Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04395
Acrónimo :
04395
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


310 - Ciências sociais e do comportamento

Departamento / Department


Departamento de Ciências Sociais e Empresariais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular Teoria Política: Clássicos e Modernos tem os seguintes objetivos: 1. Aquisição, pelos alunos, de um quadro teórico básico sobre as origens do pensamento político moderno. Interessa perceber como essas teorias prenunciam um discurso científico sobre o real, pelas dimensões de racionalidade e de procura de explicações nos campos político e social. 2. Compreensão, pelos alunos, da especificidade dos fenómenos políticos, bem como da diversidade de perspectivas teóricas que estiveram na origem da sua análise. 3. Compreensão, pelos alunos, da relação entre a teoria política e as transformações da sociedade:primeiro, na evolução do pensamento liberal clássico que acompanhou o desenvolvimento da sociedade mercantil e a formação do estado moderno e, posteriormente, no surgimento das teorias críticas do liberalismo que acompamharam o desenvolvimento da sociedade industrial.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os principais objetivos de aprendizagem são: 1) Conhecer os fundamentos do pensamento político da antiguidade clássica Grega que vieram a informar a Teoria Política moderna, 2) Conhecer o pensamento dos primeiros autores liberais, sabendo distinguir as ideias que compartilham e as que os diferenciam, 3) Analisar a evolução do pensamento liberal que acompanha o desenvolvimento da sociedade industrial, particularmente no que concerne à relação entre os valores de igualdade e de liberdade. 4) Analisar os autores que fazem a crítica ao capitalismo e á sociedade liberal

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução: definição e distinção dos conceitos de filosofia, de ciência e de teoria. Relações entre a teoria e a realidade política e social. 1. Antecedentes clássicos da teoria política moderna: Platão e Aristóteles 2. Nicolo Maquiavel: realismo político e exercício do poder 3. Thomas Hobbes: a lógica do medo e o poder soberano 4. John Locke: o estado natural e os direitos do indivíduo 5. Montesquieu: moderação política e separação de poderes 6. Jean-Jacques Rousseau: cidadania e poder do povo 7. Benjamin Constant: liberdade dos antigos e liberdade dos modernos 8. Edmond Burke: conservadorismo liberal e tradição 9. Alexis de Tocqueville: igualdade e liberdade nas democracias modernas 10. Karl Marx e Friedricht Engels: dominação de classe e ordem política 11. John Stuart Mill: governo representativo e participação política 12. Max Weber: distribuição de poder e formas de dominação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O programa segue uma lógica cronológica e por autores que julgamos mais adequada para se atingirem os objetivos propostos. O estudo por autores permite:a)relacionar as teorias com o contexto social, político e cultural em que foram geradas, b)avaliar as ideias que os autores compartilham e as que os distinguem,c) analisar a evolução do pensamento liberal e, concomitantemente, relacionar com a evolução da sociedade onde esse pensamento surgiu, d)desenvolver a perspetiva analítica e crítica, relativamente a todos os autores estudados.

Avaliação / Assessment


I - Avaliação contínua: 1) teste sobre os pontos 1 a 6 do programa (40% da nota final) 2) teste sobre os pontos 7 a 12 do programa (40% da nota final) 3) apresentação oral (trabalho de grupo) e participação - 20% da nota final. Para obter aprovação é preciso: assistir a mais de 70% das aulas, fazer todos os momentos de avaliação, ter uma média ponderada igual ou superior a 9,5 valores. II - Avaliação por exame final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas aulas teóricas o docente expõe a matéria e tira dúvidas.As aulas práticas consistem na exposição pelos alunos de textos , a que se segue o debate. Estas aulas servem dois objectivos pedagógicos: 1) incentivar o trabalho de grupo; 2) treinar competências de exposição oral.O debate tem como objectivos: 1) desenvolver o espírito analítico e crítico; 2) assimilar as regras da discussão científica; 3) motivar os alunos para o aprofundamento das questões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino assenta na combinação entre: a) trabalho individual e trabalho de grupo, b)momentos de exposição dos conteúdos do programa pelo docente e momentos de exposição de temas ou textos pelos alunos, c)momentos de aprendizagem conjunta nas aulas e momentos de ensino tutorial restrito a grupos de aunos, d) momentos de exposição das teorias (pelo docente ou pelos alunos) e momentos de discussão na turma. Esta combinação permite que os alunos assimilem o conhecimento teórico, aquiriram hábitos de trabalho individual e de de grupo, desenvolvam competências discursivas, e, ainda, valorizem o debate científico e as regras que o condicionam.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


A Social History of Western Political Thought. London and New York. Verso Books. Thinking Politics. Perspectives in Ancient, Modern and Postmodern Political Theory. London, Sage. 2nd edition. As Grandes Obras Políticas de Maquiavel à Actualidade. Lisboa. Quimera. História das Ideias Políticas, vol II, Coimbra, Almedina.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16