Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Na UC de Sistemas Políticos Comparados da licenciatura de Política, Economia e Sociedade dar-se-á uma visão geral dos principais temas em Política Comparada. Esta dividir-se-á em 3 blocos. Na primeira parte introduzir-se-á o tópico, o seu método, bem como as distintas formulações de regimes como Democracia e Autoritarismo. A segunda abordará as principais instituições e atores abordados neste campo. Por fim, aplicar-se-ão estes conhecimentos através do estudo de Portugal no contexto Europeu. No final desta UC, os alunos terão bases sólidas no que diz respeito ao método comparado e à sua aplicação. Os conhecimentos teóricos em política comparada permitirão uma análise alargada de um conjunto de atores e instituições, além de que terão adquirido conhecimentos aprofundados sobre estas questões em Portugal no contexto Europeu. Esta UC dará continuidade aos conhecimentos previamente adquiridos na área disciplinar de Ciência Política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Desenvolver um entendimento da área disciplinar de Política Comparada 2. Compreender as características dos Regimes Democráticos e Autoritários 3. Desenvolver conhecimento acerca das principais abordagens em política comparada 4. Desenvolver conhecimento acerca das principais instituições e atores 5. Desenvolver conhecimento detalhado do sistema político português no contexto Europeu
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Método em Política Comparada 2. Democracia e Autoritarismo 3. Instituições e Atores - Sistema de Partidos e Sistema Eleitoral - Clivagens, Comportamento Eleitoral e Participação - Presidencialismo, Semi-Presidencialismo e Parlamentarismo - Governos 4. Portugal e o Sul da Europa no Contexto Europeu
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa desta UC está dividido em quatro partes. Depois de um apontamento sobre o método em Política Comparada, o foco será no estudo de diferentes tipos de regimes políticos, nomeadamente Democracia e Autoritarismo. Na segunda parte, entrar-se no estudo de instituições e atores particulares detalhando as principais abordagens no campo da política comparada. A primeira parte introduzirá os alunos ao método utilizado ao longo do semestre nas análises de casos empíricos. Na segunda e terceira parte, tal como estipulado no programa, discutir-se-á de forma aprofundada diferentes tipos de regimes políticos, bem como instituições e atores fundamentais em política comparada. De modo a aplicar estes conhecimentos numa realidade empírica concreta, o foco da última parte será no caso português, o que contribuirá para um conhecimento aprofundado deste caso no contexto Europeu.
Avaliação / Assessment
1) A avaliação ao longo do semestre faz-se em três componentes (todas elas individuais): 1. Trabalho autónomo (30%) 2. Ensaio escrito em aula (30%) 3. Teste final (40%) Notas: (1) Se alguma das notas na avaliação ao longo do semestre for abaixo de 8, os estudantes terão de ir a exame; (2) ensaio e teste final serão ambos feitos sem consulta; (3) É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas. 2) Exame final para quem reprove na avaliação ao longo do semestre ou opte por esta opção (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A estratégia pedagógica adotada para esta UC tem como objetivo o desenvolvimento de competências reflexivas por parte dos alunos na análise de atuais tendências políticas a partir de uma perspetiva comparada. Assim, para cada tópico haverá uma exposição das principais abordagens sendo estas seguidas de trabalho em aula. Haverá também o foco em pesquisas sobre a realidade portuguesa. Trabalho autónomo: em todas as aulas haverá momentos de análise de dados, bem como no princípio de cada aula haverá um exercício escrito de resumo da aula anterior que será avaliado pelo docente (ca. 15 minutos) com o objetivo de preparar os alunos para o teste final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas contarão com momentos de exposição do docente intercalados com debates e análises em aula. Haverá semanalmente discussões guiadas pelos alunos em torno de cada tema lecionado na primeira parte pelo docente. A estratégia pedagógica adotada, e já descrita anteriormente, encontra-se entrelaçada com o método de avaliação. Ainda que independentes entre si, os elementos de avaliação terão uma ligação entre si e procurar-se-á sempre que cada um destes seja previamente discutido em aula.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Caramani, D. (ed.) (2023). Comparative Politics. Oxford: Oxford University Press. Collier, D. (1993). The Comparative Method. In Ada W. Finifter, (ed.), Political Science: The State of the Discipline II. Washington, D.C.: American Political Science Association. Dahl, R. (2000). Democracia. Lisboa: Temas e Debates. Dahl, R. (2001). Poliarchy: Participation and Opposition. New Haven: Yale University Press. Fernandes, J., Magalhães, P., e Costa Pinto, A. (2023). O Essencial da Política Portuguesa. Lisboa: Tinta da China. Lijphart, A. (2012). Patterns of Democracy. Government Forms and Performance in Thirtysix Countries, New Haven: Yale University Press. Lobo, M. C. e Espírito-Santo, A.(2024) O eleitorado português no século XXI. Lisboa: Tinta-da-China Lisi, M. (2011). Os Partidos em Portugal: continuidade e transformação, Lisboa, Almedina
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Carvalho, T. (2022). Contesting Austerity: Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015), Amsterdão: Amsterdam University Press. Dolezal, M. (2022). Social and Political Cleavages and Political Participation. In The Oxford Handbook of Political Participation. Oxford University Press. Katz, R. e Mair, P. (1995). Changing models of party organization and party democracy: the emergence of the cartel party, Party Politics, 1 (1), pp. 5-28. Lobo, M. C., Pinto, A. C. e Magalhães, P. C. (2009). As Instituições Políticas da Democracia Portuguesa. In : Cabral, M. V., Lobo, M. C., e Feijó, R. G. (Orgs.), Portugal Uma Democracia em Construção - Ensaios de Homenagem a David B. Goldey, Imprensa de Ciências Sociais, pp.141-174. Lopes, F. F. (2004). Os Partidos Políticos. Modelos e Realidades na Europa Ocidental e em Portugal, Oeiras, Celta. Magalhães, P. C. (2005). ‘Disaffected Democrats: Political Attitudes and Political Action in Portugal’, West European Politics Vol. 28 (5), pp.973 – 991. Mair, P. (2004). Party System Change: approaches and interpretations, Oxford: Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-02-26