Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04385
Acrónimo :
04385
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
21.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


480 - Informática

Departamento / Department


Departamento de Tecnologias Digitais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos em Bases de Dados e Gestão de Informação

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC foca-se na apresentação, discussão, desenho e desenvolvimento de sistemas de informação analíticos (de data warehousing), e do respetivo processamento analítico aplicando o conceito de Business Intelligence. Neste sentido pretende-se dotar os alunos do conhecimento e da tecnologia existentes, necessários e suficientes para desenhar e desenvolver soluções de data warehousing para cenários reais, e que lhes proporcionem aptidões de exploração de informação para suporte à decisão em ambientes organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Aprender e saber aplicar/conceber: OA1 Problemática e conceitos dos sistemas de data warehousing e de processamento analítico OA2. Definir o contexto, planear, levantar requisitos, desenhar, desenvolver e explorar sistemas de Data Warehousing, em cenários de aplicações reais OA3. Contexto organizacional: desenhar o Modelo de Negócio (Business Model Canvas), Proposta de Valor para a Organização (Value Proposition Canvas) OA4 Definir o problema e levantar requisitos da solução com metodologias de Design Thinking e Desenvolvimento Ágil de Software OA5 Modelação com UML do sistemas de informação analítico OA6 Modelo de 4 passos de Kimball para desenho do modelo dimensional do Data Warehousing OA7 Processo de ETL (Extract, Transform and Load) OA8 .Desenhar e desenvolver aplicações de Business Intelligence (BI) no contexto de Data Warehousing OA9. Desenhar dashboards e scorecards de uma aplicação BI para a tomada de decisão, usando ferramentas como o Power BI

Conteúdos Programáticos / Syllabus


C1 Caracterização dos Sistemas de Informação Analíticos e de Business Intelligence e o papel do sistema de Data Warehousing num Sistema de Informação C2. Definir o problema e levantar requisitos com metodologias de Design Thinking e de Desenvolvimento Ágil de Software C3 Desenhar o Modelo de Negócio e a Proposta de Valor para a Organização C4 Modelação do Sistema de Informação Analítico com UML C5 Planear e Desenhar o sistema de Data Warehousing. O modelo de 4 passos de Kimball no desenho do modelo dimensional do Datawarehouseing C6. O processo de ETL C7 Noções de Desenvolvimento e Exploração de Sistemas de Informação: administrar e explorar o sistema de Data Warehousing C8 A análise de dados de um sistema de Data Warehousing para a tomada de decisão: noção de Business Intelligence e sua aplicabilidade C9 Características de uma ferramenta de BI: relatórios padrão e indicadores de desempenho (KPIs); C10 Definição de dashboards e scorecards numa ferramenta de BI

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O alinhamento dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é o seguinte: OA1 - {C1} OA2 - {C2, C3, C4, C5} OA3 - {C3} OA4 - {C2 } OA5 - {C4 } OA6 - {C5 } OA7 - {C6} OA8 - {C8, C9} OA9 - {C9, C10}

Avaliação / Assessment


UC em Avaliação Contínua, não contemplando Exame Final. Presença obrigatória do aluno em 90% das atividades. Pesos da avaliação: - 5% Assiduidade e participação nas aulas. - 70% Trabalho de projeto laboratorial em grupo + apresentação final e discussão individual. - 25% 2 mini-testes com resposta múltipla. Se reprova na época normal (< 10 val) o aluno acede ao exame de 1º ou 2ª épocas (30% da nota),sendo obrigatória a aprovação no projeto em grupo ou a aprovação num projeto individual (70%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Total de 150 horas: - Aulas expositivas teórico-práticas: teoria,demonstrações, apresentações audiovisuais (12 h) - Aulas participativas: análise e discussão de casos de estudo,apresentações convidadas (3 h) - Aulas ativas: realização de exercícios, dos entregáveis do projeto de grupo e apresentação do projeto (21h) - Aula de apoio tutorial(1h) - Trabalho autónomo por parte do aluno: auto-estudo com apoio Coursera, revisão da matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo (113h)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem (OA): Aulas expositivas para apresentação oral das unidades de ensino teóricas: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7 + OA8 + OA9 Aulas participativas com análise e discussão de casos de estudo: OA3 + OA4 + OA5 + OA6. Aulas ativas com a realização de exercícios práticos e dos entregáveis relativos ao projeto de grupo: OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7 + OA8 + OA9 Autoestudo e trabalho autónomo, para consulta da bibliografia, revisão de matéria dada e realização dos entregáveis do trabalho de grupo: OA1 + OA2 + OA3 + OA4 + OA5 + OA6 + OA7 + OA8 + OA9

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lewrick, M, Link, P., Leifer, L. (2020). The Design Thinking Toolbox, Wiley, ISBN 9781119629191 Brown, T (2019), Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009, ISBN-13: 978-0062856623 Wexler, S., Shaffer, J., and Cotgreave, A. (2017) The Big Book of Dashboards: Visualizing Your Data Using Real-World Business Scenarios. Wiley L. Corr, J. Stagnitto (2011) Agile Data Warehouse Design - Collaborative Dimensional Modeling, from Whiteboard to Star Schema. DecisionOne Press, UK. R. Kimball, M. Ross, W. Thornthwaite, J. Mundy, and B. Becker (2008) The Data Warehouse Lifecycle Toolkit - practical techniques for building data warehouse and business intelligence systems, 2nd ed. John Wiley & Sons, USA R. Kimball, M. Ross (2013) The Data Warehouse Toolkit - the definitive guide to dimensional modeling, 3rd Edition. John Wiley & Sons, USA. 'C. Adamson (2010) Star Schema: the complete reference. McGraw-Hill, USA

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997 - R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press - Eckerson, W. (2006). Performance Dashboards: Measuring, monitoring and managing your business. John Wiley & Sons. - Caldeira, J. (2010). Dashboards: Comunicar eficazmente a informação de gestão. Edições Almedina. - Ware, Colin (2004) Information Visualization: Perception for Design, 2nd Ed, Morgan Kauffman - Few, S. (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O?Reilly. - Larson. B. (2016) Microsoft SQL Server 2016 Reporting Services, 5th Edition. McGraw-Hill Education - Person, R. (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc - Borner, K., and Polley, D. (2014) Visual Insights: a practical guide to making sense of data. MIT Press - Powell, B. (2018) Mastering Microsoft Power BI: Expert techniques for effective data analytics and business intelligence. Packt Publishing - Inmon, W.H. (1996). Building the Data Warehouse, John Wiley & Sons - Moss, L., Atre, S. (2003). Business Intelligence Roadmap. The Complete Lifecycle for Decision-Support Applications. Addison-Wesley Information Technology Series. 2003. - Kimball, R., Caserta, J. (2004). The Data Warehouse ETL Toolkit - Practical Techniques for Extracting, Cleaning, Conforming, and Delivering Data, John Wiley & Sons. - Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd - Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16