Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
580 - Arquitectura e construção
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há requisitos específicos para a frequência desta UC.
Objetivos Gerais / Objectives
Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes formam um conjunto coerente de UCs que de forma sequencial, abordam os sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na análise de casos, visitas de campo e no desenho e representação para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Esta UC funciona de forma coordenada com Modelação BIM I, sendo a avaliação conjunta. Os Objectivos Gerais UC são: OG1 - Compreensão dos sistemas construtivos dos edifícios de Betão Armado, compreendendo as funções estruturais, de proteção e separação e de suporte, fundações, suporte temporário e permanente e construção enterrada. OG2 - Compreensão do conforto higrotérmico e acústico nestes edifícios a par das implicações de sustentabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Sistemas e Processos de Construção I e Modelação Building Information Modelling I decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção são modelados em Modelação Building Information Modelling. OA1. Descrever e explicar a constituição e os aspetos construtivos de sistemas de construção de edifícios em Betão-Armado e distinguir e descrever os sistemas secundários (pavimentos, paredes e coberturas). OA2. Conhecer as atividades do projeto de estruturas e de higrotérmica e conforto para apoiar os profissionais responsáveis por esses processos através do desenvolvimento de processos de trabalho digitais, promovendo a interoperabilidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Sistemas de construção de edifícios. Características dos materiais e implicações de sustentabilidade. CP2. Sistemas de suporte verticais, vigas e pavimentos: constituição de lajes em betão e de lajes aligeiradas; Revestimentos de piso. CP3. Sistemas de paredes: Paredes exteriores não estruturais; Paredes interiores não estruturais; Revestimentos de paredes exteriores e interiores. CP4. Sistemas de coberturas: Constituição e revestimentos de coberturas inclinadas; Constituição e revestimentos de coberturas horizontais. CP5. Princípios do cálculo estrutural e higrotérmico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular, garantindo uma progressão lógica entre a compreensão dos sistemas construtivos e o desenvolvimento de competências técnicas. A correspondência entre OA e CP é a seguinte: OA1 (Descrever e explicar a constituição e aspetos construtivos dos sistemas de construção de edifícios em betão armado e distinguir sistemas secundários) está relacionado com CP1, CP2, CP3, e CP4, que abordam os diferentes sistemas construtivos, desde os materiais e implicações de sustentabilidade até à constituição de pavimentos, paredes, e coberturas. OA2 (Conhecer as atividades do projeto de estruturas e de conforto higrotérmico) corresponde ao CP5, que trata dos princípios do cálculo estrutural e higrotérmico, fundamentais para apoiar as decisões de conforto e sustentabilidade no design de edifícios.
Avaliação / Assessment
Devido ao seu caráter prático e baseado em projeto, a avaliação ocorre ao longo do semestre e consiste em duas componentes: 1 - Teste (25%). 2 - Participação nas aulas, avaliada através da assiduidade e da entrega dos trabalhos de casa (15%). 3 - Projeto individual desenvolvido ao longo do semestre utilizando uma metodologia colaborativa, realizado em conjunto com a UC Modelação de Informação da Construção I (60%). Este projeto inclui uma discussão final, que acontece na última semana de aulas. Para aprovação, o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 em nenhum dos componentes de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A participação nas visitas a obras é obrigatória. Não há exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são parcialmente baseadas em trabalho autónomo dos alunos. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação semanais no formato de vídeos e material de leitura, que deverão trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas, tópicos avançados, elaboração de exercícios e dos trabalhos. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A aprendizagem baseia-se no auto-estudo e nos trabalhos de casa, complementados e apoiados em aula pela discussão de questões e temas avançados. Segue-se um aprofundamento por parte do aluno no desenvolvimento do seu projeto final, resultando na interiorização dos fundamentos teóricos, domínio das técnicas e conscencialização dos obstáculos à sua aplicação. Esta metodologia de aprendizagem permite ajustar o ritmo e a profundidade do trabalho, investindo o aluno o esforço necessário para construir os seus conhecimentos e competências. Este aspeto é decisivo, dada a complexidade de algumas partes do programa e a necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. A riqueza dos conteúdos de apoio, sob a forma de manuais, artigos do sector, vídeos e outros materiais de estudo, permite que os alunos revisitem a explicação durante o seu trabalho independente, aumentando a sua autonomia e capacidade de aprendizagem ao longo da vida. O objetivo da avaliação contínua é incentivar o acompanhamento e a interação entre os alunos e entre estes e o professor ao longo do semestre e permitir que os alunos avaliem os seus progressos e desempenho em tempo útil. O curso decorre em paralelo com o curso de Modelação de Informação da Construção I, que aplica as metodologias aprendidas a projectos concretos. Isto permite que os alunos vejam as aulas como oportunidades de aprendizagem prática que podem aplicar e adaptar aos seus próprios projectos. As visitas de campo permitem aos alunos consolidar os seus conhecimentos e avaliar de forma concreta como as competências adquiridas são utilizadas na vida real.
Observações / Observations
Esta UC funciona em paralelo com a UC de Modelação BIM do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ching, F. D. K., Onouye, B. S., & Zuberbuhler, D. (2013). Building Structures Illustrated. Kind-Barkauskas, F. (2013). Concrete Construction Manual. ISBN 9783955531638. Watts, A. (2016). Modern Construction Handbook (4th ed.). Birkhäuser, Basel. Ching, F. D. K. (2014). European Building Construction Illustrated. Canha da Piedade, A., et al. (2009). Térmica de Edifícios. Orion. ISBN 9789728620134. Hegger, M., et al. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lovell, J. (2013). Building Envelopes: An Integrated Approach. Princeton Architectural Press; 1st edition. ISBN 978-1568988184 Nicol, F. (2017). Adaptive Thermal Comfort: Principles and Practice. Routledge; 1st edition. ISBN 978-1138430808 Allen, E., & Iano, J. (2019). Fundamentals of Building Construction: Materials and Methods (7th ed.). Wiley. Fleming, E. (2005). Construction Technology: An Illustrated Introduction. Blackwell. Allen, E. (2005). How Buildings Work: The Natural Order of Architecture (3rd ed.). Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-12