Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04390
Acrónimo :
04390
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Na UC de Sistemas Políticos Comparados da licenciatura de Política, Economia e Sociedade dar-se-á uma visão geral dos principais temas em Política Comparada. Esta dividir-se-á em 3 blocos. Na primeira parte introduzir-se-á o tópico, o seu método, bem como as distintas formulações de regimes como Democracia e Autoritarismo. A segunda abordará as principais instituições e atores abordados neste campo. Por fim, aplicar-se-ão estes conhecimentos através do estudo de de Portugal no contexto Europeu. No final desta UC, os alunos terão bases sólidas no que diz ao método comparado e à sua aplicação. Os conhecimentos teóricos em política comparada permitirão uma análise alargada de um conjunto de atores e instituições, além de que terão adquirido conhecimentos aprofundados sobre estas questões em Portugal no contexto Europeu. Esta UC dará continuidade aos conhecimentos previamente adquiridos na área disciplinar de Ciência Política.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Desenvolver um entendimento da área disciplinar de Política Comparada 2. Compreender as características dos Regimes Democráticos e Autoritários 3. Desenvolver conhecimento acerca das principais abordagens em política comparada 4. Desenvolver conhecimento acerca das principais instituições e atores 5. Desenvolver conhecimento detalhado do sistema político português no contexto Europeu

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Método em Política Comparada 2. Democracia e Autoritarismo 3. Instituições e Atores - Sistema de Partidos e Sistema Eleitoral - Clivagens, Comportamento Eleitoral e Participação - Presidencialismo, Semi-Presidencialismo e Parlamentarismo - Governos 4. Portugal e o Sul da Europa no Contexto Europeu

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa desta UC está dividido em quatro partes. Depois de um apontamento sobre o método em Política Comparada, o foco será no estudo de diferentes tipos de regimes políticos, nomeadamente Democracia e Autoritarismo. Na segunda parte, entrar-se no estudo de instituições e atores particulares detalhando as principais abordagens no campo da política comparada. A primeira parte introduzirá os alunos ao método utilizado ao longo do semestre nas análises de casos empíricos. Na segunda e terceira parte, tal como estipulado no programa, discutir-se-á de forma aprofundada diferentes tipos de regimes políticos, bem como instituições e atores fundamentais em política comparada. De modo a aplicar estes conhecimentos numa realidade empírica concreta, o foco da última parte será no caso português, o que contribuirá para um conhecimento aprofundado deste caso no contexto Europeu.

Avaliação / Assessment


1) A avaliação periódica faz-se em quatro momentos ao longo do semestre: 1. Trabalho autónomo (20%) 2. Ensaio escrito em aula (25%) 3. Apresentação em grupo sobre tópicos relacionados com Portugal (25%) 4. Teste final (30%) Se alguma das notas na avaliação periódica for abaixo de 8, os estudantes terão de ir a exame. 2) Exame final para quem reprove na avaliação periódica ou opte por esta opção (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A estratégia pedagógica adoptada para esta UC tem como objetivo o desenvolvimento de competências reflexivas por parte dos alunos na análise de atuais tendências políticas a partir de uma perspectiva comparada. Assim, para cada tópico haverá uma exposição das principais abordagens sendo estas seguidas de trabalho em aula. Haverá também o foco em pesquisas sobre a realidade portuguesa. Além disso, preparar-se-á cada momento de avaliação devidamente em aula. Como base bibliográfica utilizar-se-ão os manuais de Gianfranco Pasquino, aos quais se adicionarão outras importantes referências.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas contarão com momentos de exposição do docente intercalados com debates e análises em aula. Haverá semanalmente discussões guiadas pelos alunos em torno de cada tema lecionado na primeira parte pelo docente. A estratégia pedagógica adotada, e já descrita anteriormente, encontra-se entrelaçada com o método de avaliação. Ainda que independentes entre si, os elementos de avaliação terão uma ligação entre si e procurar-se-á sempre que cada um destes seja previamente discutido em aula.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dahl, R. (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates. Dahl, R. (2001). Poliarchy: Participation and Opposition. New Haven: Yale University Press. Fernandes, J., Magalhães, P., e Costa Pinto, A. (2023). O Essencial da Política Portuguesa. Lisboa: Tinta da China. Karl, T. and Schmitter, P. (1991). What Democracy Is … and Is Not, Journal of Democracy. 2(3), 75‐ 88. Lijphart, A. (2012). Patterns of Democracy. Government Forms and Performance in Thirtysix Countries, New Haven: Yale University Press. Lobo, M. C., Pinto, A. C. e Magalhães, P. C. (2009). As Instituições Políticas da Democracia Portuguesa. In: Cabral, M. V., Lobo, M. C., e Feijó, R. G. (Orgs.), Portugal Uma Democracia em Construção - Ensaios de Homenagem a David B. Goldey, Imprensa de Ciências Sociais, pp.141-174. Pasquino, G. (2010). Curso de Ciência Política, Parede: Princípia. Pasquino, G. (2015). Sistemas Políticos Comparados, Parede: Princípia.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Cancela, J. e Magalhães, P. C. (2020). As bases sociais dos partidos portugueses. In R. Branco e T. Fernandes (Eds.). 45 anos de democracia em Portugal, Lisboa: Assembleia da República, pp.99-125 Carvalho, T. (2022). Contesting Austerity: Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015), Amsterdão: Amsterdam University Press. Dahl, R. (1985). Preface to Economic Democracy. Los Angeles: University of California Press. Freire, A., Costa Lobo, M., e Magalhães, P. (2004). Portugal a Votos. As eleições Legislativas de 2002. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Katz, R. e Mair, P. (1995). Changing models of party organization and party democracy: the emergence of the cartel party, Party Politics, 1 (1), pp. 5-28. Lijphart, A. (1971). Comparative Politics and the Comparative Method, American Political Science Review, 65 (3), pp. 682-693. Lobo, M. C. (2005). Governar em Democracia. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Lopes, F. F. (2004). Os Partidos Políticos. Modelos e Realidades na Europa Ocidental e em Portugal, Oeiras, Celta. Magalhães, P. C. (2005). ‘Disaffected Democrats: Political Attitudes and Political Action in Portugal’, West European Politics, 28 (5), pp.973 – 991. Mair, P. (2013). Ruling the Void. The Hollowing of Western Democracy, Londres: Verso.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-03