Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04370
Acrónimo :
04370
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos informáticos na ótica do utilizador. Domínio básico de ferramentas digitais. Noções básicas de fotografia e imagem. Noções básicas de storytelling. Capacidade de organizar e sistematizar informação.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular Recursos Digitais Estáticos tem como objetivos: i) Desenvolver competências para a criação de conteúdos digitais estáticos, com recurso a ferramentas gráficas, que permitam conceber e produzir materiais mediatizados, inovando o regime comunicacional predominante e a inovação educacional; ii) Aprofundar conhecimentos na área da criação e tratamento de imagem digital, vetorial e bitmap, compreender as diferenças entre ambas e os contextos em que devem ser usadas; iii) Dominar os componentes das ferramentas gráficas digitais (como o Adobe Illustrator e o Adobe Photoshop) com o objetivo de produzir materiais gráficos originais, para posterior publicação online; iv) Relacionar diferentes media e saber combiná-los na criação de um objeto digital estático de aprendizagem; e v) Conhecer fundamentos básicos de web design e formatos de exportação de imagem para a internet.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Entender conceitos básicos de composição, estrutura e construção da forma gráfica. OA2 - Entender as diferenças entre imagem vetorial e imagem bitmap. OA3 - Dominar regras básicas de comunicação gráfica. OA4 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem gráfica vetorial. OA5 - Dominar técnicas e ferramentas para produção de imagem bitmap. OA6 - Ser capaz de criar, tratar ou manipular uma imagem gráfica. OA7 - Dominar técnicas de formatação de texto. OA8 - Ser capaz de combinar imagem e texto, com vista à criação de um elemento gráfico. OA9 - Dominar técnicas de construção de narrativa gráfica. OA10 - Conhecer e saber aplicar diferentes formatos, na exportação de elementos gráficos. OA11 - Dominar conceitos básicos de webdesign e publicação de imagens online.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Composição, estrutura e construção da forma gráfica. CP2. Desenho Vetorial: - Princípios e conceitos; - Ferramentas e técnicas de desenho; - Formatação de texto. Princípios de composição e rigor tipográfico; - Construção e uso de grelhas; - Uso de elementos vetoriais. CP3. Pintura Bitmap: - Noções e conceitos básicos (pixel); - Dimensão, resolução e compressão de imagem; - Modos de Imagem - Uso e domínio dos canais de cor; - Ferramentas e técnicas de pintura e desenho; - Criação, manipulação e tratamento de imagem; - Criação de imagens sintéticas e de simulação; - Composição de texto (Texto Bitmap vs Texto Vectorial). CP4. Criação de Recursos Educativos Digitais estáticos: - Composição da narrativa gráfica em contexto educativo e formativo: relação entre conceito, imagem, texto e suporte; - Elementos gráficos em intervenções educativas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão de acordo com os objetivos da UC, na medida em que a exploração e aprendizagem das técnicas descritas e das ferramentas apresentadas, darão ao aluno competências para o desenvolvimento e produção de diversos materiais gráficos, necessários à criação e disponibilização de recursos educativos digitais estáticos. CP1 - OA1, OA2, OA3. CP2 - OA1, OA2, OA3, OA4, OA6, OA7, OA8. CP3 - OA1, OA2, OA3, OA5, OA6, OA7, OA8. CP4 - OA1, OA3, OA7, OA8, OA9, OA10, OA11.

Avaliação / Assessment


A avaliação será contínua, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 15% envolvimento nas atividades + 5% assiduidade.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas dividem-se entre teóricas e práticas, sendo que, mesmo as teóricas terão uma pequena componente de experimentação, nomeadamente ao nível das técnicas e ferramentas a explorar. A caracterização e sequência dos exercícios, permitirão a apreensão genérica dos parâmetros e princípios necessários ao desenvolvimento de recursos educativos digitais dinâmicos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos teóricos são aplicados pelos alunos nos diversos exercícios a desenvolver nas aulas com acompanhamento e crítica do docente. A avaliação da aprendizagem da UC é feita a partir dos exercícios elaborados pelo aluno ponderando a sua capacidade de execução e a sua evolução ao longo do semestre. A execução dos trabalhos práticos permitirá ao aluno compreender a relação entre o domínio teórico e a sua aplicação prática.

Observações / Observations


Sempre que se justifique serão apontados aos alunos exemplos de conteúdos recentes, publicados online, que poderão constituir boas referências de trabalho e poderão ser propostos exercícios individuais de curta duração, com o objectivo de relacionar, antecipar ou corrigir problemas detetados durante a fase de construção dos projetos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wood, B. (2020). Adobe Illustrator: Classroom In A Book. Adobe. Wilson, D.; Lourekas, P.; Schwartz, R. (2016). Learn Adobe Illustrator For Graphic Design And Illustration. Usa: Peachpit Press. Lawton, R. (2016). Teach Yourself Photoshop. Bath, Uk: Future. Graver, A.; Jura, B. (2012). Best Practices For Graphic Designers: Grids And Page Layouts. Beverly, Ma: Rockport Publishers. Faulkner, A.; Chavez, C.; Wood, B. (2017). Learning Graphic Design And Illustration. Ny, Ny: Pearson Education. Faulkner, A.; Chavez, C. (2020). Adobe Photoshop: Classroom In A Book. Adobe. Elmansy, R. (2013). Illustrator Foundations: The Art Of Vector Graphics And Design In Illustrator. Ny, Ny: Focal Press. Bailey, E. (2015) Photoshop: 20 Photo Editing Techniques Every Photoshop Beginner Should Know. Edward Bailey, 2015. Armstrong, H. (2009). Graphic Design Theory: Readings From The Field. Ny, Ny: Princeton Architectural Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hembree, R. (2011). The Complete Graphic Designer: A Guide To Understanding Graphics And Visual Communication. Beverly, Ma: Rockport Publishers. Poulin, R. (2011). The Language Of Graphic Design: An Illustrated Handbook For Understanding Fundamental Design Principles. Beverly, Ma: Rockport Publishers. Pender, K. (1998). Digital Colour In Graphic Design. Woburn, Ma: Focal Press. Bierut, M. (2015). How To Use Graphic Design To Sell Things, Explain Things, Make Things Look Better, Make People Laugh, Make People Cry, And (Every Once In A While) Change The World. London, Uk: Thames And Hudson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16