Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
310 - Ciências sociais e do comportamento
Departamento / Department
Departamento de Ciências Sociais e Empresariais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Facultar aos estudantes um conhecimento aprofundado das principais tradições analíticas, temas em discussão e mais recentes inovações conceptuais e metodológicas no campo disciplinar da teoria política contemporânea. Esta unidade curricular procura que o ensino da teoria política tenha em consideração a sua extrema diversidade, dando por isso igual importância à primeira e à segunda metades do sec. XX, assim como às inúmeras escolas, indo do conservadorismo às diversas concepções do marxismo, liberalismo, estudos descoloniais, e feminismo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular tem como primeiro objectivo leccionar e debater a literatura contemporânea sobre teoria política, destacando a sua especificidade conceptual e interrogações primordiais face à teoria política de outras épocas históricas. O segundo objectivo da cadeira é confrontar as abordagens existentes neste campo disciplinar com desenvolvimentos do mundo real. Terceiro, procurar-se-á distinguir e explicar os principais argumentos das diversas teorias políticas, comparando-as entre si. Uma ideia geral subjacente a esta cadeira é providenciar aos alunos bases sólidas da literatura contemporânea, assim como uma compreensão da natureza variável da teoria política contemporânea (sec. XX), também em comparação com a teoria política do passado.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1-Hegemonia e Revolução: António Gramsci 2-A rejeição do liberalismo e o conceito de ?Inimigo?: Carl Schmitt 3-A escola de Frankfurt I: Theodor Adorno e Max Horkheimer 4-A escola de Frankfurt II: Herbert Marcuse 5-Liberalismo e os seus críticos: Isaiah Berlin e Hannah Arendt 6-Justiça e Igualdade I: John Rawls 7-Justiça e Igualdade II: Michael Walzer 8-O contrato sexual: Carole Pateman 9- descolonialismo: Frantz Fanon 10- Feminismo: Judith Butler 11 - Poder: Steven Lukes
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo por objetivo a aquisição de conhecimentos, competências e ferramentas para uma melhor compreensão das características, da génese e das implicações das diversas teorias políticas, os conteúdos programáticos desta disciplina estão dividido em 11 partes sequenciais e complementares. A análise da teoria política do-pós I guerra mundial permite obter um conhecimento sobre as origens da disciplina e as suas principais questões (pontos 1-3). O programa proposto permite ainda cumprir os restantes grandes objetivos da UC: a obtenção de conhecimento sobre as teorias políticas contemporâneas, tanto democráticas como não-democráticas (pontos 4-6) e desenvolver o conhecimento aprofundado sobre as os problemas mais recentes da teoria políticas (pontos 6-11). Comum a todos os pontos é também uma abordagem histórica, que situa contextualmente a comparação entre teorias, fundamental também para desenvolvimento das capacidades analíticas e críticas dos alunos.
Avaliação / Assessment
É exigida uma assiduidade mínima que não pode ser inferior a 3/4 das aulas Avaliação 1ª época (avaliação ao longo do semestre): 50% ensaio final (máx 1500 palavras, excluíndo bibliografia); 25% apresentação em aula sobre 1 dos 12 autores seleccionados (grupos de 2 alunos, duração máxima de 15 minutos); 25% participação e assiduidade Avaliação 2ª e época especial: exame final (duração 2 horas)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O ensino da UC será baseado no método de ensino com base na participação ativa dos discentes através da promoção das capacidades dos alunos em termos de desenvolvimento do pensamento crítico, argumentação e comunicação. Para atingir este objectivo, a metodologia de ensino combina metodologias distintas, mas complementares. Por um lado, observa-se a exposição dos principais traços da teoria política contemporânea através da interação ativa entre professor e discentes. Por outro lado, será incentivada a aprendizagem em grupo através da organização de debates sobre os conteúdos teóricos aprofundados e os principais temas da atualidade. Em suma, o professor irá providenciar o ambiente e as oportunidades para os alunos construirem o seu conhecimento sobre teorioa política contemporânea de forma independente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino de avaliação ao longo do semestre permite atingir os objetivos delineados para a UC ao providenciar uma exposição neutra e analítica pelo professor dos principais temas do dia, ao mesmo tempo que na segunda parte da aula se procura estimular e desenvolver a capacidade de análise, exposição oral e espírito crítico do aluno. A unidade curricular combina assim metodologias distintas, mas complementares: (1º) transmissão e aquisição de conhecimentos conceptuais; (2ª) exposição de temáticas em que se desdobra o tema central da unidade curricular seguida de debate entre professor e alunos; (3) aprender debatendo através do debate geral entre alunos e olhar a evolução futura do tema através de estudos de caso baseados em eventos atuais.
Observações / Observations
Hora de contacto: sexta-feira - 13.30h-14.30h.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gramsci, A. (pp. 189-221) ou (pp. 222-245) em Forgacs, D. (2000) The Gramsci Reader. Selected Writings 1916-1935, New York University Press Schmitt, C. (1933) O conceito do político. Edições 70. pp. 41-61 Horkheimer, M. e Adorno, T. (1942) Dialectic of Enlightenment. Stanford University press, pp.1-21) Marcuse, Herbert O homem unidimensional : sobre a ideologia da sociedade industrial avançada. Letra Livre. (p.21- 41) Arendt, H. (1962) Entre o Passado e o Futuro. Relógio d’Água, (pp.155-170) Berlin, I. Esperança e Medo - Dois Conceitos de Liberdade. Guerra & Paz. Pp. 59-74 Rawls, J. (1971) Uma teoria da justiça. Lisboa : Editorial Presença. pp.27-40 e pp.62-70 Walzer, M. As Esferas da Justiça. Lisboa : Editorial Presença. Cap. 1, Pateman, C. "O contrato sexual”. Terra e Paz, pp.15-38 Fanon, F. Os condenados da terra . Terra e Paz Pp. 31-51 Butler, J. Problemas de Género - Feminismos e subversão da identidade, pp. 55-66, e pp. 100-106 Lukes, S. Power. A radical view. , pp.14-29
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Levy, D. (2015) Oxford Handbook of Classics in Contemporary Political Theory. Oxford University Press Veiguinha, J. (2023) História Crítica do Pensamento Político - Volume II: Do Nascimento da Sociologia Política ao Retorno da Filosofia Política. Edições 70
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-15