Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04381
Acrónimo :
04381
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


523 - Electrónica e automação

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de programação Conhecimentos básicos de eletrotecnia e análise de circuitos.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos sobre conceitos gerais e específicos sobre os sensores, atuadores, condicionamento de sinal incluindo processamento analógico de sinal, A unidade curricular tem tambem com objetivo transmitir conhecimentos sobre arquitetura geral dos sistemas de processamento digital de sinal e sobre os principais algoritmos de processamento digital de sinal e a implementação de algoritmos de processamento em varios tipos de plataformas de computação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência bem sucedida na unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Identificar as principais funcionalidades e componentes dos sensores e atuadores e selecionar para as aplicações OA2. Realizar o projeto e a implementação de circuitos de condicionamento específicos para sensores e atuadores. OA3. Projetar sistemas baseados em sensores e atuadores para aplicações especificas: industriais, agricultura de procissão, monitorização ambiental. OA4. Compreender, projetar e implementar algoritmos de processamento digital de sinais. OA5 Projetar e implementar sistemas digitais em tempo real caracterizados por sensores, atuadores e algoritmos específicos de processamento digital de sinais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 Sensores classificação; sensores analógicos e digitais, funcionamento, aplicações. CP2: Atuadores: classificação, funcionamento e aplicações CP3: Condicionamento de sinal: amplificação, processamento analógico de sinal -filtragem analógica, circuitos específicos de controlo para atuadores: CP4 Elementos sobre a conversão analógico e digital analógica.. CP5 Processamento digital de sinal: analise de sinal no domínio tempo e no domínio frequência; algoritmos de filtragem digital. CP6 Implementação de algoritmos de processamento digital em plataformas de computação de tempo real CP7 Projeto de sistemas com sensores e atuadores e módulos de processamento de sinal e aplicações::industrial cidades e casas inteligentes, transportes, agricultura de precisão.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A interligação entre os conteúdos programáticos( CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: OA1 ? CP1,CP2,CP3 OA2 ? CP1,CP2,CP3; OA3-CP1,CP2,CP3,CP4 OA4 ? CP5, CP6; OA5-CP1, CP2,CP3,CP4,CP5,CP6;

Avaliação / Assessment


Laboratório (40%) + Exame escrito (60%) Nota mínima no laboratório: 8 Nota mínima no exame: 8 A possibilidade de realizar o exame escrito na época normal ou especial é condicionada de: - Presença nas aulas de laboratório (100%) *, - Presença nas aulas teóricas pelo menos (50%), - Presença nas aulas teóricas- práticas pelo menos (50%). *Caso que por razões objetivas são registrados faltas no laboratório será combinado com o professor uma maneira de recuperar o laboratório em falta.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo ensino-aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas onde é feita a exposição de conceitos e metodologias, são apresentados exemplos de aplicação, e são resolvidos exercícios tipo com discussão e interpretação de resultados. As aulas práticas de laboratório estão orientadas para realização de ensaios com sistemas com sensores e atuadores e modulos de processamento analogico e digital. Será considerada tambem a realização de mini-projetos de laboratório.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A apresentação teórica de conceitos e metodologias, complementada com a apresentação de exemplos de aplicação e a resolução de exercícios, proporcionará aos alunos os conhecimentos (saber saber) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). A realização de projetos de laboratório visando a resolução de problemas reais, envolvendo sensores atuadores, modulos de processamento analogico e digital reais, proporcionará aos alunos as cometências (saber-fazer) que estão subjacentes aos objetivos de aprendizagem (OA). Em todas as aulas da UC serão cultivados valores como o espírito crítico, a imaginação e a éticapara conferir aos alunos os comportamentos (saber estar) adequados a um futuro profissional diplomado.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Clarence W. de Silva, Sensors and Actuators, Engineering System Instrumentation, Second Edition, CRC press 2015. Octavian Postolache,Eletronica Programada e Processamento digital de SinaisI: Guia de laboratórios, ISCTE-IUL, 2021; Allen B. Downey,Think DSP: Digital Signal Processing in Python, O'Reilly Media; 1st edition, 2016 Clarence W. de Silva,Sensors and Actuators: Engineering System Instrumentation, Second Edition, CRC Press 2015

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


William Bolton, Instrumentation and Control Systems, Newnes; 3rd edition, 2021 NJATC NJATC Fundamentals of Instrumentation 2nd Edition John G. Webster, Halit Eren Measurement, Instrumentation, and Sensors Handbook, CRC press 2014

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16