Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado das principais tradições analíticas, temas em discussão e mais recentes inovações conceptuais e metodológicas no campo disciplinar da teoria política contemporânea. Esta cadeira procura que o ensino da teoria política tenha em consideração a sua extrema diversidade, dando por isso igual importância à primeira e à segunda metades do sec. XX, assim como às inúmeras escolas, indo do conservadorismo às diversas concepções do marxismo e do liberalismo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta cadeira tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura contemporânea sobre teoria política, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face à teoria política de outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias políticas, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da teoria política contemporânea (sec. XX), também em comparação com a teoria política do passado.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1-Hegemonia e Revolução: António Gramsci 2-A rejeição do liberalismo e o conceito de ?Inimigo?: Carl Schmitt 3-A escola de Frankfurt I: Theodor Adorno e Max Horkheimer 4-A escola de Frankfurt II: Herbert Marcuse 5-Iluminismo e Liberalismo: Isaiah Berlin 6-Justiça e Igualdade I: John Rawls 7-Justiça e Igualdade II: Michael Walzer 8-O Conservadorismo: Michael Oakeshott 9-Religião e Democracia: Charles Taylor 10- Feminismo: Judith Butler
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo por objetivo a aquisição de conhecimentos, competências e ferramentas para uma melhor compreensão das características, da génese e das implicações das diversas teroais políticas, o programa desta disciplina está dividido em 10 partes sequenciais e complementares. A análise da teoria política do-pós I guerra mundial permite obter um conhecimento sobre as origens da disciplina e as suas principais questões (pontos 1-3). O programa proposto permite ainda cumprir os restantes grandes objetivos da UC: a obtenção de conhecimento sobre as teorias políticas contemporâneas, tanto democráticas como não-democráticas (pontos 4-6) e desenvolver o conhecimento aprofundado sobre as os problemas mais recentes da teoria políticas (pontos 7-10). Comum a todos os pontos é também uma abordagem histórica, que situa contextualmente a comparação entre teorias, fundamental também para desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos.
Avaliação / Assessment
Avaliação 1ª época (avaliação contínua): 50% ensaio final (máx 1500 palavras, excluíndo bibliografia); 25% apresentação em aula sobre 1 dos 10 autores (grupos de 2 alunos, duração máxima de 15 minutos); 25% participação e assiduidade Avaliação 2ª e 3ª época: exame final (duração 2 horas)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O ensino da UC será baseado no método de ensino com base na participação ativa dos discentes através da promoção das capacidades dos alunos em termos de desenvolvimento do pensamento crítico, argumentação e comunicação. Para atingir este objectivo, a metodologia de ensino combina metodologias distintas, mas complementares. Por um lado, observa-se a exposição dos principais traços da teoria política contemporânea através da interação ativa entre professor e discentes. Por outro lado, será incentivada a aprendizagem em grupo através da organização de debates sobre os conteúdos teóricos aprofundados e os principais temas da atualidade. Em suma, o professor irá providenciar o ambiente e as oportunidades para os alunos construirem o seu conhecimento sobre teorioa política contemporânea de forma independente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino de avaliação contínua permite atingir os objetivos delineados para a UC ao providenciar uma exposição neutra e analítica pelo professor dos principais temas do dia, ao mesmo tempo que na segunda parte da aula se procura estimular e desenvolver a capacidade de análise, exposição oral e espírito crítico do aluno. A unidade curricular combina assim metodologias distintas, mas complementares: (1º) transmissão e aquisição de conhecimentos conceptuais; (2ª) exposição de temáticas em que se desdobra o tema central da unidade curricular seguida de debate entre professor e alunos; (3) ?aprender debatendo? através do debate geral entre alunos e olhar a evolução futura do tema através de estudos de caso
Observações / Observations
Hora de contacto: sexta-feira - 13.30h-14.30h.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gramsci, A., António Gramsci, "Hegemony, Relations of Force, Historical Bloc", "The Art and Science of Politics", "Passive Revolution, Caesarism, Fascism", The Gramsci Reader. Selected Writings 1916-1935, New York University Press, 2000., 2000, null, Carl Schmitt, The Concept of the Political, University of Chicago Press, 2007, pp. 19-80. Theodor Adorno e Max Horkheimer, Dialectic of the enlightenment, Stanford University Press, 2002, capítulos 1, 4-5. Herbert Marcuse, One-dimensional Man, Routldge, 2006, capítulos 1-4, 9-10. Isaiah Berlin, "Historical Inevitability", "Two concepts of Liberty", em Liberty, Oxford University Press, 2002. John Rawls, A Theory of Justice, Harvard University Press, 1999, capítulos 1-3. Michael Walzer, Spheres of Justice, Basic Books, 1984, capítulos 1, 12-13. Michael Oakeshott, "Rationalism in Politics? , On being conservative", em Rationalism in Politics and other Essays, Methuen, 1962. Charles Taylor, A Secular Age, Harvard University Press, 2007, capítulos 1, 4, 20. Judith Butler, Problemas de Género - Feminismos e subversão da identidade, 2017, null,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16