Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04383
Acrónimo :
04383
Ciclo :
1.º ciclo
Língua(s) de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não há requisitos específicos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes formam um conjunto coerente de UCs que de forma sequencial, abordam os sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na análise de casos, visitas de campo e no desenho e representação para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Esta UC funciona de forma coordenada com a UC de Modelação BIM I, sendo a avaliação conjunta. Os Objectivos Gerais UC são: OG1 - Compreensão dos sistemas construtivos dos edifícios de Betão Armado, Estrutura mista e de Madeira compreendendo as funções estruturais, de proteção e separação e de suporte, fundações, suporte temporário e permanente e construção enterrada. OG2 - Compreensão das ligações entre os diversos elementos construtivos, nos três sistemas construtivos abordados, e a sua representação ao nível do detalhe técnico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Sistemas e Processos de Construção I e Modelação BIM I decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção são modelados em Modelação Building Information Modelling. OA1. Descrever e explicar a constituição e os aspetos construtivos de sistemas de construção de edifícios em Betão-Armado e distinguir e descrever os sistemas secundários (pavimentos, paredes e coberturas). OA2. Descrever e explicar a constituição, os sistemas secundários, e os aspetos construtivos de sistemas de construção mistos. OA3. Descrever e explicar a constituição, , os sistemas secundários, e os aspetos construtivos de sistemas de construção de edifícios em madeira. OA4. Compreender, analisar e representar, através do desenho tradicional, construção de maquetes físicas e modelação digital tridimensional, as ligações entre os diversos elementos construtivos a várias escalas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os Conteúdos Programáticos são: CP1. Sistemas de construção de edifícios. Características dos materiais e implicações de sustentabilidade. CP2. Sistemas de suporte verticais, vigas e pavimentos: constituição de lajes em betão e de lajes aligeiradas; Revestimentos de piso. CP3. Sistemas de paredes: Paredes exteriores não estruturais; Paredes interiores não estruturais; Revestimentos de paredes exteriores e interiores. CP4. Sistemas de coberturas: Constituição e revestimentos de coberturas inclinadas; Constituição e revestimentos de coberturas horizontais. CP5. Detalhes construtivos técnicos representativos das ligações entre os elementos construtivos, nomeadamente: vãos, remates de coberturas, guardas, muretes, escadas, rodapés, azulejos, entre outros.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) estão diretamente alinhados com os objetivos de aprendizagem (OA) da unidade curricular, garantindo uma progressão lógica entre a compreensão dos sistemas construtivos e o desenvolvimento de competências técnicas. A correspondência entre OA e CP é a seguinte: OA1, OA2 e OA3 (Descrever e explicar a constituição e aspetos construtivos dos sistemas de construção de edifícios em betão armado, mistos e madeira e distinguir sistemas secundários) está relacionado com CP1, CP2, CP3, CP4, que abordam os diferentes sistemas construtivos, desde os materiais e implicações de sustentabilidade até à constituição de pavimentos, paredes, e coberturas. OA4 (Compreender, analisar e representar, através do desenho tradicional, maquetes físicas e modelação, as ligações entre os diversos elementos construtivos a várias escalas) corresponde ao CP5, que é relativo aos detalhes construtivos, com os quais os técnicos das áreas de construção representam estas mesmas ligações.

Avaliação / Assessment


Devido ao seu caráter prático e baseado em projeto, a avaliação ocorre ao longo do semestre e consiste em três componentes: 1 - Teste teórico sobre os sistemas construtivos apresentados (20%). 2 - Criação de maquetes físicas em ambiente de laboratório (30%). 3 - Projeto individual desenvolvido ao longo do semestre utilizando uma metodologia colaborativa, realizado em conjunto com a UC Modelação de Informação da Construção I (50%). Este projeto inclui uma discussão final, que ocorre durante a 1ª fase de exames. Para aprovação, o aluno não poderá ter nota inferior a 8,5 em nenhum dos componentes de avaliação. Poderá ser realizada avaliação oral complementar a qualquer método de avaliação ou para validação da nota final. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A participação nas visitas a obras é obrigatória. Não há lugar a exame, em nenhuma das fases.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são parcialmente baseadas em trabalho autónomo dos alunos. Será dada uma base introdutória teórica, cujos conhecimentos serão testados através de um teste, e que servirá de base para a elaboração das maquetes físicas e do projecto de modelação trimidensional final. Para além das horas de contacto semanais com o docente, o aluno deverá realizar trabalho autónomo ao longo do semestre, nomeadamente na preparação das maquetes, que irão decorrer em ambiente de laboratório de fabricação digital. O total de horas de trabalho autónomo deve compreender: elaboração de trabalhos e estudo da matéria teórica para o teste. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (15h) MEA2 - Aulas participativas: apresentações de convidados - análise e discussão de casos de estudo (3h) MEA3 - Aulas activas: utilização de software, realização de exercícios, construção de maquetes e entregáveis do projeto de grupo (15h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (9h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: estudo teórico para o teste (15h) construção de maquetes físicas (30h); realização dos entregáveis do trabalho de grupo (63h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino adotada na UC demonstra uma forte coerência com os objetivos de aprendizagem definidos, assegurando uma articulação clara entre conhecimentos teóricos, competências práticas e capacidades de representação e análise construtiva. Os objetivos OA1, OA2 e OA3, centrados na descrição e explicação dos sistemas construtivos em betão armado, sistemas mistos e madeira, são suportados por uma base teórica sólida, desenvolvida nas aulas expositivas teórico-práticas (MEA1) e complementada por aulas participativas com análise de casos de estudo e contributos de convidados (MEA2). Esta abordagem permite aos estudantes compreender os materiais, os sistemas estruturais e os sistemas secundários (pavimentos, paredes e coberturas), bem como as suas implicações funcionais e de sustentabilidade, em alinhamento direto com os conteúdos programáticos CP1 a CP4. O teste teórico avalia especificamente esta componente, garantindo que os conhecimentos fundamentais são adquiridos e consolidados. O objetivo OA4, que visa a compreensão, análise e representação das ligações entre elementos construtivos a várias escalas, é diretamente operacionalizado através das metodologias ativas (MEA3), que incluem a construção de maquetes físicas em laboratório de fabricação digital, a realização de exercícios práticos e a modelação tridimensional. Estas metodologias promovem a aprendizagem pela prática, permitindo aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos na resolução de problemas construtivos concretos e na representação rigorosa de detalhes técnicos, conforme definido no CP5. As aulas de apoio tutorial (MEA4) reforçam este processo, proporcionando acompanhamento contínuo e feedback formativo. A coordenação com a UC de Modelação BIM I constitui um elemento central da coerência metodológica, uma vez que os sistemas e processos construtivos estudados são simultaneamente modelados em ambiente BIM. Esta articulação potencia uma aprendizagem integrada, reforçando a compreensão da complexidade e interligação dos sistemas construtivos e preparando os estudantes para práticas colaborativas contemporâneas. Por fim, o elevado peso do trabalho autónomo (MEA5) reflete o caráter prático e baseado em projeto da UC, incentivando a autonomia, a gestão do tempo e o aprofundamento crítico dos conteúdos. A avaliação ao longo do semestre, distribuída por diferentes componentes alinhadas com os objetivos de aprendizagem, assegura que as metodologias de ensino contribuem de forma eficaz para o desenvolvimento das competências previstas.

Observações / Observations


Esta UC funciona em paralelo com a UC de Modelação BIM do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ching, F. D. K., Onouye, B. S., & Zuberbuhler, D. (2013). Building Structures Illustrated. Kind-Barkauskas, F. (2013). Concrete Construction Manual. ISBN 9783955531638. Watts, A. (2016). Modern Construction Handbook (4th ed.). Birkhäuser, Basel. Ching, F. D. K. (2014). European Building Construction Illustrated. Canha da Piedade, A., et al. (2009). Térmica de Edifícios. Orion. ISBN 9789728620134. Hegger, M., et al. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Lovell, J. (2013). Building Envelopes: An Integrated Approach. Princeton Architectural Press; 1st edition. ISBN 978-1568988184 Nicol, F. (2017). Adaptive Thermal Comfort: Principles and Practice. Routledge; 1st edition. ISBN 978-1138430808 Allen, E., & Iano, J. (2019). Fundamentals of Building Construction: Materials and Methods (7th ed.). Wiley. Fleming, E. (2005). Construction Technology: An Illustrated Introduction. Blackwell. Allen, E. (2005). How Buildings Work: The Natural Order of Architecture (3rd ed.). Oxford University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2026-02-03