Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC. No entanto, aquisição prévia de conhecimentos introdutórios de redes de computadores pode ser benéfica para uma melhor compreensão dos aspectos basilares inerentes à segurança das redes de computadores.
Objetivos Gerais / Objectives
Nos nossos dias a nossa dependência de redes de comunicação é cada vez maior. Quer a nível pessoal, quer a nível organizacional, as redes de comunicação digital permitem a execução de múltiplos processos críticos de negócio. Assim, é importante garantir a segurança nestas redes de comunicação. O objetivo principal desta unidade curricular é o de oferecer aos alunos um conjunto de conhecimentos integradores que lhes permitam identificar as principais ameaças e ataques às redes de comunicação, assim como identificar e conhecer formas de implementar mecanismos de segurança para mitigar as ameaças emergentes.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após a conclusão desta UC os alunos estarão aptos a: OA1. Compreender as ameaças, ataques e vulnerabilidades mais comuns em redes de computadores OA2. Conhecer e compreender os diversos mecanismos de segurança por cada camada de rede nos modelos de referência OA3. Conhecer e explorar problemas de segurança em diversos protocolos de rede OA4. Identificar, analisar e corrigir problemas de segurança em redes de computadores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Riscos, Ameaças e Ataques a Redes de Comunicação CP2. Segurança no nível físico e de ligação: Redes Ethernet; Ataques e Defesas; Segurança em Redes Wi-Fi 802.11 CP3. Segurança no nível da rede: Segurança em IPv4 e IPv6; Protocolo IPSEC; Ataques aos protocolos (ICMP, ARP e DHCP) CP4. Segurança no nível de transporte: Protocolo SSL/TLS; Protocolo SSH; Redes Privadas Virtuais: IPSEC e OpenVPN CP5. Segurança no nível da aplicação: Segurança do DNS; Correio Eletrónico Seguro; Transferência segura de ficheiros CP6. Firewalls: Tipologias e configuração de políticas de segurança. CP7. Deteção e Prevenção de Intrusões: Tipos de sistemas (IDS, IPS, Network ou Host-based). Honeynets e Homeypots. Utilização e configuração de segurança.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1 OA2: CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA3: CP2, CP3, CP4, CP5 OA4: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6
Avaliação / Assessment
Pode ser realizada num dos seguintes modos: 1. Avaliação periódica: - Duas provas escritas a realizar durante o semestre com a nota mínima de 8 valores por prova (30% + 30%) - Três laboratórios em grupo (15%), com nota mínima de 8 valores por laboratório - Trabalho prático de grupo e sua apresentação, com nota mínima de 8 valores (25%) 2. Avaliação por exame: - Prova escrita (100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1 Aulas expositivas teórico-práticas:teoria,demos,audiovisuais MEA2 Aulas participativas:análise e discussão de casos de estudo MEA3 Aulas ativas:realização de exercícios/entregáveis do projeto de grupo em lab/apresentações, usando ferramentas do estado-da-arte MEA4 Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo,revisões,realização dos entregáveis do trabalho de grupo em lab
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (AO): OA1: MEA1, MEA2 OA2: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4, OA3: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 OA4: MEA1, MEA2, MEA3, MEA4 O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino (de acordo com a tipologia de aula) e os objectivos de aprendizagem.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stallings, W. (2016). Network Security Essentials: Applications and Standards. Pearson. Kurose, J., Ross, K. (2021). Computer Networking: A Top-Down Approach. 2021. Peterson, L., Davie, B. (2021). Computer Networks: A Systems Approach (The Morgan Kaufmann Series in Networking). Morgan Kaufmann. Stewart, M., Kinsey, D. (2020). Network Security, Firewalls, and VPNs (ISSA). Jones & Bartlett Learning. Zuquete, A. (2018). Segurança em Redes Informáticas. FCA. Ciampa, M. (2017). CompTIA Security+ Guide to Network Security Fundamentals. Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Conjunto de material a fornecer aos alunos durante as aulas pela equipa docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16