Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos em bases de dados.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver competências analíticas através da aplicação de ferramentas de Business Intelligence (BI), com especial enfoque na utilização do Power BI. Os estudantes serão introduzidos aos conceitos fundamentais de BI, à modelação de dados, criação de dashboards e análise interativa, potenciando a tomada de decisão baseada em dados em contextos organizacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Explicar os conceitos e componentes de sistemas de informação analíticos e de Business Intelligence. OA2: Modelar e transformar dados utilizando Power BI. OA3: Criar relatórios interativos e dashboards adaptados a diferentes necessidades de gestão. OA4: Analisar e interpretar dados para apoiar a tomada de decisão organizacional. OA5: Avaliar a qualidade da informação e a eficácia das visualizações analíticas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução ao Business Intelligence – conceitos, arquitetura e ferramentas. CP2: Integração e transformação de dados – Power Query, M, conexões a múltiplas fontes. CP3: Modelação de dados – tabelas relacionais, DAX, medidas e KPIs. CP4: Visualização de dados – criação de relatórios, dashboards, storytelling com dados. CP5: Avaliação e boas práticas em projetos de BI – ética dos dados, governação, qualidade da informação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Cada módulo foi concebido para assegurar o alinhamento com os objetivos definidos: Pretende-se atingir o OA1 através da exposição aos CP1, onde os diferentes componentes, arquitetura e ferramentas para desenho e implementação de sistemas de informação analiticos, como o Power BI, são explicados. O OA2 é desenvolvido com os conteudos ensinados através dos CP2 e CP3, primeiro pela recolha e transformação dos dados, numa segunda fase através da pratica da construção de modelos utilizando o Power BI. De igual modo o OA3, a familiaridade com a criação de relatórios e dashboards, é obtida pela prática dos CP3 e CP4 com a mesma ferramenta. O OA4 é alcançado através da análise orientada na realização dos CP4 e da aplicação dos conceitos ensinados em CP5. Finalmente pretende-se obter o OA5 através da abordagem dos conceitos em CP5, reforçando a visão crítica sobre a informação.
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre inclui: - Projeto prático de desenvolvimento de sistema de informação analítica realizado em grupo (máximo de 3 alunos), incluindo um relatório (15%) com uma entrega intercalar obrigatória (15%) e uma defesa oral com nota individual (20%). Nota mínima de 8 valores. - Teste individual (30%) para aferição de conhecimentos teóricos. - Trabalhos semanais em aula e autónomos (20%). O uso de ferramentas de IA (ex: ChatGPT) é permitido para apoio técnico e deve ser claramente referenciado com os prompts utilizados. O Exame Final é um exame escrito, individual, sem consulta, com toda a matéria. Realiza exame final na época 1 quem não optar por avaliação ao longo do semestre. Realiza exame final na época 2 quem não tenha concluído com sucesso a avaliação ao longo do semestre, ou o exame da época 1, com uma nota superior ou igual a 9,5 (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão lecionadas 36 horas em aulas teórico-práticas, combinando exposições breves com sessões de aprendizagem ativa utilizando o Power BI. Distribuição do tempo: - 48h: desenvolvimento de projeto prático em grupos. - 30h: estudo autónomo com leitura e vídeos formativos. - 36h: resolução de exercícios e preparação de apresentações. Serão promovidos estudos de caso, resolução de problemas reais e feedback contínuo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A abordagem baseada em projetos, com utilização contínua do Power BI, permite aplicar o conhecimento a problemas do mundo real, garantindo o desenvolvimento de OA2, OA3 e OA4. Os testes garantem a verificação de OA1 e OA5. O feedback contínuo e o modelo de aprendizagem ativa promovem um processo progressivo e crítico de aquisição de competências.
Observações / Observations
Esta UC está alinhada com os ODS 9 (Inovação) e 12 (Consumo responsável), promovendo decisões organizacionais informadas e sustentáveis. O uso de IA deve ser documentado.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Greg Deckler, Learn Microsoft Power BI: A comprehensive, beginner-friendly guide to real-world business intelligence (2025) R. Kimball, M. Ross The Data Warehouse Toolkit - the definitive guide to dimensional modeling, 3rd Edition. John Wiley & Sons, USA, (2013)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Será disponibilizada consoante os interesses dos estudantes e atualizações tecnológicas relevantes.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-10-01