Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04383
Acrónimo :
04383
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem nenhuns requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes formam um conjunto coerente de UCs que de forma sequencial, abordam os sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na análise de casos, visitas de campo e no desenho e representação para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Esta UC funciona de forma coordenada com Modelação BIM I, sendo a avaliação conjunta. Os Objectivos Gerais UC são: OG1 - Compreensão dos sistemas construtivos dos edifícios de Betão Armado, compreendendo as funções estruturais, de proteção e separação e de suporte, fundações, suporte temporário e permanente e construção enterrada. OG2 - Compreensão do conforto higrotérmico e acústico nestes edifícios a par das implicações de sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Sistemas e Processos de Construção I e Modelação Building Information Modelling I decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção são modelados em Modelação Building Information Modelling. OA1. Descrever e explicar a constituição e os aspetos construtivos de sistemas de construção de edifícios em Betão-Armado e distinguir e descrever os sistemas secundários (pavimentos, paredes e coberturas). OA2. Conhecer as atividades do projeto de estruturas e de higrotérmica e conforto de forma a apoiar os profissionais responsáveis por esses processos através do desenvolvimento de processos de trabalho digitais, promovendo a interoperabilidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Sistemas de construção em betão armado. Características dos materiais e implicações de sustentabilidade. CP2. Sistemas de suporte verticais, vigas e pavimentos: constituição de lajes em betão e de lajes aligeiradas; Revestimentos de piso. CP3. Sistemas de paredes: Paredes exteriores não estruturais; Paredes interiores não estruturais; Revestimentos de paredes exteriores e interiores. CP4. Sistemas de coberturas: Constituição e revestimentos de coberturas inclinadas; Constituição e revestimentos de coberturas horizontais. CP5. Princípios do cálculo estrutural e higrotérmico suportados por computador.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1 -CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 -CP5.

Avaliação / Assessment


A avaliação é contínua e ocorre nas aulas, onde o professor verifica os exercícios semanais, relatórios de visitas e palestras de convidados e a participação na aula (50%). Há ainda um projeto de grupo desenvolvido ao longo do semestre através de uma metodologia colaborativa e realizado em conjunto com a UC Modelação de informação da Construção I (50%). A avaliação contínua exige ainda uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. A discussão final do projeto, que acontece na última semana de aulas, e a participação nas visitas a obras são obrigatórias.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são parcialmente baseadas em trabalho autónomo dos alunos. Serão fornecidos aos alunos materiais de preparação semanais no formato de vídeos e material de leitura, que deverão trabalhar antes da aula, sendo esta dedicada ao esclarecimento de dúvidas, tópicos avançados, elaboração de exercícios e dos trabalhos. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (3h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo (30h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo (10h), aulas em vídeo assíncronas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A aprendizagem baseia-se no auto-estudo e nos trabalhos de casa, complementados e apoiados em aula pela discussão de questões e temas avançados. Segue-se um aprofundamento por parte do aluno no desenvolvimento do seu projeto final, resultando na interiorização dos fundamentos teóricos, domínio das técnicas e conscencialização dos obstáculos à sua aplicação. Esta metodologia de aprendizagem permite ajustar o ritmo e a profundidade do trabalho, investindo o aluno o esforço necessário para construir os seus conhecimentos e competências. Este aspeto é decisivo, dada a complexidade de algumas partes do programa e a necessidade de assegurar a integração dos conteúdos. A riqueza dos conteúdos de apoio, sob a forma de manuais, artigos do sector, vídeos e outros materiais de estudo, permite que os alunos revisitem a explicação durante o seu trabalho independente, aumentando a sua autonomia e capacidade de aprendizagem ao longo da vida. O objetivo da avaliação contínua é incentivar o acompanhamento e a interação entre os alunos e entre estes e o professor ao longo do semestre e permitir que os alunos avaliem os seus progressos e desempenho em tempo útil. O curso decorre em paralelo com o curso de Modelação de Informação da Construção I, que aplica as metodologias aprendidas a projectos concretos. Isto permite que os alunos vejam as aulas como oportunidades de aprendizagem prática que podem aplicar e adaptar aos seus próprios projectos. As visitas de campo permitem aos alunos consolidar os seus conhecimentos e avaliar de forma concreta como as competências adquiridas são utilizadas na vida real.

Observações / Observations


Esta UC funciona em paralelo com a UC de Modelação BIM do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


APPLETON, J., Estruturas de Betão - Volumes I e II, Orion, 2013, ISBN 9789728620219. LNEC, Estruturas de betão armado sujeitas à acção dos sismos, LNEC, 2005, ISBN 9789724901060. MONTEIRO, V.; D'ARGA E LIMA, J., Betão Armado - Obra completa 3 volumes, LNEC, 1989, ISBN 9789724921747. MASCARENHAS, J., Sistemas de Construção XI. O Betão Armado. Cofragens de Edifícios. Aglomerados Orgânicos. Livros Horizonte, 2020, ISBN 978-9722416689. CANHA DA PIEADADE, A. et al, Térmica de Edifícios, Orion, 2009, ISBN 9789728620134. CHING, F. D. K., Onouye, Barry S., Zuberbuhler, D., Building Structures Illustrated, 2013. CHING. European Building Construction Illustrated, 2014. HEGGER; [et. al.] - Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006. KIND-BARKAUSKAS, F., Concrete Construction Manual, 2013. ISBN: 9783955531638. WATS, A. Modern Construction Handbook, 4th Edition, Birkhauser, Basel, 2016.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


LOVELL, J., Building Envelopes: An Integrated Approach, Princeton Architectural Press; 1st edition, 2013, ISBN 978-1568988184 NICOL, F., Adaptive Thermal Comfort: Principles and Practice: Principles and practice, Routledge; 1st edition, 2017, ISBN ‎ 978-1138430808 ALLEN, E., IANO, J., Fundamentals of Building Construction: Materials and Methods, 7th Edition, Willey, 2019. FLEMING, E. Construction Technology An Illustrated Introduction. Blackwell, 2005. ALLEN, E., How Buildings Work -The Natural Order of Architecture. 3rd Edition. Oxford University Press, 2005.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16