Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04388
Acrónimo :
04388
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é garantir que os alunos têm uma visão suficientemente abrangente do sistema de saúde português. Os estudantes deverão ficar a conhecer a história do sistema de saúde português, as razões pelas quais se organiza, da forma como se organiza, quais as suas principais características e especificidades. Igualmente, os estudantes deverão ter presente o normativo que enquadra o sistema de saúde português: legislação, regulamentos, regras de funcionamento das várias organizações que fazem parte do sistema de saúde português. No final da UC, os estudantes terão uma compreensão mais profunda dos desafios ligados aos vários contextos de saúde em Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Conhecer prioridades nas políticas de saúde; OA2. Relacionar a regulação estatal e a regulação médica na configuração das políticas de saúde; OA3. Entender como os modelos de governação/governança da saúde necessitam de dados e isso depende de processos de digitalização e datificação; OA4. Entender a função de gestão clínica; OA5. Elencar os desafios operacionais das organizações de saúde relevantes nos contextos de prevenção e prestação de cuidados de saúde; OA6. Perceber o percurso do doente na transversalidade de uma organização de saúde como seja um hospital.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC inclui os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1: Caracterizar e densificar a noção de sistema de saúde (universal ou não universal). CP2: Estabelecer comparações internacionais de sistemas de saúde CP3: Compreender a noção de saúde e as dimensões e funções dos sistemas de saúde e da sua intersetorialidade CP4: Mapear o sistema de saúde português (legislação e documentos enquadradores do sistema de saúde português). CP5: Analisar a importância e o impacto da digitalização do sistema de saúde português. CP6: Conhecer o conceito de integração de cuidados em função do percurso dos utilizadores do sistema de saúde português. CP7: Aprofundar a relação do sistema de saúde português com o cidadão utilizador dos serviços de saúde.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão estruturados com uma base teórica e científica, que permite alicerçar e garantir conhecimento base sobre os sistemas de saúde e sobre a dinâmica das organizações prestadoras de cuidados de saúde, sobretudo numa óptica de governação clínica. Isto irá permitir aos alunos compreender e colaborar no uso e aplicação das tecnologias em saúde entendendo o sistema de saúde como um todo e alguns problemas concretos de um grande hospital. Desta forma, há um pleno alinhamento dos conteúdos com os objetivos da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


Estão previstas duas modalidades de avaliação: 1) Avaliação ao Longo do Semestre e 2) Avaliação por Exame. 1) Avaliação ao Longo do Semestre: Elementos avaliativos: - Participação em aula - ponderação de 20% - Realização de trabalho de grupo - ponderação de 20% - Apresentação de trabalho de grupo - ponderação de 20% - Realização de teste escrito no final do semestre - ponderação de 40% Para conclusão da UC, na modalidade de Avaliação ao Longo do Semestre, é exigida: - Assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas - Nota mínima de 8 valores em cada um dos elementos avaliativos - Média final ponderada dos quatro elementos avaliativos igual ou superior a 9,5 valores 2) Avaliação por Exame: Realização de exame escrito, com ponderação de 100% e nota mínima de 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa. O aluno é o principal responsável. Incentiva-se a capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através de análise de literatura e casos práticos, uso e discussão critica de conteúdos digitais, miscigenando assim os conteúdos teóricos ministrados em participação pessoal, projetos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas são apresentadas as bases estruturais, conceptuais e alinhado o trabalho com os objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Do ponto de vista de metodologia de ensino, ao se realizar a apresentação real de casos, quer através de análise de artigos com casos de estudo, quer de vídeos e conteúdos online, sobre sistema de saúde portugues e o SNS, bem como informações e exemplos concretos de um grande hospital público isso permite que o aluno apreenda integralmente todos os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas garante-se um alinhamento estratégico de compreensão desde as necessidades do setor da Saúde, e quais os sistemas e tecbologias mais adequados por forma a integrarem processos ou melhorarem os existentes. As aulas práticas permitem aos alunos usar os conhecimentos adquiridos para pensar, projectar como as tecnologias digitais podem ajudar resolver problemas de gestão clínica.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Beer, M, Eisenstat, R.A.& Spector, B. (2011). Why Change Programs Don’t Produce Change. HBR's 10 Must Reads on Change Management. Harvard Business Review Press. Boyle, S. (2011). Health Systems in Transition: UK health system review Copenhagen. European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/135148/e94836.pdf Campos, L., Borges, M. e Portugal, R. (2009) Governação dos hospitais. Casa das Letras. Crisp, N. (2015). The Future for Health in Portugal—Everyone Has a Role to Play. Health Systems & Reform, 1(2), 98–106. https://doi.org/10.1080/23288604.2015.1030533 Walshe, K. & Smith, J. (2016). Healthcare Management. Open University Press. McGraw-Hill Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Caldwell, R. (2003), Models of change agency: a fourfold classification, British Journal of Management 14 (2), 131-142. Cylus, J. (2015). Health Systems in Transition: United Kingdom Health System Review, 17(5). Copenhagen: European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/302001/UK-HiT.pdf IOM (1998) To Err is Human. National Academy Press IOM (2001) Crossing the quality chasm. National Academy Press

Data da última atualização / Last Update Date


2025-01-31