Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
A UC tem como objetivos gerais: i) introduzir os estudantes das áreas das tecnologias nos grandes temas da atualidade; ii) adquirir competências de conhecimento e pensamento crítico sobre a mudança económica, social e cultural proporcionada pelos instrumentos e ferramentas tecnológicas; iii) sensibilizar os estudantes das tecnologias para a importância do conhecimento interdisciplinar; iv) estabelecer diálogos entre as tecnologias de informação e as ciências sociais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar os principais temas e debates contemporâneos; OA2. Analisar os temas e debates da atualidade de forma fundamentada; OA3. Identificar as implicações da mudança tecnológica e da digitalização em termos económicos, sociais, culturais e ambientais; OA4. Compreender o papel e a importância da tecnologia nos desafios das sociedades contemporâneas; OA5. Explorar as fronteiras entre o conhecimento tecnológico e o conhecimento das ciências sociais; OA6. Desenvolver formas de aprendizagem interdisciplinar e de pensamento crítico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Debates XXI: mudança tecnológica e desafios societais contemporâneos. CP2. Transição digital: significado e implicações. CP3. Tecnologia, transformação social e desigualdades. CP4. Ambiente e transições para a sustentabilidade. CP5. Globalização, financeirização e desenvolvimento. CP6. Capitalismo e democracia. CP7. Migrações e multiculturalidade.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Contributos dos conteúdos programáticos para os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, CP2 OA2: CP1 , CP2 OA3: CP3, CP4 OA4: CP4, CP5, CP6, CP7 OA5: CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7 OA6. CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação periódica compreende os seguintes elementos: 1. Preparação ao longo do semestre e apresentação em sala de um trabalho de grupo sobre mudança tecnológica e sociedade (40%). 2. Teste (60%). A avaliação final compreende os exames de 1ª e 2ª época (100% da classificação).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a facilitar o desenvolvimento das competências, esta UC usa as seguintes abordagens pedagógicas: - aulas de exposição e discussão da responsabilidade de especialistas nos diferentes tópicos do programa. - aula prática de apresentação e discussão dos trabalhos temáticos preparados pelos estudantes sobre mudança tecnológica e sociedade.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas expositivas permitem enquadrar e introduzir os debates contemporâneos a partir da investigação desenvolvida no âmbito de ciências sociais bem como estabelecer a ligação entre estes e a dimensão tecnológica. As duas últimas aulas permitirão sintetizar e sistematizar a matéria apresentada no âmbito das aulas expositivas e apresentar os trabalhos preparados pelos alunos durante o semestre.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Pires, R. P.; Pereira, C.; Azevedo, J.; Vidigal, I., & Veiga, C. M. (2020). A emigração portuguesa no século XXI.?Sociologia, Problemas e Práticas, (94), 9-38 Marques, P., & Salavisa, I. (2017). Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis.?Socio-Economic Review,?15(1), 135-160 Figay, N.; Silva, C.; Ghodous, P; Jardim-Gonçalves, R. (2015). Resolving interoperability in concurrent engineering, in Concurrent Engineering in the 21st Century: Foundations, Developments and Challenges, Springer International Publishing Bento, N., Wilson, C., Anadon, L.D. (2018), ?Time to get ready: Conceptualizing the temporal and spatial dynamics of formative phases for energy technologies,? Energy Policy 119: 282-293 Barradas, R., & Lagoa, S. (2017). Financialization and Portuguese real investment: A supportive or disruptive relationship?.?Journal of Post Keynesian Economics,?40(3), 413-439
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Yearley, S. (2014).?Science, Technology, and Social Change (Routledge Revivals). Routledge Wilson, C., Grubler, A., Bento, N., Healey, S., De Stercke, S., & Zimm, C. (2020). Granular technologies to accelerate decarbonization.?Science,?368(6486), 36-39 Silva, P. A., & Cadeiras, P. (2019). From Paris to Lisbon: The Ever-Changing European Social Policy Landscape. In?The Future of Pension Plans in the EU Internal Market?(pp. 255-281). Springer, Cham Silva, J., Ferreira, J. C., & Gonçalves, F. (2019, September). The ??aftermath??of Industry 4.0 in Small and Medium Enterprises. In?IFIP Conference on Human-Computer Interaction?(pp. 26-33). Springer, Cham Rodrigues, M. D. L., & Silva, P. A. (2016). A constituição e as políticas públicas em Portugal.?Sociologia, Problemas e Práticas, (ESP1), 13-22 Rego, R., Alves, P. M., Naumann, R., & Silva, J. (2014). A typology of trade union websites with evidence from Portugal and Britain.?European Journal of Industrial Relations,?20(2), 185-195 Ratto, M. (2011). Critical making: Conceptual and material studies in technology and social life.?The information society,?27(4), 252-260 Pires, R. P., Machado, F. L., Peixoto, J., & Vaz, M. J. (2010). Portugal: Atlas das migrações internacionais.?Lisboa: Tinta da China Pedro, M. D. L. R. E., & Silva, A. E. (2012).?Políticas públicas em Portugal. Leya Nascimento, S., Pólvora, A., Paio, A., Oliveira, S., Rato, V., Oliveira, M. J., ... & Sousa, J. P. (2016). Sustainable technologies and transdisciplinary futures: from collaborative design to digital fabrication.?Science as Culture,?25(4), 520-537 Monteiro, V., Afonso, J. A., Ferreira, J. C., & Afonso, J. L. (2019). Vehicle electrification: New challenges and opportunities for smart grids.?Energies,?12(1), 118. Matthewman, S. (2011).?Technology and social theory. Macmillan International Higher Education Matos, F. (2020).?Knowledge, People, and Digital Transformation: Approaches for a Sustainable Future. Springer Nature Luís, S., Pinho, L., Lima, M. L., Roseta-Palma, C., Martins, F. C., & Betâmio de Almeida, A. (2016). Is it all about awareness? The normalization of coastal risk.?Journal of Risk Research,?19(6), 810-826 Leach, M., Scoones, I., & Stirling, A. (2010).?Dynamic sustainabilities: technology, environment, social justice. Routledge Lagoa, S., Leao, E., Mamede, R. P., & Barradas, R. (2014).?Financialisation and the financial and economic crises: The case of Portugal?(No. fstudy24). Financialisation, Economy, Society & Sustainable Development (FESSUD) Project Grubler, A., Wilson, C., Bento, N., Boza-Kiss, B., Krey, V., McCollum, D. L., ... & Valin, H. (2018). A low energy demand scenario for meeting the 1.5 C target and sustainable development goals without negative emission technologies.?Nature energy,?3(6), 515-527 Jörgens, H., & Solorio, I. (2019). Contested Energy Transition? Europeanization and Authority Turns in EU Renewable Energy Policy Jörgens, H. (2018). Políticas para um desenvolvimento sustentável: sucessos passados e desafios para o futuro Jörgens, H., Goritz, A., & Kolleck, N. (2018). Vantagens e desafios da análise de dados do Twitter: O caso das negociações multilaterais sobre as mudanças climáticas Horta, P., Lagoa, S., & Martins, L. (2016). Unveiling investor-induced channels of financial contagion in the 2008 financial crisis using copulas.?Quantitative Finance,?16(4), 625-637 Frois, C. (2013).?Peripheral vision: Politics, technology, and surveillance?(Vol. 22). Berghahn Books Facer, K. (2011).?Learning futures: Education, technology and social change. Taylor & Francis Berbel, J., Borrego-Marin, M., Exposito, A., Giannoccaro, G., Montilla-Lopez, N. M., & Roseta-Palma, C. (2019). Analysis of irrigation water tariffs and taxes in Europe.?Water Policy,?21(4), 806-825 Bento, N. (2010). Dynamic competition between plug-in hybrid and hydrogen fuel cell vehicles for personal transportation.?International journal of hydrogen energy,?35(20), 11271-11283 Bento, N., & Fontes, M. (2015). Spatial diffusion and the formation of a technological innovation system in the receiving country: The case of wind energy in Portugal.?Environmental Innovation and Societal Transitions,?15, 158-179 Bento, N. (2016). Calling for change? Innovation, diffusion, and the energy impacts of global mobile telephony.?Energy Research & Social Science,?21, 84-100. Bento, N., & Fontes, M. (2019). Emergence of floating offshore wind energy: Technology and industry.?Renewable and Sustainable Energy Reviews,?99, 66-82 Bento, N., Gianfrate, G., & Thoni, M. H. (2019). Crowdfunding for sustainability ventures.?Journal of Cleaner Production,?237, 117751 Barak, M. (2017). Science teacher education in the twenty-first century: A pedagogical framework for technology-integrated social constructivism.?Research in Science Education,?47(2), 283-303.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16