Sumários

Motion Design

24 Novembro 2025, 09:00 Deborah Macêdo dos Santos


Atividade prática com After Effects:

1. Competências de Animação 2D

  • Uso de keyframes para criar movimento fluido.

  • Aplicação de princípios básicos de animação (antecipação, aceleração, easing).

2. Manipulação de Camadas

  • Organização de camadas de elementos do logo.

  • Vinculação de partes separadas do pássaro (asas, corpo, cauda) para animações dependentes.

3. Transformações e Propriedades de Movimento

  • Conversão e ajuste de propriedades como posição, escala, rotação e opacidade.

  • Uso de movimentos pendulares ou de asas utilizando anchor point corretamente.

4. Controle de Velocidade e Fluidez

  • Uso do Graph Editor para ajustar curvas de velocidade.

  • Aplicação de Easy Ease para suavizar transições.

5. Competências de Output e Exportação

  • Exportação por Adobe Media Encoder ou Render Queue.

  • Escolha de formatos adequados para web, redes sociais ou branding.


Aula 10 - RIG 3D

17 Novembro 2025, 09:00 Deborah Macêdo dos Santos


-Edição básica em figuras humanas

-Criação de RIG
-Exercícios de animação com RIG 
-Sincronia boca e fala em animação 3D

AULA 09 - ANIMAÇÃO 3D

10 Novembro 2025, 09:00 Deborah Macêdo dos Santos


- Apresentação dos trabalhos da aula passada (animação 2D com RIG)

- Introdução a animação 3D
- Princípios básicos de animação 3D e processo de produção
- Atividade prática com o Autodesk Maya: animar movimento de bola de baseball, animar pernas a correr (mover, rotacionar, zoom, timeslider, keyframes, chanelbox, FPS, manipulação de RIGS, autokeyframe toggle, time editor, loop modle)

Aula 08 - Animação com adobe animate

3 Novembro 2025, 09:00 Deborah Macêdo dos Santos


- Animação frame a frame

- Interpolação
- RIG
- Visemes e sincronia automática com áudio
- Atividade prática de ciração e animação de personagem

Aula 7 - Apresentações e introdução adobe animate

27 Outubro 2025, 09:00 Deborah Macêdo dos Santos


- Apresentações e discussões dos trabalhos dos curtas-metragens

-Introdução do Adobe Animate: Apresentação da interface e atividade prática - converter símbolo, alterar ponto de rotação, Hierarquia de camadas, linha do tempo, quadros chave, interpolação.