intervenções psicológicas (eHealth e mHealth) CP10: Ética e deontologia na intervenção online Capítulo 4: Psicologia Social da Saúde e o futuro CP11: Novos desafios para a intervenção

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Considera-se que os objetivos de aprendizagem estão perfeitamente plasmados nos conteúdos programáticos. A frequência desta UC constitui uma oportunidade para os estudantes adquirirem um olhar particular sobre a saúde. Partindo do quadro conceptual da Psicologia Social, pretende-se que os estudantes aprendam a olhar para a saúde e as suas principais dimensões, nomeadamente, a promoção da saúde e a prevenção da doença, a partir de conceitos e teorias propostos pela Psicologia Social. Pretende-se também sensibilizar os estudantes para determinadas realidades relacionadas com a saúde nas quais a Psicologia Social pode desempenhar um papel determinante (ex.: viver com uma doença crónica). Por outro lado, esta UC irá também permitir que os estudantes sejam capazes de analisar criticamente a utilização da tecnologia, refletindo sobre os seus desafios, em particular na área da saúde. Finalmente, os estudantes deverão também compreender em que se materializa a intervenção nestas áreas.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica (só disponível na 1.ª Época): Realização de um pitch individual (em 2 dos 4 capítulos) Pitch 1-5% da nota final Pitch 2-10% da nota final Nota mínima de 7,5 valores 2 Ensaios Individuais (metade em casa/metade sala de aula) Ensaio 1-15% da nota final Ensaio 2-20% da nota final Nota mínima de 7,5 valores Trabalho de grupo, texto escrito e discussão oral-50% da nota final Nota mínima de 8,5 valores A média dos 3 elementos avaliativos terá de ser igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Psicologia Social da Saúde adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Estudos de Caso, no sentido em que se pretende que o elemento avaliativo com maior peso na UC assente na análise de diferentes situações reais relacionadas com a saúde e com a doença dos indivíduos. Idealmente, os estudantes terão uma boa base de conhecimento sobre determinadas situações de doença com prevalência no contexto português, que devem servir como contexto de aplicação da Psicologia Social da Saúde, em particular, a que recorre ao uso de tecnologias. Esta metodologia será combinada com a Aprendizagem Colaborativa, no sentido em que se pretende promover a interação entre os estudantes para construir conhecimento em conjunto. O recurso a debates, brainstorming, e momentos de heteroavaliação, entre outros formatos de interação na sala de aula, será privilegiado. A conjugação destas estratégias: por um lado o estudo de casos, relacionados quer com a área da saúde quer com a tecnologia, sob o a perspectiva da Psicologia Social da Saúde, permitirá que os alunos apreendam os principais conceitos em que estas áreas assentam, assim como algumas das suas aplicações mais imediatas; por outro, o recurso à aprendizagem colaborativa, em que os estudantes promovem e envolvem-se em interações em contexto de sala de aula, permitirá que uma discussão crítica destes temas particularmente sensíveis, entre a saúde, os limites da tecnologia e as exigências deontológicas da Psicologia Social da Saúde.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Dado os conteúdos programáticos estarem estruturados em 4 capítulos, pretende-se que o estudante, no final de cada capítulo, realize um pitch, não mais de 5 minutos, no sentido de demonstrar que conhece os principais conceitos e teorias do campo disciplinar da Psicologia Social da Saúde; que está familiarizado com a realidade das doenças com prevalência significativa em Portugal; que analisa criticamente o uso e os efeitos da tecnologia na saúde dos indivíduos, mas também que medida a tecnologia pode ser colocada ao serviço de uma melhor saúde, nomeadamente, em intervenções psicológicas; e que, finalmente, está a par dos principais desafios que se colocam ao futuro da Psicologia Social da Saúde, em particular, de que modo os seus programas de intervenção se adaptam e/ou incorporam as novas tecnologias, em benefício dos indivíduos e dos seus contextos. A realização de um trabalho de grupo, com diferentes componentes, mas cujo foco central do trabalho será um dos estudos de caso, relativos a determinada situação de doença, permitirá aos estudantes, não só a aquisição de conhecimentos objetivos sobre determinadas doenças, como também sobre os impactos das mesmas na vida das pessoas, das comunidades, e qual a intervenção possível da Psicologia Social da Saúde. A realização de pequenas tarefas ou trabalhos, em sala de aula ou autonomamente, vai permitir ao estudante a possibilidade de acompanhar semana a semana os conteúdos programáticos, relacionar as diferentes áreas da UC, e ter uma visão de conjunto sobre a forma como os diferentes temas da UC estão relacionadas entre si: Psicologia – Saúde – Tecnologia. Finalmente, o recurso à Aprendizagem com base em estudos de caso e a Aprendizagem Colaborativa permitem adoptar estratégias de ensino e de dinâmica em sala de aula promotoras dos objetivos de aprendizagem da UC, na medida em que favorecem uma análise crítica por parte dos estudantes relativamente aos temas centrais da Psicologia Social da Saúde.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (Eds.). (2012). Handbook of Health Psychology (2ª. ed.). NY: Psychology Press. Friedman, H. S. (Ed.). (2011). The Oxford Handbook of Health Psychology. NY: Oxford University Press. Ritterband, L., Wessells, D., Ingersoll, K., & Farrell-Carnahan, L. (2019). Technology-Assisted Interventions. In C. Llewellyn, S. Ayers, C. McManus, S. Newman, K. Petrie, T. Revenson, et al. (Eds.), Cambridge Handbook of Psychology, Health and Medicine (Cambridge Handbooks in Psychology, pp. 313-317). Cambridge: Cambridge University Press. Stephens, C (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. NY: Open University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bartholomew, L. K. (2011). Planning health promotion programs: an intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass. Bull, S. (2010). Technology-based health promotion. Sage. DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research. (2nd edn). San Francisco: Jossey-Bass. Fertman C. I., Allensworth D. D. (2010). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. New York: Society for Public Health Education. San Francisco: Jossey-Bas Flicker, S., Maley, O., Ridgley, A., Biscope, S., Lombardo, C., & Skinner, H. A. (2008). e-PAR: Using technology and participatory action research to engage youth in health promotion. Action Research, 6(3), 285-303. Haslam, C, Jetten, J, Cruwys, T, Dingle, G, & Haslam, A (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge. Kato, P.M., & Mann, T. (1996). Handbook of diversity issues in health psychology. New York : Plenum Press. Marston, H. R., & Hall, A. K. (2016). Gamification: Applications for health promotion and health information technology engagement. In Handbook of research on holistic perspectives in gamification for clinical practice (pp. 78-104). IGI Global. McKenzie, J.F., Neiger, B.L., Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th edition). Benjamin Cummings Street, R. L., Gold, W. R., & Manning, T. R. (Eds.). (2013). Health promotion and interactive technology: Theoretical applications and future directions. Routledge. Tse, M. M., Choi, K. C., & Leung, R. S. (2008). E-health for older people: the use of technology in health promotion. CyberPsychology & Behavior, 11(4), 475-479.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16