Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04386
Acrónimo :
04386
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


142 - Ciências da educação

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem pré-requisitos para a frequência desta UC.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Gestão da Formação tem como objetivos gerais dotar os estudantes de competências que lhes permitam diagnosticar necessidades formativas, elaborar instrumentos técnico-pedagógicos, planear, criar, executar e avaliar programas de formação digitais. O estudante será capaz de implementar o ciclo da formação e selecionar modalidades de formação que vão ao encontro das necessidades identificadas, enquadradas num sistema de qualificações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A UC Gestão da Formação adotará um método de ensino centrado no estudante através da aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas individuais. Na concretização do trabalho em grupo promovem-se competências de nível superior, tais como analisar, criar e avaliar um projeto de formação digital. No final da UC, o estudante será capaz de: OA1: Caracterizar diferentes tipos, modalidades e produtos de formação OA2: Identificar sistemas de qualificações e quadros de competências OA3: Realizar um diagnóstico de necessidades formativas OA4: Conceber um programa de formação com base no diagnóstico de necessidades de uma organização ou mercado OA5: Elaborar instrumentos técnicos e pedagógicos para a dinamização de formação OA6: Produzir conteúdos digitais para a formação OA7: Planear, executar e avaliar a formação

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1: Conceitos, Tipos e Modalidades de Formação P2: Formação Digital: Ferramentas e Plataformas P3: Sistemas de Qualificações e Quadros de Competências P4: O Ciclo da Formação P5: Acreditação da Formação: Normas e Certificação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A lógica dos conteúdos programáticos e objetivos de aprendizagem (OA) é progressiva, ou seja, os temas abordados e os OA a atingir em cada tarefa contribuem, de forma faseada, para o desenvolvimento de um projeto de formação digital onde a aplicação do conhecimento adquirido é evidenciada. As estratégias de ensino, nomeadamente as tarefas a desenvolver, a colaboração e a realização de um projeto, contribuem para uma coerência e alinhamento construtivo entre os conteúdos programáticos e os OA, ao longo de toda a UC. A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os OA, como a seguir se explicita: P1: OA1 P2: OA6 e OA7 P3: OA2 P4: OA3, OA4 e OA7 P5: OA5

Avaliação / Assessment


A1: Tarefas individuais ao longo do semestre que constituem o portefólio dos estudantes, respondendo aos critérios definidos pelo docente, tem o peso de 40% da nota final, com nota a mínima de 7,5 valores. A2: Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do ISCTE. O Projeto de Gestão da Formação a desenvolver em grupo tem o peso de 60% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC Gestão da Formação adotará como metodologias de ensino e aprendizagem: MEA1: Aprendizagem baseada em tarefas MEA2: Aprendizagem baseada em projeto Ao longo da UC será promovida a discussão, partilha e geração de ideias como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conhecimentos e aptidões adquiridos na realização das tarefas individuais (MEA1) de exploração, crítica e reflexão são essenciais para a dinâmica da UC e constituem a base para a discussão e colaboração em grupo, nomeadamente os objetivos OA1, OA2, OA4, OA6 e OA7. O desenvolvimento de um projeto em grupo (MEA2) por parte dos estudantes contribui para os objetivos diretamente relacionados com o ciclo da formação, e que integra as fases de diagnóstico, planeamento, execução e avaliação da formação digital, nomeadamente os objetivos OA3, OA4, OA5, OA6 e OA7. Sendo a base de trabalho o desenvolvimento de um projeto de formação digital através da colaboração entre estudantes em grupo, o docente dará feedback sobre as tarefas realizadas, de acordo com as diversas fases do ciclo de formação (A2). Paralelamente, os estudantes irão realizar tarefas individuais sobre os tópicos abordados, de forma a promover o estudo autónomo e a contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências. O feedback a proporcionar pelo docente será atempado e construtivo para permitir aos estudantes o desenvolvimento de competências de forma progressiva e faseada, como resultado da realização de tarefas (A1) e a sua transferência para o projeto a concretizar.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Affleck, M., People Learning and Development - Transforming people and organizations through learning, 2021, Kwantlen Polytechnic University, Surrey, BC, Canada., https://kpu.pressbooks.pub/peoplelearningdevelopment/ Dias, A. e Rocha, A., Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador), 2018, IEFP e TecMinho, Lisboa, http://www.panoramaelearning.pt/wp-content/uploads/2020/10/Referencial-FPCFaD.pdf Kirkpatrick, Donald L., Kirkpatrick, James D., Evaluating training programs: the four levels (3rd ed), 2006, San Francisco : Berrett-Koehler, Muramatsu, B. and Ludgate, H. Authors and Contributors: Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E., Online Course Design Guide, 2014, Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


European Commission, Directorate-General for Education, Youth, Sport and Culture, Key competences for lifelong learning, 2019, Publications Office, https://data.europa.eu/doi/10.2766/569540 Vuorikari, R., Kluzer, S. and Punie, Y., DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens, 2022, EUR 31006 EN, Publications Office of the European Union, Luxembourg, ISBN 978-92-76-48882-8, doi:10.2760/115376, JRC128415, https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC128415 Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Guia da Certificação de Entidades Formadoras Sistema e Requisitos de Certificação, 2017, Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Direcção de Serviços de Qualidade e Acreditação,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16