Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
A UC de Tecnologia, Economia e Sociedade tem como objetivos gerais: i) Proporcionar aos estudantes uma visão abrangente sobre os impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas, contemplando aspetos económicos, sociais e éticos; ii) Desenvolver nos estudantes pensamento crítico sobre consequências possíveis resultantes da implementação de tecnologias digitais nas sociedades; quer no contexto de aplicações locais, quer termos globais, a médio e longo prazo; iii) Sensibilizar os estudantes de tecnologia para a importância do conhecimento interdisciplinar e do trabalho em equipa na resolução de problemas; estabelecendo o diálogo entre tecnologias digitais e as ciências sociais; iv) Desenvolver nos estudantes a capacidade de debate com vários stakeholders provenientes de áreas sociais diversas, utilizando a uma argumentação informada, coerente e bem fundamentada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Depois de completar esta UC, o estudante será capaz de: OA1. Identificar os principais temas e debates relativos aos impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas; OA2. Descrever, explicar e analisar esses temas e debates de forma fundamentada; OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica digital em termos económicos, sociais, culturais, ambientais e científicos; OA4. Prever algumas das consequências e impactos no tecido social resultantes da implementação de uma solução tecnológica digital; OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais; OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico, debatendo, com interlocutores de áreas científicas e sociais diversas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A transformação digital como novo paradigma civilizacional. CP2. Os impactos das tecnologias digitais na Economia. CP3. Os impactos das tecnologias digitais no trabalho. CP4. Os impactos das tecnologias digitais nas desigualdades. CP5. Os impactos das tecnologias digitais na democracia. CP6. Os impactos das tecnologias digitais na arte. CP7. Os impactos das tecnologias digitais nos direitos individuais. CP8. Os impactos das tecnologias digitais nas relações humanas. CP9. Os impactos das tecnologias digitais no futuro da humanidade. CP10. Inteligência Artificial Responsável. CP11. O impacto da Computação quântica nas tecnologias do futuro. CP12. Os impactos das tecnologias digitais na geopolítica.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem é demonstrada em seis pontos. O CP1 (transformação digital) está relacionado com o OA1, facilitando a identificação de debates centrais sobre os impactos das tecnologias digitais. Os CP2 a CP9, que tratam de temas como economia, desigualdade e democracia, sustentam o OA2, permitindo análises críticas sobre essas questões. Os CP3, CP4 e CP8 abordam impactos no trabalho, desigualdade e relações humanas, ligando-se ao OA3, que explora as implicações tecnológicas em múltiplas dimensões sociais. Os CP9 e CP10 facilitam o OA4, antecipando mudanças futuras. CP11 e CP12, sobre computação quântica e geopolítica, contribuem para o OA5, promovendo uma visão interdisciplinar. Finalmente, a interdisciplinaridade dos conteúdos, como nos CP5 e CP7, promove o OA6, fomentando pensamento crítico.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos: A) Avaliação ao longo do semestre A1. Debates entre grupos de estudantes sobre questões e problemas relacionados com cada um dos Conteúdos programáticos. Cada grupo participará em três debates ao longo semestre. A avaliação do desempenho de cada grupo por debate corresponde a 15% da nota final de cada estudante no grupo, correspondendo no total a 3 x 15% = 45% da nota final de cada estudante. A2. Avaliação da participação correspondendo a 5% da nota final de cada estudante. A3. Teste final, com parte dos conteúdos provenientes dos debates em grupo e a outra parte das exposições por parte do Docente, correspondendo a 50% da nota final de cada estudante. É exigida uma nota mínima de 9,5 valores em cada momento de avaliação e a presença num mínimo de 3/4 das aulas. B) Avaliação por exame final: Prova escrita individual, correspondendo a 100% da nota final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino utlizadas na UC de Tecnologia, Economia e Sociedade são as seguintes: ME1: Sessões sobre os Conteúdos programáticos da responsabilidade do Docente com recurso a meios audiovisuais e visando uma dinâmica de participação dos estudantes, nomeadamente, mediante questões colocadas ao longo da exposição e votações online. ME2: Debates envolvendo grupos de estudantes em que cada grupo participa em três debates, ao longo do semestre. Haverá um debate por conteúdo programático sobre questões e problemas relacionados com os impactos das tecnologias digitais nas sociedades contemporâneas. Cada grupo deve entregar um texto com apresentação de uma posição fundamentada sobre o problema ou questão abordados. ME3: Recurso a textos da Bibliografia, obrigatória e suplementar, recentes, de autores academicamente conceituados e diretamente relacionados com as questões e problemas abordados nos debates assim como com os conteúdos programáticos. ME4: Recurso a informação pertinente e de fontes credíveis na Internet sobre os problemas e questões considerados nos debates e sobre os conteúdos programáticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Expõe-se a coerência entre os elementos de avaliação, as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem, através dos seguintes pontos: Elemento de avaliação A1: Debates entre grupos de estudantes (45% da nota final) Este elemento de avaliação está diretamente relacionado com a ME2 (Debates entre grupos de estudantes), propondo que os estudantes discutam questões e problemas associados aos conteúdos programáticos. Esses debates incentivam a aplicação prática dos conceitos abordados nas ME1 (Sessões do docente), com base nos ME3 (Textos da bibliografia) e ME4 (Informações da internet) para fundamentar suas posições. Elemento de avaliação A2: Avaliação contínua das aprendizagens (5% da nota final) O elemento de avaliação A2 está alinhada às metodologias que exigem uma participação ativa nas ME1 (Sessões do docente), nomeadamente as perguntas dinâmicas feitas durante as exposições. Essa abordagem contínua garante que os alunos estejam constantemente engajados no processo de aprendizagem, o que reforça a sua capacidade de absorver e aplicar o conhecimento, atendendo-se também aos OA1 (Identificar os principais temas) e OA3 (Identificar as implicações das mudanças tecnológicas). A2 está ainda alinhado com os debates em grupo em que os restantes estudantes podem intervir e interagir com os seus pares nos grupos. Elemento de avaliação A3: Teste final (50% da nota final) O elemento de avaliação A3 combina o conhecimento adquirido tanto nos ME2 (Debates em grupo) quanto nas ME1 (Sessões do docente), permitindo uma avaliação da compreensão dos conteúdos programáticos. Esse teste final reforça o OA2 (Descrever e analisar os temas de forma fundamentada) e o OA3 (Identificar as implicações da mudança tecnológica), uma vez que exige que os alunos consolidem e demonstrem o que aprenderam ao longo do curso.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chalmers, D. (2022). Adventures in technophilosophy In Reality+ - Virtual Worlds and the problems of Philosophy (pp. xi-xviii). W. W. Norton & Company. Chin, J., Lin, L. (2022). Dystopia on the Doorstep In Deep Utopia – Surveillence State – Inside China’s quest to launch a new era of social control (pp. 5–11). St. Martin’s Press. Dignum, V. (2019). The ART of AI: Accountability, Responsibility, Transparency In Responsible Artificial Intelligence - How to Develop and Use AI in a Responsible Way (pp. 52–62). Springer. Howard, P. N. (2020). The Science and Technology of Lie Machines In Lie Machines - How to Save Democracy from Troll Armies, Deceitful Robots, Junk News Operations, and Political Operatives (pp. 1-4; 6-7; 10-18). Yale University Press. Kearns, M., Roth, A. (2020). Introduction to the Science of Ethical Algorithm Design In The Ethical Algorithm - The Science of Socially Aware Algorithm Design (pp. 1-4; 6-8; 18-21). Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
(Principal - continuação) Kissinger, H. A., Schmidt, E., Huttenlocher, D (2021). Security and World Order In The Age of AI - And Our Human Future (pp. 157–167, 173-177). John Murray Publishers. Parijs, P. V., Vanderborght, Y. (2017). Ethically Justifiable? Free Riding Versus Fair Shares In Basic Income - A Radical Proposal for a Free Society and a Sane Economy (pp. 99–103). Harvard University Press. Pentland, A. (2014). From Ideas to Actions In Social Physics – How good ideas spread – The lessons from a new science (pp. 4–10). The Penguin Press. Zuboff, S. (2021). O que é capitalismo de vigilância? In A Era do Capitalismo de Vigilância - A luta por um futuro humano na nova fronteira de poder (pp. 21–25). Intrínseca. *** (Complementar) Acemoglu, D.; Johnson, S. (2023). What Is Progress? In Power and progress: our thousand-year struggle over technology and prosperity (pp. 1 - 7). PublicAffairs. Bostrom, N. (2024). The purpose problem revisited In Deep Utopia – Life and meaning in a solved world (pp. 121–124). Ideapress Publishing. Castro, P. (2023). O Humanismo Digital do século XXI e a nova Filosofia da Inteligência Artificial In 88 Vozes sobre Inteligência Artificial - O que fica para o homem e o que fica para a máquina? (pp. 563 – 572). Oficina do Livro/ISCTE Executive Education. Gunkel, D. J. (2012). Introduction to the Machine Question In The Machine Question - Critical Perspectives on AI, Robots, and Ethics (pp. 1-5). The MIT Press. Innerarity, D. (2023). O sonho da máquina criativa. In Inteligência Artificial e Cultura – Do medo à descoberta (pp. 15 – 26). Colecção Ciência Aberta, Gradiva. Jonas, H. (1985). Preface to the English version of the Imperative of Responsibility In The Imperative of Responsibility: In Search of an Ethics for the Technological Age. (pp. ix - xii). University of Chicago Press. Nakazawa, H. (2019). Manifesto of Artificial Intelligence Art and Aesthetics In Artificial Intelligence Art and Aesthetics Exhibition - Archive Collection (p. 25). Artificial Intelligence Art and Aesthetics Research Group (AIAARG). Patel, N. J. (2022, february 4). Reality or Fiction - Sexual Harassment in VR, The Proteus Effect and the phenomenology of Darth Vader — and other stories. Kabuni. https://medium.com/kabuni/fiction-vs-non-fiction-98aa0098f3b0 Pause Giant AI Experiments: An Open Letter. (22 March, 2023). Future of Life Institute. Obtido 26 de agosto de 2024, de https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-11-04