Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04372
Acrónimo :
04372
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Proporcionar conhecimentos e competências para a elaboração do relatório de informação de natureza financeira e não financeira, quer para responder a necessidades de gestão, quer das obrigações de reporte a que as entidades estão sujeitas. Dotar os alunos de qualificações que apoiem as entidades a reportar informação e a prestar de contas de forma atempada, com fiabilidade e flexibilidade, suportada em avançada tecnologia de informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Com a frequência da UC os alunos devem ser capazes de: 1. Contribuir de forma ativa na escolha de um sistema tecnológico, de preferência ambiente cloud e totalmente digital, que proporcione tecnologias avançadas de reporting externo e interno, integrando toda a informação de forma flexível, fiável e tempestiva. 2. Integrar num sistema de ?data analytics? toda a informação da Entidade com relevância estratégica para a gestão, de forma a disponibilizar com tempestividade e fiabilidade os reportes de gestão e legais a que as entidades se encontram obrigadas; 3. Ser envolvidos na definição de um modelo integrado de relato da Entidade, atentas as dimensões ESG, recorrendo a apropriada tecnologia para o efeito; 4. Preparar a estrutura global do Relatório Integrado, incluindo as Demonstrações Financeiras e o Relatório de Gestão, adquirir conhecimentos das obrigações de relato e explorar funcionalidades tecnológicas para a preparação, execução e comunicação do relatório integrado

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 ? O relatório Integrado 1.1. Conceito de relatório integrado 1.2. Objetivos e benefícios do relatório integrado. 2. As dimensões de relato ESG 2.1. A dimensão Ambiental (E) 2.2. A dimensão Social (S) 2.3 A dimensão de governo (G). 3. Integração de informação financeira e não financeira 3.1. Princípios da integração da informação 3.2. Estrutura internacional de um relatório integrado. 4. O processo de prestação de contas 4.1. As obrigações legais e fiscais de prestação de contas; 4.2. Elaboração de Demonstrações Financeiras e de Informação Empresarial Simplificada 4.3 Aspetos normativos e legais da prestação de contas. 5. Tecnologias de Informação para a elaboração do Relatório Integrado 6.1. Requisitos tecnológicos para a emissão de um relatório integrado; 6.2. O processo de emissão e difusão do relatório integrado; 6.3 Cumprimento das obrigações de relato legal e comunicação da informação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? ponto 1 a 5 do programa OA2 ? pontos 3, 4 e 5 do programa OA3 ? pontos 3 e 4 do programa OA4 - pontos 2, 3 e 5 do programa

Avaliação / Assessment


Época Normal: avaliação contínua, assiduidade min. 80% e participação em todos os instrumentos de avaliação. a) assiduidade, pontualidade e participação individual: 20%; b) casos práticos individuais e em grupo: 40%; c) teste escrito: 40%. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min. 10. Época Recurso: para alunos que reprovem na época normal ou pretendam melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min. 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, face aos objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas-base teórica de referência 2. Participativas, análise e discussão de casos de estudo, para aplicação da tecnologia às bases teóricas 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo, em ambiente tecnológico 4. Auto-estudo, através de trabalho autónomo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1 ? OA1, OA2 MEA2 ? OA2, OA3 MEA3 ? OA2, OA3 MEA4 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- De Villiers, C., Hsiao, P. C. K., & Maroun, W. (Eds.). (2020). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. Routledge. - Hannem, S. (2017). Integrated reporting ? useful to investors? Peter Lang Gmbh - IIRC (2021). International Integrated Reporting Council, International <IR> Framework. Retirado de https://www.integratedreporting.org/wp-content/uploads/2021/01/InternationalIntegratedReportingFramework.pdf em 05 de Outubro 2021

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Soyka, P. (2013). The International Integrated Reporting Council (IIRC) Integrated Reporting Framework: Toward Better Sustainability Reporting and (Way) Beyond. Environmental Quality Management, 23(2), 1-14. - Stein Smith, S. (2014). Integrated Reporting, Corporate Governance, and the Future of the Accounting Function. International Journal of Business and Social Science, 5(10). - Young, M. and Oh, P. (2014). Integrated Reporting: Holistic Approach Benefits Organisations and Stakeholders. IS Chartered Accountant, 38-40. - Canadian Institute of Chartered Accountants (2010). Integrated Reporting: Impact of Small Issuer Challenges on Framework Development and Implementation Strategies.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16