Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04388
Acrónimo :
04388
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


340 - Ciências empresariais

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo desta unidade curricular é garantir que os alunos têm uma visão suficientemente abrangente do sistema de saúde português. Os estudantes deverão ficar a conhecer a história do sistema de saúde português, as razões pelas quais se organiza da forma como se organiza, quais as suas principais características e especificidades. Igualmente, os estudantes deverão ter presente o normativo que enquadra o sistema de saúde português: legislação, regulamentos, regras de funcionamento das várias organizações que fazem parte do sistema de saúde português. No final da UC, os estudantes terão uma compreensão mais profunda dos desafios ligados aos vários contextos de saúde em Portugal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


São objetivos de aprendizagem (OA) desta Unidade Curricular: OA1. Conhecer prioridades nas políticas de saúde; OA2. Relacionar a regulação estatal e a regulação médica na configuração das políticas de saúde; OA3. Entender como os modelos de governação/governança da saúde necessistam de dados e isso depende de processos de digitalização e datificação; OA4. Entender a função de gestão clínica; OA5. Elencar os desafios operacionais das organizações de saúde relevantes nos contextos de prevenção e prestação de cuidados de saúde. OA6. Perceber o percurso do doente na transversalidade de uma organização de saúde como seja um hospital

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC inclui os seguintes conteúdos programáticos (CPs): CP1: Caracterizar e densificar a noção de sistema de saúde (universal ou não universal). CP2: Estabelecer comparações internacionais de sistemas de saúde CP3: Compreender a noção de saúde e as dimensões e funções dos sistemas de saúde e da sua intersetorialidade CP4: Mapear o sistema de saúde português (legislação e documentos enquadradores do sistema de saúde português). CP5: Analisar a importância e o impacto da digitalização do sistema de saúde português. CP6: Conhecer o conceito de integração de cuidados em função do percurso dos utilizadores do sistema de saúde português. CP7: Aprofundar a relação do sistema de saúde português com o cidadão utilizador dos serviços de saúde.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão estruturados com uma base teórica e científica, que permite alicerçar e garantir conhecimento base sobre os sistemas de saúde e sobre a dinâmica das organizações prestadoras de cuidados de saúde, sobretudo numa otica de governação clinica.l. Isto irá permitir aos alunos compreender e colaborar no uso e aplicação das tecnologias em saúde entendedo o sistema de saude como um todo e alguns problemas concretos de um grande hospital. Desta forma, há um pleno alinhamento dos conteúdos com os objetivos da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


Resolução de entre 2 a 4 exercícios/analise de caso/desafios individuais (R) 2 trabalhos de grupo (TG1 + TG2) - Grupos entre 4-6 alunos. 1 apresentação oral/exposição escrita individual (A) Nota final = R*0,3 + TG1-2*0,5 + A*0,2 Os alunos que não tiveram sucesso na avaliação periódica (mínimo 10 valores) submetem-se a exame de recurso a valer 100% da nota

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de Ensino-aprendizagem desta UC é ativa. O aluno é o principal responsável. Incentiva-se a capacidade de absorção de conteúdos de forma autónoma, através de análise de literatura e casos práticos, uso e discussão critica de conteúdos digitais, miscigenando assim os conteúdos teóricos ministrados em participação pessoal, projetos individuais e de grupo. Nas aulas teóricas são apresentadas as bases estruturais, conceptuais e alinhado o trabalho com os objetivos de aprendizagem.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Do ponto de vista de metodologia de ensino, ao se realizar a apresentação real de casos, quer através de análise de artigos com casos de estudo, quer de vídeos e conteúdos online, sobre sistema de saúde portugues e o SNS, bem como informações e exemplos concretos de um grande hospital público isso permite que o aluno apreenda integralmente todos os vários objetivos da disciplina. Nas aulas teóricas garante-se um alinhamento estratégico de compreensão desde as necessidades do setor da Saúde, e quais os sistemas e tecbologias mais adequados por forma a integrarem processos ou melhorarem os existentes. As aulas práticas permitem aos alunos usar os conhecimentos adquiridos para pensar, projectar como as tecnologias digitais podem ajudar resolver problemas de gestão clínica.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Luís Campos, Margarida Borges, Rui Portugal (2009) Governação dos hospitais, Casa das Letras. Walshe K, Smith J (2016). Healthcare Management. Open University Press. McGraw-Hill Education. Beer M, Eisentat RA, Garvin DA et al (2011). HBR's 10 Must Reads on Change Management. Harvard Business Review Press. Lord Nigel Crisp et al. The Future for Health (2015) Fundação Calouste Gulbenkian ? in https://content.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2016/03/29204130/Full-Report-The-Future-for-Health.pdf Boyle, S. (2011), Health Systems in Transition: UK health system review Copenhagen, European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/135148/e94836.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Jonathan Cylus, et al. Health Systems in Transition: United Kingdom Health System review Vol. 17 No. 5 2015. Copenhagen: European Observatory on Health Systems and Policies in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/302001/UK-HiT.pdf Caldwell, R. (2003), Models of change agency: a fourfold classification, British Journal of Management 14 (2), 131-142. IOM (1998) To Err is Human. National Academy Press IOM (2001) Crossing the quality chasm. National Academy Press Boyle, S. (2011), Health Systems in Transition: UK health system review Copenhagen, European Observatory on Health Systems and Policies, in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0004/135148/e94836.pdf Jonathan Cylus, et al. Health Systems in Transition: United Kingdom Health System review Vol. 17 No. 5 2015. Copenhagen: European Observatory on Health Systems and Policies in http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0006/302001/UK-HiT.pdf

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16