Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
340 - Ciências empresariais
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Construir um relatório de informação de natureza financeira e não financeira, quer para responder a necessidades de gestão, quer das obrigações de reporte a que as entidades estão sujeitas. 2. Desenvolver qualificações e competências para apoiar as entidades no reporte de informação e na prestação de contas de forma atempada, com fiabilidade e flexibilidade, suportada em avançada tecnologia de informação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico, de preferência ambiente cloud e digital, que proporcione tecnologias avançadas de reporting externo e interno, integrando a informação de forma flexível, fiável e tempestiva. OA2. Saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da Entidade com relevância estratégica para a gestão, de forma a disponibilizar com tempestividade e fiabilidade os reportes de gestão e legais a que as entidades se encontram obrigadas. OA3. Saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato da Entidade, atentas as dimensões ESG. OA4. Preparar a estrutura global do Relatório Integrado, incluindo as Demonstrações Financeiras e o Relatório de Gestão, adquirir conhecimentos das obrigações de relato e explorar funcionalidades tecnológicas para a preparação, execução e comunicação do relatório integrado.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - O Relatório Integrado 1.1. Conceito de relatório integrado 1.2. Objetivos e benefícios do relatório integrado 2 - As Dimensões de Relato ESG - Environmental, Social e Governance 2.1. A dimensão ambiental (environmental) (E) 2.2. A dimensão social (S) 2.3. A dimensão de governo (governance) (G) 3 - Integração de Informação Financeira e Não Financeira 3.1. Princípios da integração da informação 3.2. Estrutura internacional de um relatório integrado 4 - O Processo de Prestação de Contas 4.1. As obrigações legais e fiscais de prestação de contas 4.2. Preparação das Demonstrações Financeiras e de Informação Empresarial Simplificada (IES) 4.3. Aspetos normativos e legais da prestação de contas 5 - Tecnologias de Informação para a Elaboração do Relatório Integrado 5.1. Requisitos tecnológicos para a emissão de um relatório integrado 5.2. O processo de emissão e difusão do relatório integrado 5.3. Cumprimento das obrigações de relato legal e comunicação da informação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A articulação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se do seguinte modo: 1. O Relatório Integrado: contribui para o OA1 (saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico...), OA2 (saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da Entidade...), OA3 (saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato...) e OA4 (preparar a estrutura global do Relatório Integrado...). 2. As Dimensões de Relato ESG: contribui para o OA3 e OA4 (já referidos). 3. Integração de Informação Financeira e Não Financeira: contribui para o OA2, OA3 e OA4 (já referidos). 4. O Processo de Prestação de Contas: contribui para o OA1, OA2 e OA4 (já referidos). 5. Tecnologias de Informação para a Elaboração do Relatório Integrado: contribui para o OA1, OA2 e OA3 (já referidos).
Avaliação / Assessment
Duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre: - Casos individuais e/ou em grupo (temáticos): 20% - Trabalho de grupo, com eventual discussão oral: 40%. - Teste individual escrito: 40% Requisitos: - Execução dos casos e trabalhos de avaliação. - Média mínima de 10 valores nas casos e trabalhos de avaliação. - Nota mínima de 10 valores no teste individual escrito. - Assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2. Avaliação por exame: - Exame individual escrito: 100%. Defesa de nota: eventual defesa de nota, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores, em qualquer das modalidades.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de execução, análise e síntese, pesquisa, crítica e comunicação através das metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação e transmisão dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, numa lógica interrogativa, com resolução, análise e discussão de casos práticos e documentação de de apoio, com recurso a tecnologia. 3. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de casos práticos, análise de textos e compreensão de leitura. 4. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de trabalhos práticos e casos de grupo e/ou individuais de avaliação, em ambiente tecnológico. 5. Trabalho autónomo, consubstanciado no autoestudo, pelo próprio aluno, prévio às aulas e posterior às aulas de uma forma sistemática.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Em consonância, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objetivos de aprendizagem (OA). 1. Metodologias Expositivas: são essenciais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA1 - saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico...) e OA2, OA3 e OA4 (referidos abaixo), porque esta unidade curricular (UC) requer uma boa compreensão dos conceitos para que possam ser devidamente aplicados na prática em ambiente tecnológico. 2. Metodologias Participativas, em aula: são fundamentais para concretizar os objetivos OA2 (saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da Entidade...) e OA3 (saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato da Entidade, atentas as dimensões ESG...). 3. Metodologias Ativas, em aula: são essenciais para atingir os objetivos OA2 e OA3 (já referidos) e OA4 (preparar a estrutura global do Relatório Integrado...). 4. Metodologias Ativas, extra aula, numa perspetiva colaborativa: são fundamentais para a concretização dos objetivos OA1 (saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico...), OA2 (saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da Entidade...), OA3 (saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato...) e OA4 (preparar a estrutura global do Relatório Integrado...), devido à dimensão avaliativa. 5. Trabalho Autónomo, prévio às aulas, durante as aulas e após as aulas: é absolutamente nuclear e transversal a todos os OA.
Observações / Observations
1 - A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular, com exceção dos livros, será disponibilizada na plataforma de e-learning (exº: Moodle). 2 - A bibliografia básica e secundária não está incluída no ponto anterior. 3 - Pode aceitar-se a produção de conteúdos utilizando a inteligência artificial (exº: ChatGPT, Suno, Gamma, etc.) desde que indicado pelo aluno os moldes dessa utilização e a(s) prompt(s) utilizada(s) para a geração dessse conteúdo. 4 - Horário de atendimento: a indicar nas aulas e/ou na plataforma de e-learning (exº: Moodle) em função dos horários letivos.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. De Villiers, C., Hsiao, P. C. K., & Maroun, W. (Eds.) (2020). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. Routledge. 2. IIRC (2021). International Integrated Reporting Council, International <IR> Framework. Disponível em https://www.integratedreporting.org/wp-content/uploads/2021/01/InternationalIntegratedReportingFramework.pdf 3. Hannem, S. (2017). Integrated reporting ? useful to investors? Peter Lang Gmbh.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
1. Soyka, P. (2013). The International Integrated Reporting Council (IIRC) Integrated Reporting Framework: Toward Better Sustainability Reporting and (Way) Beyond. Environmental Quality Management, 23(2), 1-14. 2. Smith, S. (2014). Integrated Reporting, Corporate Governance, and the Future of the Accounting Function. International Journal of Business and Social Science, 5(10). 3. Young, M. and Oh, P. (2014). Integrated Reporting: Holistic Approach Benefits Organisations and Stakeholders. IS Chartered Accountant, 38-40. 4. Canadian Institute of Chartered Accountants (2010). Integrated Reporting: Impact of Small Issuer Challenges on Framework Development and Implementation Strategies.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-03-20