Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04372
Acrónimo :
04372
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Construir um relatório de informação de natureza financeira e não financeira, quer para responder a necessidades de gestão, quer das obrigações de reporte a que as entidades estão sujeitas. 2. Saber explicar os aspetos nucleares da monitorizacão da performance de uma entidade. 3. Desenvolver qualificações e competências para apoiar as entidades no reporte de informação e na prestação de contas de forma atempada, com fiabilidade e flexibilidade, suportada em avançada tecnologia de informação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: OA1. Saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico, de preferência ambiente cloud e digital, que proporcione tecnologias avançadas de reporting externo e interno, integrando a informação de forma flexível, fiável e tempestiva. OA2. Saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da entidade com relevância estratégica para a gestão, de forma a disponibilizar com tempestividade e fiabilidade os reportes de gestão e legais a que as entidades se encontram obrigadas. OA3. Saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato da entidade, atentas as dimensões ESG. OA4. Preparar a estrutura global do relatório integrado, incluindo as demonstrações financeiras e o relatório de gestão, adquirir conhecimentos das obrigações de relato e explorar funcionalidades tecnológicas para a preparação, execução e comunicação do relatório integrado.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O relatório integrado 2. Relato ESG (environmental, social, and governance) 3. Integração de informação financeira e não financeira 4. Monitorização da performance 5. O processo de prestação de contas 6. Tecnologias digitais para apoio ao relatório integrado e à monitorização da performance

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A articulação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se do seguinte modo: 1. O relatório integrado: contribui para o OA1 (saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico...), OA2 (saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da entidade...), OA3 (saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato...) e OA4 (preparar a estrutura global do relatório integrado...). 2. Relato ESG: contribui para o OA3 e OA4 (já referidos). 3. Integração de informação financeira e não financeira: contribui para o OA2, OA3 e OA4 (já referidos). 4. Monitorização da performance: contribui para o OA2, OA3 e OA4 (já referidos). 5. Processo de prestação de contas: contribui para o OA1, OA2 e OA4 (já referidos). 6. Tecnologias digitais para apoio ao relatório integrado e à monitorização da performance: contribui para o OA1, OA2 e OA3 (já referidos).

Avaliação / Assessment


Duas modalidades de avaliação: 1ª. Avaliação ao longo do semestre: - Atividades individuais e/ou projetos em sala: 20% - Projetos em grupo, extra sala, com eventual discussão oral e apresentação: 40%. - Teste individual escrito: 40% Requisitos: - Execução das atividades e/ou projetos em sala e dos projetos em grupo, extra sala. - Nota mínima das atividades individuais e/ou projetos em sala: 8,0 valores - Nota mínima dos projetos em grupo, extra sala: 8,0 valores - Nota mínima no teste individual escrito: 8,0 valores - Nota média final ponderada: 9,5 valores - Assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2ª. Avaliação por exame: - Exame individual escrito: 100%. - Nota mínima: 9,5 valores Defesa de nota: Eventual defesa de nota, oral ou escrita, para classificação superior a 16 valores, em qualquer das modalidades.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de execução, análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação através das metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação e transmissão dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, numa lógica interrogativa, com resolução, análise e discussão de atividades, projetos e casos práticos e de documentação de apoio, com recurso a tecnologia digital apropriada. 3. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de projetos, análise de textos e compreensão de leitura. 4. Ativas, numa lógica colaborativa, com a realização de projetos e casos de grupo e/ou individuais de avaliação, em ambiente tecnológico. 5. Trabalho autónomo, consubstanciado no autoestudo, pelo próprio aluno, prévio às aulas e posterior às aulas de uma forma sistemática.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Em consonância, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os objetivos de aprendizagem (OA). 1. Metodologias expositivas: são essenciais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, coerentes com os objetivos de aprendizagem (OA1 - saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico...) e OA2, OA3 e OA4 (referidos abaixo), porque esta unidade curricular (UC) requer uma boa compreensão dos conceitos para que possam ser devidamente aplicados na prática em ambiente tecnológico. 2. Metodologias participativas, em aula: são fundamentais para concretizar os objetivos OA2 (saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da entidade...) e OA3 (saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato da entidade, atentas as dimensões ESG...). 3. Metodologias ativas, em aula: são essenciais para atingir os objetivos OA2 e OA3 (já referidos) e OA4 (preparar a estrutura global do relatório integrado...). 4. Metodologias ativas, extra aula, numa perspetiva colaborativa: são fundamentais para a concretização dos objetivos OA1 (saber contribuir para a escolha de um sistema tecnológico...), OA2 (saber integrar num sistema de data analytics toda a informação da entidade...), OA3 (saber definir a espinha dorsal de um modelo integrado de relato...) e OA4 (preparar a estrutura global do relatório integrado...), devido à dimensão avaliativa. 5. Trabalho autónomo, prévio às aulas, durante as aulas e após as aulas: é absolutamente nuclear e transversal a todos os OA.

Observações / Observations


1 - A documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados na unidade curricular, com exceção dos livros, será disponibilizada na plataforma de e-learning (exº: Moodle). 2 - A bibliografia básica e secundária não está incluída no ponto anterior. 3 - Pode aceitar-se a produção de conteúdos utilizando a inteligência artificial (exº: ChatGPT, Suno, Gamma, etc.) desde que indicado pelo aluno os moldes dessa utilização e a(s) prompt(s) utilizada(s) para a geração desse conteúdo. 4 - Horário de atendimento: a indicar nas aulas e/ou na plataforma de e-learning (exº: Moodle) em função dos horários letivos.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. De Villiers, C., Hsiao, P. C. K., & Maroun, W. (Eds.) (2020). The Routledge Handbook of Integrated Reporting. Routledge. 2. IIRC (2021). International Integrated Reporting Council, International <IR> Framework. Disponível em https://www.integratedreporting.org/wp-content/uploads/2021/01/InternationalIntegratedReportingFramework.pdf 3. Hannem, S. (2017). Integrated reporting ? useful to investors? Peter Lang Gmbh.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Soyka, P. (2013). The International Integrated Reporting Council (IIRC) Integrated Reporting Framework: Toward Better Sustainability Reporting and (Way) Beyond. Environmental Quality Management, 23(2), 1-14. 2. Smith, S. (2014). Integrated Reporting, Corporate Governance, and the Future of the Accounting Function. International Journal of Business and Social Science, 5(10). 3. Young, M. and Oh, P. (2014). Integrated Reporting: Holistic Approach Benefits Organisations and Stakeholders. IS Chartered Accountant, 38-40. 4. Canadian Institute of Chartered Accountants (2010). Integrated Reporting: Impact of Small Issuer Challenges on Framework Development and Implementation Strategies.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-06