Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04391
Acrónimo :
04391
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
27.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
9.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo da sociologia da globalização na era moderna nos planos teórico, temático e empírico. Visa proporcionar aos estudantes conhecimento sobre os processos e consequências da globalização nas esferas económica, política, social e cultural, bem como compreender os riscos, desafios e oportunidades de desenvolvimento que o mundo atualmente enfrenta.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Adquirir conhecimentos básicos sobre os principais conceitos e teorias no domínio da sociologia da globalização; OA2: Obter conhecimentos básicos sobre as temáticas da globalização no mundo contemporâneo; OA3: Alcançar competências de análise empírica suportada nas teorias, conceitos e temáticas fundamentais do mundo atual.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Globalização e sistema-mundo 1.1 Sistema-mundo e capitalismo 1.2 O desenvolvimento desigual 1.3 Centro, periferia e semiperiferia 2. O que é a globalização? 2.1 Globalização e modernidade 2.2 Propriedades da globalização 2.3 Globalização como projeto 3. A globalização económica 3.1 Redes económicas transnacionais 3.2 Empresas transnacionais e estados nacionais 3.3 Padrões de mudança 4. A globalização política 4.1 A difusão do estado-nação 4.2 Ordem internacional político-militar 4.3 A governança global 5. A globalização cultural 5.1 A difusão cultural 5.2 Processos de desterritorialização 5.3 Globalização e reflexividade 6. Globalização e desenvolvimento 6.1 Globalização e pobreza 6.2 Globalização e desigualdades 6.3 Globalização e ambiente.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão organizados de forma a cobrir os principais aspetos da globalização, alinhando-se diretamente com os objetivos de aprendizagem. Os conteúdos programáticos "Globalização e sistema-mundo" (1) e "O que é a globalização?" (2) fornecem as bases teóricas para se compreender a estrutura e a dinâmica da globalização, alinhando-se com o OA1. Os conteúdos programáticos “Globalização económica” (3), “Globalização política” (4), "Globalização cultural" (5) e "Globalização e desenvolvimento" (6), respondem aos OA2 e OA3, no que diz respeito ao aprofundamento temática da globalização e respetivas capacidades de análise empírica. As aulas serão teóricas, teórico-práticas e práticas.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: a) 5 “Pitches” e respetivos on-going reports (50%). b) Participação e avaliação qualitativa dos pitches dos colegas (10%). c) Vídeos de divulgação do e-book construídos em equipa (20%) d) Escrita individual de e-capítulo de livro (20%). Todos os elementos avaliativos implicam uma nota mínima de 8 valores. Avaliação por exame (1ª Época em caso de escolha do estudante, 2ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final) Critério de assiduidade: É exigida uma assiduidade mínima não inferior a 2/3 das aulas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objetivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, de orientação tutorial e do trabalho autónomo dos estudantes, individual e em grupo. O trabalho autónomo do estudante inclui a participação nas aulas, a leitura da bibliografia, a consulta de bibliografia opcional e a pesquisa exploratória de material empírico, tendo em vista o cumprimento do processo de avaliação da unidade curricular. Adotar-se-ão pedagogias ativas de aprendizagem, assente na análise de resultados empíricos, onde o estudante aprenderá a partir das pesquisas exploratórias que realizará, numa lógica de permanente discussão com a bibliografia da disciplina. Esta metodologia será combinada com uma aprendizagem colaborativa, que promoverá a interação entre os estudantes para construir conhecimento em conjunto, e para tal o recurso a debates, brainstorming e a outros formatos de interação na sala de aula será privilegiado. Os estudantes terão um permanente contacto com problemáticas reais, mobilizadoras dos conteúdos programáticos que serão lecionados. O estudante é um agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem, aplicando em contextos reais e que lhe são próximos, os conteúdos aprendidos ao longo das aulas e do seu trabalho autónomo. A UC segue o Modelo Pedagógico do Iscte ao enfatizar a aprendizagem ativa e colaborativa, estimulando a participação ativa dos estudantes e a construção colaborativa do conhecimento. Promove a diversidade de métodos pedagógicos, incluindo métodos expositivos, participativos, interrogativos, demonstrativos e dedutivos. Ao longo da UC utilizar-se-ão ferramentas digitais, incorporando as tecnologias educativas no processo de ensino de forma regular, sistemática e consistente. Serão utilizadas plataformas de discussão online, quizzes interativos e outros recursos de e-learning, disponibilizados no Moodle.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e teórico-práticas, orientação tutorial, trabalho autónomo dos estudantes, pedagogias ativas e uma avaliação constante. O primeiro objetivo de aprendizagem, que visa adquirir conhecimentos básicos sobre os principais conceitos e teorias no domínio da sociologia da globalização, é apoiado principalmente pelas aulas teóricas. O segundo objetivo de aprendizagem, que busca obter conhecimentos básicos sobre as temáticas da globalização no mundo contemporâneo, é assegurado por aulas teórico-práticas, permitindo que os estudantes apliquem os conceitos aprendidos. Relativamente ao terceiro objetivo de aprendizagem, esta assentará na pesquisa exploratória de dados empíricos, incentivando os estudantes a contextualizarem as temáticas da globalização de maneira prática e atual, proporcionando assim uma aprendizagem ativa. A promoção de aprendizagens ativas e colaborativas, facilita a construção conjunta de conhecimento, essencial para o desenvolvimento de competências para compreender e analisar a globalização de forma informada e dialógica. A avaliação visa concretizar estratégias ativas de aprendizagem. Os pitches e ongoing reports têm o objetivo de avaliar a capacidade dos estudantes de mobilizarem o conhecimento adquirido nas aulas, enquanto os “ongoing reports” permitem uma avaliação contínua do progresso dos estudantes, incentivando a reflexão crítica e o aperfeiçoamento dos trabalhos apresentados. A participação e avaliação qualitativa dos pitches dos colegas, promove um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde os estudantes aprendem a dar e receber feedback de forma construtiva, incentivando a participação ativa nas aulas e o envolvimento com o trabalho dos colegas. Os vídeos de divulgação do e-book construídos entre os estudantes, fomentam a capacidade de trabalho em equipa e a aplicação criativa dos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo competências de comunicação visual e digital. Este formato de avaliação também incentiva a inovação e a aplicação prática dos conceitos aprendidos, enquanto melhora a capacidade de apresentar informações de maneira atrativa e acessível. A escrita individual de um e-capítulo de livro, desenvolve capacidades de investigação e de escrita académica, constituindo o culminar de todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre pelos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Castells M, Himanen P (2014), Reconceptualizing Development in the Global Information Age, Oxford University Press. Constanza R, et al. (2020), Sustainable Wellbeing Futures, Edward Elgar. Giddens A (1990), The Consequences of Modernity, Polity. Hooks G (2016), The Sociology of Development Handbook, University of California Press. Lewis SL, Maslin MA (2018), The Human Planet: How We Created the Anthropocene, Penguin. Milanovic B (2018), Global Inequality: A New Approach for the Age of Globalization, The Belknap Press. Piketty T (2014), Capital in the Twenty-First Century, Harvard University Press. Sachs J (2020), The Ages of Globalization, Columbia University Press. Sassen S (2007), A Sociology of Globalization, W.W.Norton. Stiglitz J, Fitoussi JP, Durand M (2019), Measuring What Counts: The Global Movement for Well-Being, The New Press. Therborn G (2011), The World: A Beginner’s Guide, Polity.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Bauman Z (2000), Liquid Modernity, Polity. 2. Bell D (1973), The Coming of Post-Industrial Society: A Venture in Social Forecasting, Basic Books. 3. Bourguignon F (2015), The Globalization of Inequality, Princeton University Press. 4. Castells M (1996), The Rise of the Network Society, vol. 1 de The Information Age: Economy, Society and Culture, Blackwell. 5. Mann M (2013), The Sources of Social Power, vol. IV: Globalizations, 1945-2011, Cambridge University Press. 6. Milanovic B (2019), Capitalism Alone, Belknap. 7. Nee V and Swedberg R (2005), The Economic Sociology of Capitalism, Princeton University Press. 8. Royce E (2015), Classical Social Theory and Modern Society: Marx, Durkheim, Weber, Rowman & Littlefield. 9. Sen A (1999), Development as Freedom, Anchor Books. 10. Wallerstein I (2004), World-Systems Analysis: An Introduction, Duke University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-02-11