Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04384
Acrónimo :
04384
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


580 - Arquitectura e construção

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas e Processos de Construção de Edifícios I e II e Sistemas e Instalações e Edifícios Inteligentes formam um conjunto coerente de UCs que, de forma sequencial, abordam os sistemas construtivos dos edifícios e infraestruturas na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na análise de casos, visitas de campo e no desenho para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Nesta UC os alunos continuam o estudo da concepção e construção de edifícios, evoluindo para edifícios de maiores dimensões, sistemas construtivos e materiais e com redes técnicas mais exigentes. São abordadas obras de arte como viadutos e pontes, obras de contenção de terras e estradas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Sistemas e Processos de Construção II decorre em simultâneo com Modelação BIM II, sendo a aprendizagem potenciada entre as duas UC, pois os sistemas e processos construtivos abordados em Sistemas e Processos de Construção II são representados em Modelação Building Information Modelling II. Os Objetivos de Aprendizagem específicos são os seguintes: OA1. Compreender e conceber de forma integrada - espaço, estrutura, sistema construtivo, divisórias, fachadas, redes - os edifícios altos, incluindo a segurança anti-sísmica, incêndio, acessibilidade, sistemas para conforto higrotérmico e qualidade do ar interior e restantes redes prediais, incluindo relação com o exterior. OA2. Conhecer os métodos de escavação e aterro e os sistemas de contenção de terras para todo o tipo de obras. OA3. Conhecer obras de infraestruturas, funcionamento funcional e estrutural e métodos construtivos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os Conteúdos Programáticos da UC são os seguintes: CP1. Conceção de edifícios altos com estrutura em betão, aço, madeira e mistos: segurança sísmica, incêndio e principal legislação. CP2. Sistemas de construção secundários: Tetos falsos; Pavimentos elevados; Vãos exteriores e interiores; Escadas; Sistemas de elevação mecânicos. CP3. Redes prediais: Sistemas de AVAC e de Extração de fumos e gases. Abastecimento de águas; Drenagem de águas residuais; Instalações elétricas; Distribuição de gás; Telecomunicações e domótica; Segurança contra incêndio. CP4. Métodos de escavação, aterro e de suporte de terras e as soluções de fundação comuns. CP5. Estradas, Pontes e Viadutos, Obras enterradas e Hidráulicas, Estruturas especiais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os conteúdos programáticos (CP) e os objetivos de aprendizagem (OA) da UC é: - O OA1 foca a compreensão e concepção integrada de edifícios altos, incluindo espaço, estrutura, sistemas construtivos e redes, é coberto pelos CP1, CP2 e CP3. O CP1 trata da conceção estrutural dos edifícios altos, o CP2 aborda os sistemas de construção secundários, como tetos falsos, pavimentos, escadas e sistemas de elevação mecânica, o CP3 complementa com redes prediais como AVAC, instalações elétricas, telecomunicações e segurança contra incêndio, que fazem parte da conceção global. - O OA2, relacionado ao conhecimento sobre métodos de escavação, aterro e contenção de terras, está diretamente associado ao CP4, que trata desses métodos e das soluções de fundação comuns. - O OA3, que visa o conhecimento sobre infraestruturas e seus métodos construtivos, está ligado ao CP5, que inclui estradas, pontes, viadutos e outras estruturas especiais.

Avaliação / Assessment


Devido ao seu caráter prático e baseado em projeto, a avaliação ocorre ao longo do semestre e consiste em duas componentes: 1 - Teste (25%). 2 - Participação nas aulas, avaliada através da assiduidade e da entrega dos trabalhos de casa (15%). 3 - Projeto individual desenvolvido ao longo do semestre utilizando uma metodologia colaborativa, realizado em conjunto com a UC Modelação de Informação da Construção II (60%). Este projeto inclui uma discussão final, que acontece na última semana de aulas. Para aprovação, o aluno não poderá ter nota inferior a 8,0 em nenhum dos componentes de avaliação. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A participação nas visitas a obras é obrigatória. Não há exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas com alternância entre metodologia expositiva e participativa, com predominância desta última. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade e os exemplos de aplicação. Na segunda os alunos trabalham em grupo analisando casos reais de projetos apresentados e desenvolvendo o seu trabalho coletivo com o apoio dos docentes. São ainda convidados profissionais para apresentação e discussão de casos e promovidas visitas a obras. O total de 150 horas de trabalho dividem-se da seguinte forma: MEA1 - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria, exemplos de aplicação (12h) MEA2 - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo, apresentações de convidados e visitas a obras (12h) MEA3 - Aulas activas: realização de exercícios / entregáveis do projeto de grupo /apresentações (12h) MEA4 - Aulas de apoio tutorial (1h) MEA5 - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio documental (40h), realização dos entregáveis do trabalho de grupo (74h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercíciosconsubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar bases sólidas para a concretização do trabalho e a progressão do estudo dos temas nas UCs seguintes. A avaliação intercalar regular, na forma das entregas parciais do trabalho de avaliação que são avaliadas e corrigidas, tem como objetivo incentivar o estudo continuado, a melhoria dos exercícios e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


Esta UC funciona em paralelo com a UC de Modelação BIM do mesmo semestre, tratando-se os mesmos temas em ambas as UC, segundo perspectivas convergentes. Os componentes, sistemas e processos tratados em Sistemas e Processos de Construção de Edifícios são modelados detalhadamente, conduzindo à compreensão aprofundada e maior exigência na modelação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Shen, J., et al. (2021). Design of Steel Structures. McGraw Hill. ISBN 978-1260452334. Santos, J., & Calado, L. (2010). Estruturas Mistas de Aço e Betão. IST. ISBN 9789728469849. Silvestre, N., et al. (2013). Manual de Conceção de Estruturas e Edifícios em LSF - Light Steel Framing. CMM. ISBN 9789899560581. Simões, R. (2014). Manual de Dimensionamento de Estruturas Metálicas. Associação Portuguesa de Construções Metálicas e Mistas. ISBN 9789899560598. Aghayera, A., & Vigil, J. (2019). Structural Wood Design: ASD/LRFD. CRC Press. ISBN 978-0367875626. Cachim, P. (2014). Construção em Madeira. Publindustria. ISBN 9789897230523. Beemer, W. (2016). Learn to Timber Frame: Craftsmanship, Simplicity, Timeless Beauty. Storey Publishing. ISBN 9781612126685. Negrão, J., & Faria, A. (2009). Projecto de Estruturas de Madeira. Publindustria. ISBN 9789728953362.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Allen, E. (2005). How Buildings Work: The Natural Order of Architecture (3rd ed.). Oxford University Press. Watts, A. (2016). Modern Construction Handbook (4th ed.). Birkhäuser, Basel. Hegger, M., et al. (2006). Construction Materials Manual. Birkhäuser, Edition Detail. Fleming, E. (2005). Construction Technology: An Illustrated Introduction. Blackwell. Ching, F. D. K. (2014). European Building Construction Illustrated. Ching, F. D. K., Onouye, B. S., & Zuberbuhler, D. (2013). Building Structures Illustrated.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-15