Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Aprendizagem teórica e prática dos instrumentos conceptuais, metodológicos e técnicos necessários para a elaboração de um projeto de pesquisa empírica em ciências sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
(a) Aprender a definir o objeto de um projeto de pesquisa. (b) Aprender a fazer uma revisão da literatura. (c) Aprender a fazer as escolhas metodológicas e técnicas necessária à concretização do projeto. (d) Aprender a elaborar, apresentar e discutir um projeto de pesquisa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Definição 1.1 Formulação do problema e definição de objetivos 1.2 Conceptualização, operacionalização e observação 1.3 Ética na pesquisa social 2. Referências 2.1 Pesquisa bibliográfica 2.2 Revisão da literatura 2.3 Pesquisas de referência 3. Metodologia 3.1 Fontes e dados 3.2 Métodos e técnicas de recolha de dados 3.3 Métodos e técnicas de tratamento de dados 4. Proposta 4.1 Projetos de investigação e projetos aplicados à resolução de problemas 4.2 Organização e escrita do projeto 4.3 Apresentação e discussão pública do projeto
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos dividem-se em quatro pontos corresponedentes a cada uma dos objetivos de aprendizagem definidos.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação tem duas componentes: (a) avaliação da participação dos alunos nas discussões dos projetos (30%); (b) avaliação final do projeto de pesquisa (70%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem desdobra-se em três componentes: (a) apresentação, pelo docente, dos conteúdos programáticos; (b) elaboração, pelos estudantes, de um projeto de pesquisa; (c) discussão, em aula, dos projetos dos estudantes em cada uma das fases da sua elaboração.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aprendizagens necessárias à elaboração de um projeto requerem o conhecimento dos conteúdos programáticos mas, sobretudo, a aquisição de competências de uso desse conhecimento. Por isso a combinação entre a aprendizagem dos conteúdos programáticos e a sua aplicação e avaliação num exercício prático, a realizar ao longo do semestre, de elaboração de um projeto de pesquisa.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Creswell, John W., e J. David Creswell (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches, 5.ª ed., Londres, Sage. Clark,Tom, Liam Foster e Alan Bryman (2019), How to do your Social Research Project or Dissertation, Oxford, Oxford University Press. Campenhoudt, Luc Van, Jacques Marquet e Raymond Quivy (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 5.ª ed., Lisboa, Gradiva.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Toshkov, Dimiter (2016), Research Design in Political Science, Londres, Palgrave. Ragin, Charles C., e Lisa M. Amoroso (2018), Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method, 3.ª ed., Londres, Sage. Bukve, Oddbjørn (2018), Designing Social Science Research, Cham, Palgrave Macmillan. Booth, Wayne C, Gregory G. Colomb, Joseph M. Williams, Joseph Bizup, e William T. FitzGerald (2016), The Craft of Research, 4.ª ed., Chicago, The University of Chicago Press. Blaikie, Norman, e Jan Priest (2019), Designing Social Research:The Logic of Anticipation, 3.ª ed., Cambridge, Polity Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16