Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04384
Acrónimo :
04384
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes formam um conjunto coerente de UCs que de forma sequencial, abordam os sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na análise de casos, visitas de campo e no desenho e representação para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Esta UC funciona de forma coordenada com Modelação BIM II, sendo a avaliação conjunta. A UC pretende capacitar os alunos sobre os principais tipos de estruturas metálicas e de madeira para edifícios, sua adequação, vantagens e limitações, como são concebidas e construídas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Sistemas e Processos de Construção II e Modelação Building Information Modelling II decorrem em paralelo, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processo construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção II são modelados em Modelação Building Information Modelling II. OA1. Entender os principais tipos de estruturas de madeira e metálicas para edifícios, sua adequação, vantagens, limitações e implicações de sustentabilidade. OA2. Compreender o funcionamento estrutural e príncipios de dimensionamento de estruturas metálicas e de madeira. OA3. Compreender os métodos construtivos da sub-estrutura, estrutura e elementos secundários.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estrutura de madeira. CP2. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estrutura de aço tradicional. CP3. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estrutura ligeira de aço (LSF). CP4. Conhecer o funcionamento estrutural e funcional e métodos construtivos de edifícios em estruturas mistas aço / betão-armado. CP5. Conhecer os métodos de escavação, aterro e de suporte de terras e as soluções de fundação comuns.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP), da seguinte forma: OA1 -CP1, CP2, CP3, CP4. OA2 -CP1, CP2, CP3, CP4. OA3 -CP1, CP2, CP3, CP4, CP5.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em: - trabalhos de grupo com discussão (50%) e relatórios de visitas (15%). Este trabalho é conjunto com a UC Modelação BIM II. - teste escrito individual (35%), durante o período de aulas. Para ter aproveitamento na avaliação contínua e periódica o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 valores em nenhum dos elementos de avaliação e a sua assiduidade deverá ser >= 2/3. Os alunos que não tenham tido aproveitamento na avaliação contínua e periódica poderão efectuar um exame escrito.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentar casos reais e promovidas visitas regulares a edifícios em construção. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) MEA2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados e visitas a obras (12h) MEA3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (40h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercíciosconsubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar bases sólidas para a concretização do trabalho e a progressão do estudo dos temas nas UCs seguintes. A avaliação intercalar regular, na forma das entregas parciais do trabalho de avaliação que são avaliadas e corrigidas, tem como objetivo incentivar o estudo continuado, a melhoria dos exercícios e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


Esta UC funciona em paralelo com a UC de Modelação BIM do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos tratados em Sistemas e Processos de Construção de Edifícios são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


SANTOS, J., CALADO, L., Estruturas Mistas de Aço e Betão, IST, ISBN 9789728469849. SILVESTRE, N. et al, Manual de Conceção de Estruturas e Edifícios em LSF - Light Steel Framing, CMM, 2013, ISBN 9789899560581. SHEN, J. et al, Design of Steel Structures, McGraw Hill; 1st edition, 2021, ISBN‎ 978-1260452334 SIMÕES, R., Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas, Associação Portuguesa de Construções Metálicas e Mistas, 2014, ISBN 9789899560598 AGHAYERA, A,; VIGIL, J., Structural Wood Design: ASD/LRFD, CRC Press, 2019, ISBN ‎ 978-0367875626 CACHIM, P., Construção em Madeira, Publindustria, 2014, ISBN 9789897230523 BEEMER, W., Learn to Timber Frame: Craftsmanship, Simplicity, Timeless Beauty, Storey Publishing, 2016, ISBN‎ 9781612126685 NEGRÃO, J.; FARIA, A., Projecto de Estruturas de Madeira, Publindustria, 2009, ISBN 9789728953362

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ALEN,E., How Buildings Work - The Natural Order of Architecture. 3rd Ed. Oxford University Press, 2005. WATS, A. Modern Construction Handbook, 4th Edition, Birkhauser, Basel, 2016. HEGGER; [et. al.], Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006. FLEMING, E. Construction Technology An Illustrated Introduction. Blackwell, 2005 CHING. European Building Construction Illustrated, 2014 CHING, F. D. K., Onouye, Barry S., Zuberbuhler, D.. Building Structures Illustrated, 2013

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16